3 minutos de leitura

A abrangência de potencial da realidade virtual é algo imenso, podendo revolucionar mercados variados e até mesmo frentes tão inesperadas quanta a dos tratamentos para fobias, TOCs e experiências traumáticas. A prova desse argumento é o feito realizado pela Oxford VR, empresa britânica que acaba de levantar 13 milhões de euros para serem investidos no […]

A abrangência de potencial da realidade virtual é algo imenso, podendo revolucionar mercados variados e até mesmo frentes tão inesperadas quanta a dos tratamentos para fobias, TOCs e experiências traumáticas. A prova desse argumento é o feito realizado pela Oxford VR, empresa britânica que acaba de levantar 13 milhões de euros para serem investidos no uso de realidade virtual em terapias com a tecnologia.

O surgimento da empresa aconteceu no departamento de psiquiatria da Universidade de Oxford. Com a quantia arrecada por eles em uma rodada apenas de investimentos vai capacitar o projeto na aplicação da realidade virtual como instrumento de terapia, otimizar o seu canal de tratamento além de ampliar a sua área de atuação  no Reino Unido e EUA.

Uma empresa passou a tratar pânicos e fobias com Realidade Virtual e o resultado é incrível - Papo de Pai

No início, o experimento foi voltado às pessoas com medo de altura, após os resultados positivos serem computados, a utilização da realidade virtual seguiu para outros transtornos como o TOC.

O impacto na criação e educação dos filhos

Uma empresa passou a tratar pânicos e fobias com Realidade Virtual e o resultado é incrível - Papo de Pai

Sem dúvida, com o impacto positivo do uso da ferramenta virtual, inúmeros problemas que atingem nossos filhos quando crianças ou adolescentes poderiam ser trabalhados através dessa tecnologia. O tratamento de fobias causadas pelo bulliyng, as dificuldades de convivência no meio social, a interação com diferentes ambientes, entre outras questões, poderiam ser melhor analisadas com a experiência de simulação da realidade. 

Se olharmos por uma perspectiva ainda mais ampla, os benefícios poderiam atingir uma melhor educação, com maior capacidade de absorção de conteúdo. Nossos filhos teriam em mãos uma ferramenta que seria um grande aliado para enfrentar certos tipos de conhecimento que não são atrativos para eles.

Como funciona?

Uma empresa passou a tratar pânicos e fobias com Realidade Virtual e o resultado é incrível - Papo de Pai

Através da realidade virtual é possível fazer com que as pessoas tenham suas fobias confrontadas em uma atmosfera segura, com as fases do enfrentamento bem controladas pelas simulações.

A empresa oferece, através da plataforma, tratamentos automatizados que seguem os padrões e protocolos clínicos corretos, dentro de um diagnóstico médico.

Em resumo, o paciente vivencia o seu medo de maneira virtual, tem que enfrentar alguma situação na qual, normalmente, ele teria alguma espécie de trava que o impediria de seguir com a vida cotidiana de maneira normal.

Uma empresa passou a tratar pânicos e fobias com Realidade Virtual e o resultado é incrível - Papo de Pai

O vídeo abaixo ilustra um dos tratamentos para medo de altura com Dick, um médico aposentado que foi acompanhado durante oito sessões da terapia, em um antes e depois visível e animador, da realidade virtual para a vida real.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros