O Papo de Pai é a maior comunidade de pais do Brasil, cujo propósito é incentivar e fomentar a mudança de comportamento dos homens, pra que possam se tornar protagonistas na criação dos seus filhos

Nossas redes

Recentemente assisti ao documentário “O Dilema Social” (Netflix), que expõe como as redes sociais podem usar nossas informações para nos manipular, criar bolhas de informação e um sistema onde a ânsia por aprovação leva a ansiedade, depressão e suicídio. Isso não acontece porque as redes sociais são muito legais e informativas (embora também o sejam!), mas […]

Recentemente assisti ao documentário “O Dilema Social” (Netflix), que expõe como as redes sociais podem usar nossas informações para nos manipular, criar bolhas de informação e um sistema onde a ânsia por aprovação leva a ansiedade, depressão e suicídio.


Isso não acontece porque as redes sociais são muito legais e informativas (embora também o sejam!), mas porque engenheiros super competentes usam de todo o conhecimento existente em psicologia para nos persuadir, usando a dopamina (neurotransmissor que ajuda a regular funções como o prazer e o humor) para nos viciar.

Para nós pais esse documentário é importantíssimo!

Se mesmo adultos somos vulneráveis às redes sociais (quem aqui nunca foi ver uma mensagem e passou 20 minutos rolando o feed?) imagina nossas crianças que nasceram já com a presença das redes.

Canais especiais

Canais especiais


Pra se ter uma ideia do desafio, após o surgimento das redes sociais nos celulares a taxa de internação nos EUA por autoflagelação de pré-adolescentes quase triplicou, a de suicídio aumentou 151%! É um misto de assustador e triste.

O documentário alerta ainda para a influência das redes sociais na baixo autoestima de pré-adolescentes, que buscam cada vez mais cedo pelo sentimento de aprovação nas redes sociais.

E ai, é urgente iniciarmos uma discussão sobre o uso consciente das redes, não acha? Como você lida com elas aí na sua casa?

Nossos parceiros