3 minutos de leitura

Quando uma criança diz sua primeira palavra, é sempre um momento especial. Mas quando uma garota com autismo não verbal faz isso, certamente é algo inesquecível. E foi exatamente o que aconteceu com Briana Blankenship, de Athens, Alabama. Os médicos disseram que sua filha, Taylor, nunca poderia falar. Mas há poucos dias, a menina de […]

Quando uma criança diz sua primeira palavra, é sempre um momento especial. Mas quando uma garota com autismo não verbal faz isso, certamente é algo inesquecível. E foi exatamente o que aconteceu com Briana Blankenship, de Athens, Alabama. Os médicos disseram que sua filha, Taylor, nunca poderia falar. Mas há poucos dias, a menina de 5 anos de idade desafiou as probabilidades e provou que estavam erradas.

“Eu basicamente aceitei que nunca ouviria a voz dela”, disse Briana ao Bored Panda. No momento, os médicos ainda estão testando Taylor, mas eles já a diagnosticaram com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Processamento Sensorial. O primeiro é um distúrbio neurológico e de desenvolvimento que afeta como uma pessoa age e interage com os outros, se comunica e aprende.

No entanto, quando Briana estava levando sua filha para uma aula de ginástica, o impossível aconteceu. “Nós estávamos a caminho – atrasadas – então eu tive que passar pelo drive-thru mais próximo para pegar algo que ela pra ela comer. Nós raramente comemos fast-food, então ela reconheceu que estava prestes a pegar sua comida favorita, batatas fritas, e começou a ficar excitada e rindo no banco de trás. Foi quando a ouvi dizer isso. Eu sacudi minha cabeça e perguntei: Você acabou de dizer mamãe? E ela olhou para mim e disse de novo.”

“Eu estava tão empolgada que parei o carro ali mesmo, tirei meu celular da bolsa e comecei a gravar o vídeo que já foi visto em todo o mundo. Uma vez que parei de gravar, me dei conta do que tinha acabado de acontecer e comecei a chorar. Eu poderia dizer pelo olhar da pessoa no caixa que ela queria saber o que havia de errado naquela cena, mas eu estava chorando demais pra conseguir explicar.”

Vídeo flagra emoção de mulher ao ouvir filha autista chamá-la de mãe pela 1ª vez - Papo de Pai Reprodução / Facebook

“Fui estacionar meu carro depois de pegar a comida e imediatamente liguei para o meu marido e depois para minha mãe. Eu não tive tempo de ligar para ninguém antes do início da aula, então rapidamente postei o vídeo na minha página do Facebook e marquei nossa família nele.”

Imediatamente, as pessoas inundaram a caixa de entrada de Briana. “Recebemos tantas mensagens de pessoas dizendo que estamos lhes dando esperança por seus entes queridos, ou que estamos fazendo com que se sintam menos sozinhos nas batalhas diárias de criação de filhos não-verbais. O registro também fez com que muitas pessoas refletissem sobre o assunto. Recebi dezenas de mensagens que diziam coisas como: ‘Por favor, não me julgue, mas não tenho ideia do que é o autismo e de que isso poderia causar incapacidade para alguém falar’. E ‘Onde posso aprender mais?’.”

Veja abaixo o momento em que ela a filha de Briana a chamou de Mãe pela primeira vez

 

Caso você queira saber mais sobre autismo:

***

Nós gravamos um Papo de Pai com o Marcos Mion sobre filhos especiais, onde ele contou como foi descobrir que seu filho era autista e como consegue lidar de maneira tão positiva com o TEA. Você pode ver um trecho abaixo ou, caso queira assistir a entrevista na íntegra, é só clicar nos links a seguir: ela foi dividida em parte 1 e parte 2.

[adinserter block=”1″]

[adinserter block=”3″]

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros