3 minutos de leitura

Brincar ao ar livre, colher fruta direto do pé, admirar o pôr do sol, subir na árvore, mexer na terra e observar pequenos insetos são atividades corriqueiras para crianças que frequentam espaços em meio à natureza.

Guia de Pai

Promover passeios em que seu filho pode entrar em contato com o verde é uma forma de treinar não só os sentidos – visão, tato, olfato, paladar e audição -, mas também de adquirir conhecimento, desenvolver a inteligência, aumentar a percepção e incentivar a curiosidade e o sentido de exploração.

Além disso, estudos comprovam que o contato das crianças com a natureza desde a infância traz benefícios a aspectos, como: fortalece a imunidade, expande a memória, qualidade do sono, capacidade de aprendizado, a sociabilidade, o controle de doenças crônicas – como asma, diabetes e obesidade, e a redução de ansiedade, estresse e distúrbios de atenção.

A infância é uma porta aberta para o aprendizado

Ao frequentar espaços ao ar livre, a criança recebe estímulos diversos que favorecem o seu desenvolvimento.

Estimula todos os sentidos

O meio ambiente está repleto de sons, formas, cores e muitos outros elementos que as crianças ainda não tiveram um contato mais profundo. Dessa forma, elas são estimuladas a descobrirem coisas novas, como:

– Entrar em contato e interagir com animais que não são comuns na cidade

– Descobrir a cor, a textura e o cheiro das frutas, das plantas e das flores

– Andar descalço na terra ou na grama

– Escutar o som dos pássaros e da água

– Sentir o ar puro do campo

Melhora o desempenho físico

O contato com a natureza permite que as crianças corram, saltem, brinquem. É possível notar a melhora no desempenho físico, por meio do fortalecimento do sistema muscular e da disposição para a prática de atividades.

Estar perto da natureza relaxa e faz bem para todos

Seja para as crianças ou para os adultos o contato com a natureza relaxa e renova as energias. Passar um tempo no campo é uma ótima maneira de desacelerar o ritmo pesado de quem mora em uma cidade grande. Tem coisa melhor do que se desligar das obrigações e passar um tempo relaxando com as crianças, aproveitando todos os elementos e recursos que o meio ambiente oferece?

O poder da natureza

Segundo pesquisadores, mais contato com a natureza aumenta o nível de atividade física das pessoas, podendo melhorar o desenvolvimento cognitivo das crianças. E tudo isso pode ter um grande impacto na saúde mental. Tanto, que o estudo, publicado no Journal PNAS, chegou a conclusão de que crianças cercadas por grandes quantidades de espaços verdes na infância têm um risco até 55% menor de desenvolver um transtorno mental.

Seja o maior exemplo para as crianças

Para os adultos, também é bastante importante se desconectar da rotina corrida do dia a dia e usufruir mais da natureza. Por isso, invista em passeios e atividades físicas ao ar livre, como caminhadas ou trilhas, por exemplo. Assim, você mostra para as crianças como estar em contato com a natureza é prazeroso e benéfico.

Além disso, é possível criar hortas orgânicas, mesmo na varanda de apartamentos. Criar um cantinho verde e encorajar esse contato diário com plantas, flores e até vegetais pode ser muito divertido. E, claro, ensina muito sobre saúde e educação ambiental para as crianças.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros