5 minutos de leitura

Quem procura sinais precoces de autismo e atrasos no desenvolvimento deve entender que sua ansiedade é normal e boa. De fato, sem a preocupação dos pais, sintomas relacionados a condições como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem ser perdidos, o que significa chances perdidas de intervenção precoce. Mas, às vezes, os pais também podem […]

Quem procura sinais precoces de autismo e atrasos no desenvolvimento deve entender que sua ansiedade é normal e boa. De fato, sem a preocupação dos pais, sintomas relacionados a condições como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem ser perdidos, o que significa chances perdidas de intervenção precoce.

Mas, às vezes, os pais também podem se concentrar demais nos primeiros sinais de autismo. Muita vigilância, misturada com uma compreensão vaga dos diagnósticos, pode fazer com que alguns pais confundam certos problemas de desenvolvimento com sinais de autismo.

“Os diagnósticos evoluem”, diz o Dr. Andrew Adesman, Chefe de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento do Centro Médico Infantil Steven & Alexandra Cohen, em Nova York. Ele admite que a evolução pode ser lenta. Afinal, levou 16 anos para o Transtorno do Espectro Autista se tornar oficialmente reconhecido na edição de 2013 do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM).

Você sabe diferenciar autismo e atrasos de desenvolvimento? - Papo de Pai

No entanto, os profissionais que trabalham com crianças todos os dias são mais rápidos em reconhecer condições emergentes. “Às vezes, os pais cometem o erro de focar em um sintoma que pode levá-los a um diagnóstico, sem considerar quais outros critérios clínicos são usados para fazer um determinado diagnóstico”, diz Adesman.

Portanto, antes que os pais se apegem à idéia de que seu filho está “no espectro”, é importante que eles considerem o que é chamado de diagnóstico de imitações. Existem várias condições que podem causar sintomas semelhantes ao TEA de uma criança, mas não estão relacionadas ao distúrbio.

Atrasos na linguagem do autismo podem estar relacionados a problemas de audição

Você sabe diferenciar autismo e atrasos de desenvolvimento? - Papo de Pai

“As crianças que têm problemas auditivos podem ter atrasos no idioma e atrasos no idioma podem sugerir um distúrbio do espectro do autismo”, observa Adesman. Mas ele enfatiza que os atrasos no idioma não ocorrerão necessariamente, a menos que haja problemas significativos com a audição nos dois ouvidos. Portanto, é improvável que uma criança com uma infecção no ouvido recorrente em um único ouvido desenvolva um atraso na linguagem.

Além disso, Adesman observa que as crianças com problemas auditivos geralmente ficam muito envolvidas visualmente. “As crianças com um distúrbio do espectro normalmente têm aversão ao olhar ou podem não ser tão envolvidas visualmente”, explica ele.

Alguns problemas de visão podem simular sinais precoces de autismo

Você sabe diferenciar autismo e atrasos de desenvolvimento? - Papo de Pai

Os sintomas mais comumente discutidos de TEA estão ligados ao comportamento social, ou à capacidade da criança de simplesmente estar presente e se envolver com os pais. Mas os comportamentos sociais podem ser afetados quando um bebê está enfrentando dificuldades com seus sentidos.

Normalmente, bebês em desenvolvimento, por exemplo, devem ser capazes de encontrar e seguir o olhar dos pais. No entanto, se a visão de uma criança não estiver se desenvolvendo adequadamente, sua interação com os pais poderá ser silenciada simplesmente porque eles estão tendo dificuldades para vê-la. É por isso que os testes de visão devem ser usados para descartar problemas oculares antes do diagnóstico de TEA.

Alguns problemas comportamentais podem ser explicados pelo transtorno do processamento sensorial

Acredita-se que crianças com TEA sejam sensíveis a certas informações sensoriais, embora se deva dizer que muitas não são. No entanto, existem crianças que não estão no espectro, mas ainda são altamente sensíveis ao som e ao toque. Algo como uma meia retorcida ou uma etiqueta na camisa deles pode desencadeá-los.

Existe uma condição emergente reconhecida por muitos fisioterapeutas chamada Transtorno do Processamento Sensorial. Dito isto, ainda não é oficialmente reconhecido nos manuais de diagnóstico convencionais.

Compreendendo as deficiências intelectuais gerais

Você sabe diferenciar autismo e atrasos de desenvolvimento? - Papo de Pai

Para cada criança diagnosticada com TEA, há uma ou duas diagnosticadas com outra forma de deficiência intelectual, como a Síndrome do álcool fetal ou a Síndrome de Down. O fato é que essas deficiências intelectuais gerais são muito mais comuns que o TEA e geralmente podem compartilhar sintomas.

“Portanto, para crianças que apresentam atraso no idioma muito cedo, algo em que você precisa pensar é um distúrbio de linguagem”, explica Adesman. “Outra coisa que você tem que pensar é uma deficiência intelectual. A terceira coisa que você tem que pensar é o TEA. ”

Autismo versus distúrbios psicológicos

Algumas crianças mais velhas podem desenvolver comportamentos repetitivos ou tornar-se socialmente constrangedor e retraído. Estes são sintomas também associados a distúrbios psicológicos, como transtorno obsessivo-compulsivo ou transtornos de ansiedade.

No final, os pais precisam ser particularmente esclarecidos ao navegar pelas informações relacionadas ao autismo, diz Adesman. “Os pais podem e devem se auto-educar”, ele encoraja. “Mas há um momento importante para as famílias conversarem com o pediatra”.

Ele também observa que todos os pais têm direito a uma avaliação gratuita se estiverem preocupados com o filho. Mas, ele enfatiza: “Não existe um recurso único que inclua ou exclua o diagnóstico de TEA”.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros