3 minutos de leitura

COMPARTILHE ESTE POST

Nesta matéria, vamos citar algumas práticas que ajudam os pais a tornar as crianças fãs de livros e adultos leitores. Confira!

Guia de Pai

Não há dúvidas de que desenvolver o hábito da leitura é muito importante para a formação de cidadãos mais conscientes. Aos poucos, surgem iniciativas nas escolas e na sociedade civil que colaboram para as crianças se tornarem leitoras assíduas.

Uma prova disso é um estudo do Instituto Pró-Livro que constatou que 71% das crianças brasileiras estão lendo de maneira periódica, sendo que grande parte gosta de ler todos os dias.

Esse é um sinal muito positivo, porque as crianças que leem com frequência vão se tornar adultos leitores. 

Por mais que a tecnologia seja muito atraente para crianças e adolescentes, o hábito da leitura precisa ser cultivado. Afinal, é uma forma de ajudar os seus filhos a desenvolver o vocabulário, o senso crítico e a capacidade de interpretar os acontecimentos. 

Nesta matéria, vamos citar algumas práticas que ajudam os pais a tornar as crianças fãs de livros e adultos leitores. Confira!

1 – Use a criatividade

Se está a fim de ser um pai herói da literatura, é preciso ser criativo. Ou seja, exercite o seu talento para fazer uma leitura divertida com os seus filhos.

De repente, você pode até inventar uma história, o que vai deixar a brincadeira ainda mais legal.

Logicamente, é preciso ter bom senso para criar um enredo que seja atraente e interessante para a criança. 

2 – Seja persistente

Nem sempre é tão simples assim tornar as crianças adultos leitores. Mas é inegável que a força do hábito faz toda a diferença.

Ao juntar a família duas vezes por semana para uma roda de leitura, você vai criar uma rotina que vai ajudar a criança a se identificar mais com o mundo dos livros.

Mas é preciso ter bastante cuidado para não tornar essa tarefa cansativa e enfadonha.

Afinal, o momento de reunião com a família deve ter espaço para o diálogo, a troca de ideias e a criatividade.

3 – Busque apoio estratégico

Definitivamente, não é fácil selecionar obras literárias ou gibis que despertem a atenção das crianças de maneira positiva.

Para te ajudar nessa tarefa, nada melhor do que contar com o apoio de um clube de assinatura como a Leiturinha. Eles oferecem uma curadoria especializada, que conhece os melhores livros para cada fase da infância, com as temáticas mais adequadas e materiais mais interessantes para o desenvolvimento das crianças.

Com o suporte adequado, você terá chances bem maiores de transformar as suas crianças em adultos leitores no futuro. 

Essa matéria faz parte do Meu Pai Lê Comigo, um Canal Especial Papo de Pai e Leiturinha, com o objetivo de criar conteúdos que incentivem e apoiem a participação dos pais na alfabetização de seus filhos.

Clique aqui pra assinar e ganhar um organizador exclusivo.

Um comentário

  1. […] Confira 3 dicas simples pra ajudar seus filhos a se tornarem fãs de livros e adultos leitores […]

Deixe um comentário

Nossos Parceiros