Como proteger os filhos na Era Digital? É uma tarefa que exige dedicação dos pais, mas existem outras formas que podem te auxiliar. Confira!
COMPARTILHE ESTE POST
Proteger os filhos na Era Digital é uma tarefa necessária, principalmente depois da pandemia, já que uso de computadores e celulares dobrou em algumas capitais brasileiras. Apesar das novas tecnologias auxiliarem o exercício do cérebro, é muito importante que os pais se atentem a cada passo dos filhos na internet. Afinal, proteger nunca é demais!
Vou te dar algumas dicas de como estar por dentro de tudo o que seu filho (a) está fazendo na internet. Vamos lá?
Aplicativos de monitoramento

Existem diversos aplicativos para monitorar o que os pequenos assistem na internet. É o caso do Google Family Link, Qustodio, e Fami Safe, que permitem a criação de um único perfil e fazer as devidas configurações dos outros usuários da mesma família.
É possível bloquear conteúdos adultos, pornográficos e músicas impróprias para os pequenos. No Fami Safe é possível também fazer o rastreamento em tempo real do que a criança está fazendo ou buscando.
O bom é que existem versões gratuitas e pagas. Então, é disponível para todos os públicos!
Conversar é sempre bom!

Diálogo, conversar… que seja! Conversar faz bem e aproxima pai e filhos. Por isto, além do monitoramento, que tal bater um papo franco com os pequenos e ensiná-los a importância de um bom comportamento até mesmo nas mídias sociais?
Além de ensinar os principais perigos que a internet pode oferecer, é importante que os pais expliquem o que é cyberbullying e como a prática pode surgir. Que tal ser um bom ouvinte e se mostrar atento ao que os pequenos têm a dizer? Assim, há grandes possibilidades das crianças te contarem se acontecer alguma de forma virtual.
Alerta: apenas 37% dos pais se preocupam com os riscos que os filhos correm na Internet. Então está na hora de redobrar a atenção com eles, não é mesmo?
Bora se deslogar?
Aqui na verdade, é mais uma sugestão de que dica. Muitas pesquisas comprovam que as crianças passam mais tempo na internet do que na própria companhia dos pais e vice-versa. Que tal fazer um passeio juntos? Já demos diversas dicas aqui no Papo de Pai, inclusive um texto meu que tem 4 passeios gratuitos em São Paulo que todo pai deve levar seus filhos.
Fala para mim, como você faz para proteger seus filhos na internet?
Um comentário
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Eu faço de tudo para que consiga ter tempo para dar atenção aos meus filhos, cada um com idade diferente, mas junto os dois filhos uma de 12 anos e o bebê de 3 anos , primeiro eu e a mais velha contamos uma história ao bebê para adormecer depois de comer e estar lavador com o pijama vestido, e depois, no quarto dos dois. Sim porque só temos dois quartos, em tom baixo conversamos as duas um bocadinho sobre o dia dela alguma coisa mais sobre conversa de adolescentes, e senão vimos para a sala ver algum programa que gostamos de ver juntas depois vou acompanhar até a cama e mimo um pouco até adormecer. Para o vínculo afetivo nunca se desvanecer, acabar ou tornar fria.