2 minutos de leitura

COMPARTILHE ESTE POST

Segundo a pesquisa, crianças que são estimuladas a realizar tarefas domésticas têm maiores chances de se tornarem adultos bem-sucedidos

Guia de Pai

Olha que massa! 

Cientistas da Universidade La Trobe, da Austrália, fizeram uma descoberta interessante: 

Crianças que são estimuladas a realizar tarefas domésticas têm maiores chances de se tornarem adultos bem-sucedidos.

Isso porque, de acordo com a pesquisa, elas desenvolvem uma melhor memória relacionada ao trabalho e também se tornam mais desinibidas e independentes.

Para realizar a descoberta, que foi divulgada pelo site Inc, os pesquisadores categorizaram as tarefas infantis em três áreas: 

Autocuidado – Que é quando a criança é estimulada a montar seu próprio prato, por exemplo;

Cuidado dos outros – Quando ela faz algo para outras pessoas;

Cuidado de animais de estimação – Quando ela cuida de algum bichíneo.

Depois disso, eles entrevistaram mais de 200 pais de crianças, de 5 a 13 anos, perguntando quais tarefas eles exigem que seus filhos façam, juntamente com perguntas destinadas a avaliar o comportamento das crianças.

A pesquisa mostra que as tarefas que mais surtiram efeito em criar autonomia e satisfação foram:

  • Tarefas pessoais
  • Tarefas de autocuidado 
  • Tarefas de ajuda ao outro

Entender que o cuidado de si e do outro demanda trabalho é um fator importante no desenvolvimento das crianças que realizam essas tarefas, impactando positivamente o senso de responsabilidade e independência no futuro.

E olha que surpreendente!

A categoria de cuidados de bichíneos (ou animais de estimação, pros menos íntimos) não impactou tanto o estímulo positivo na vida adulta por serem tarefas mais simples e prazerosas do que os outros tipos, segundo os cientistas.


Fonte: Inc

Agora conta aqui embaixo nos comentários: 

E aí na sua casa, seus filhos ajudam nas tarefas domésticas?

4 comentários

  1. Ricardo Santos disse:

    Legal a matéria meu menino já participa das atividades desde os 4 anos e hoje está com 6 anos principalmente na área gastronomica, adora cozinhar com o papai, claro que sempre com a minha supervisão e cuidados é claro, gosta de fazer lasanha, canelone, assar uma carinha como ele diz, em suma isso aproxima e reforça a relação pai e filho, a criança como no meu caso passa a te ver como um parceiro, não diria um herói mas um exemplo bacana a ser seguido.

  2. Fernando Meneses Lemos disse:

    Estou tentando passar esses valores para minha filha

  3. Walmor Camargo Olenik disse:

    Tenho uma menina e um menino, tento ensinar as tarefas de casa para eles, mas a mãe desconstrói tudo que ensino,.assim fica mais difícil eles aprenderem. Aprendi tudo com meu pai e minha mãe e acredito muito que isso contribuiu para eu ser um bom pai,.pelo menos eu tento.

  4. […] NegóciosPesquisa aponta: Criança que faz tarefas domésticas têm mais chances de se tornar um adulto de su…Redação Papo de PaiNegóciosSegundo a pesquisa, crianças que são estimuladas a realizar tarefas domésticas têm maiores chances de se tornarem adultos bem-sucedidosRedação Papo de Pai […]

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros