4 minutos de leitura

A Universidade de Massachusetts Amherst, nos EUA, realizou um estudo psicológico que revela como o estado emocional dos pais após o trabalho afeta seus filhos, o que é especialmente relevante para mães e pais que enfrentam uma dupla jornada de trabalho ao chegarem em casa.

A pesquisa revelou que quando os pais apresentam satisfação e flexibilidade em seus trabalhos, os filhos apresentam melhores habilidades em leitura e matemática, maior desenvoltura social e menos problemas comportamentais.

Para chegar a essa conclusão, foram acompanhadas mais de 370 famílias de baixa renda durante mais de dez anos, desde a gravidez até os primeiros anos da infância.

Segundo especialistas, os dados mostram que os pais que tinham mais autonomia no trabalho, além de supervisores e colegas mais solidários, eram mais afetuosos e engajados ao interagir com seus filhos.

Porém, a pesquisa também evidenciou que a exaustão e a falta de compreensão no ambiente de trabalho levam os pais a apresentarem menor energia para dedicar aos filhos.

Um exemplo mencionado pela pesquisa é o de um pai que trabalhava como motorista em uma transportadora de encomendas, que se sentia exausto por ser constantemente monitorado chefes controladores.

Um caso positivo foi de uma mãe cujas habilidades foram valorizadas em seu trabalho, o que resultou em uma melhora na relação familiar.

Ela era responsável por embalar as compras em uma fábrica de velas aromáticas e passou a colocar amostras nos envios, sem consultar seu chefe previamente.

Em vez de puni-la, ele pediu que ela criasse um treinamento para os colegas sobre atendimento ao cliente, além de dar a ela um prêmio por inovação e uma promoção.

Leia também: Estudos revelam: 1 dia de uma mãe equivale a 2 dias de trabalho de outra pessoa

“Donos de casa”: pais que priorizam cuidar dos filhos a trabalhar fora

Dicas para conciliar trabalho e filhos

1. Acredite, organização faz a diferença

Foto: Freepik

Manter uma rotina organizada pode fazer toda a diferença para aliviar o seu dia a dia em casa. Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar:

  • Escreva em um papel ou bloco de notas as suas atividades do dia. Isso auxilia na organização mental para realizar uma tarefa de cada vez e visualizar com mais clareza os obstáculos.
  • Estabeleça metas e objetivos para o ano, mês e semana. Isso ajuda a ter uma visão mais estruturada e ampla de como alcançá-los de forma prática e eficiente, otimizando sua rotina e aumentando a produtividade.

2. Priorize compromissos e seja realista com seus prazos

Foto: Freepik

Você já passou por aquela semana caótica em que o trabalho está uma loucura e todos os seus planos parecem ir por água abaixo?

Para organizar a mente em meio a tudo isso, uma dica valiosa é separar as atividades por ordem de prioridade. Confira:

  • Tarefas obrigatórias: tudo aquilo que se você não fizer, vai te gerar prejuízo.
  • Compromissos desejáveis: bons planos, mas podem aguardar um espaço na agenda.
  • Atividades menos urgentes: facilmente adiáveis. 

Dentro desse contexto, seja realista com os seus prazos. 

Não prometa que pode entregar tarefa x na próxima semana, se você tem outras tantas na fila.

3. Lembre-se sempre: perfeição não existe!

Foto: Freepik

É claro que ser cuidadoso no que fazemos é uma qualidade importante. No entanto, o problema é quando esse cuidado se transforma em um excesso de cobrança e perfeccionismo.

É fundamental parar de exigir demais de si mesmo e de se culpar caso algo não saia como o planejado. Todos nós temos limitações e falhas, e é preciso respeitá-las.

4. Cuide da sua saúde e do seu bem-estar

Foto: Freepik

Quando foi a última vez que você fez algo especialmente para si mesmo ou para curtir um momento agradável com sua família?

Momentos de descanso e lazer são fundamentais não só para a saúde mental, mas também para ter energia para enfrentar o dia a dia, conciliando trabalho e responsabilidades familiares.

Segundo o sociólogo italiano Domenico de Masi, criador do conceito de “ócio criativo”, sua definição significa a realização plena do indivíduo, onde é possível conciliar três aspectos:

  • trabalho, com o qual criamos a riqueza
  • estudo, com o qual adquirimos o conhecimento 
  •  E o lazer, com o qual criamos a alegria e o bem-estar

É necessário aprender a relaxar, e se tiver interesse em aprofundar o seu autoconhecimento, invista, também, em uma terapia. 😉

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros