2 minutos de leitura

A dependência do uso do celular em crianças pode trazer diversos malefícios para saúde mental e social, inclusive outros impactos futuros.

Guia de Pai

Nomofobia é uma abreviação inglesa para no-mobile phobia. Termo criado no Reino Unido para descrever a angústia de estar sem o celular, de se desconectar do mundo digital ou ser removido de um dispositivo tecnológico. 

Atualmente essa expressão tem sido muito utilizada para descrever a dependência – também conhecida como compulsão ou uso excessivo – desses aparelhos. No Brasil, a nomofobia ainda é um tema relativamente novo, mas países como Japão, China e Coreia do Sul já consideram essa dependência um problema de saúde pública.

Crianças e adolescentes conectados

Pesquisa feita pela Tic Kids Online Brasil 2021, realizada com 2.651 crianças e adolescentes, revela que 78% das crianças e dos adolescentes entre 9 e 17 anos tem um telefone celular.

Isso tudo comprova o quanto o universo digital faz parte da realidade da maioria da população e o quanto é difícil imaginar que essa “dependência digital” vá reduzir nos próximos anos.

Difícil negar as facilidades que a tecnologia nos oferece, concorda? Conversar com pessoas do outro lado do mundo nunca foi tão fácil, assistir lançamentos de filmes no conforto de casa, baixar vídeos, jogar e até mesmo trabalhar – tudo isso pode ser feito por meio da tela do seu celular ou do computador.

No entanto, essa modernidade pode desencadear sérios problemas. Vamos te apresentar alguns deles.

Malefícios do uso excessivo do celular

Baixa autoestima, dificuldade nos relacionamentos sociais, ansiedade, sentir-se mais feliz na vida virtual que na realidade, preocupação com likes do facebook, compartilhamentos de uma foto, views em vídeo do youtube ou no Tik Tok são alguns sinais de atenção que os pais devem ter com os filhos.

Outro ponto que merece cuidado é a luz emitida pelas telas, pois inibe a produção da melatonina, um hormônio essencial para a indução do sono.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros