5 minutos de leitura

Para muitos pais, os marcos de dois anos são realmente um dos últimos grandes pontos de verificação antes que seus filhos comecem a ser monitorados regularmente por outros adultos, na creche por exemplo, durante os seus dias de trabalho. Isso pode fazer com que os marcos do desenvolvimento aos dois anos de idade pareçam particularmente […]

Para muitos pais, os marcos de dois anos são realmente um dos últimos grandes pontos de verificação antes que seus filhos comecem a ser monitorados regularmente por outros adultos, na creche por exemplo, durante os seus dias de trabalho. Isso pode fazer com que os marcos do desenvolvimento aos dois anos de idade pareçam particularmente cruciais, mas é importante lembrar que, assim como os marcos de 18 meses ou qualquer outro marco, todas as crianças adquirem habilidades ao seu ritmo e por sua própria ordem. 

Aos dois anos de idade, os marcos do desenvolvimento são ainda menos vinculados a habilidades específicas e mais direcionados a comportamentos que podem exibir uma série de realizações cognitivas e físicas. Portanto, em vez de se preocupar se seu filho de dois anos pode andar com confiança, correr, falar frases simples ou encher e esvaziar um balde, os pais devem olhar para o filho de forma holística. Para esse fim, existem duas grandes qualidades que os pais devem procurar na criança de dois anos: muito movimento e muita independência.  

Marco de desenvolvimento de 2 anos nº 1: seu filho se move

Saiba quais os únicos marcos de dois anos que um pai deve saber - Papo de Pai

Até agora, você provavelmente já percebeu que as novas habilidades que seu filho adquire são uma bênção e uma maldição. Em nenhum outro momento isso é mais verdadeiro do que quando seu filho desenvolve todos os recursos de uma criança de dois anos. Claro, é uma delícia vê-los brincar em um playground com independência mas escorregadores, degraus e escaladas são agora um teste para os nervos dos pais. Ainda assim, se você quiser ter uma boa idéia se seu filho estiver se desenvolvendo como deveria, um playground é um ótimo lugar para levá-lo.

As crianças de dois anos devem poder andar, correr e pular. Eles devem poder subir escadas e deslizar para baixo. Você também vai querer ver se seu filho pode chutar uma bola ou encher e esvaziar um recipiente. Se houver uma recomendação aqui, éa de que muitas das habilidades que você deseja ver em seu filho podem ser observadas e aprimoradas ao ar livre. Francamente babão, lá fora é um ótimo lugar para estar com eles, qualquer chance que você tiver.

Saiba quais os únicos marcos de dois anos que um pai deve saber - Papo de Pai

Bandeiras Vermelhas: As crianças que não conseguem andar com ambas as pernas podem ter problemas de desenvolvimento que devem ser abordados imediatamente. Você também deverá conversar com um pediatra se seu filho tiver uma marcha irregular ou APENAS puder andar na ponta dos pés. 

O que você não deve se preocupar: Algumas crianças de 2 anos são simplesmente cautelosas. Mas você não precisa interpretar esse cuidado como sinal de atraso no desenvolvimento. Uma criança que não teve espaço para correr pode não se sentir confiante em fazê-lo. Uma criança que não tenha visto escadas pode se recusar a chegar ao topo do escorregador. Lembre-se de que muitas dessas habilidades requerem prática. Mantenha-os no contexto da experiência de seu filho até o momento e garanta tempo para brincar e desenvolver as habilidades necessárias.  

Marco de desenvolvimento de 2 anos nº 2: seu filho é independente 

Saiba quais os únicos marcos de dois anos que um pai deve saber - Papo de Pai

A independência é uma característica ampla, mas está ligada a uma grande quantidade de habilidades de desenvolvimento de 2 anos de idade. Uma criança que desenvolve independência está no caminho certo. Não há necessidade de um acompanhamento específico. 

Assim como a capacidade de estar constantemente em movimento, a independência carrega seu próprio conjunto de desvantagens. Uma criança independente começará a desenvolver suas próprias opiniões. Por isso, eles podem não querer fazer o que você quer fazer. Portanto, você deve esperar ouvir a palavra “não”. De fato, você pode ouvir muito isso. Dito isto, há uma tonelada de habilidades cognitivas sendo exibidas na palavra “não”. Quando seu filho diz que não, isso significa que ele ouviu e entendeu sua solicitação. Eles têm a capacidade cognitiva de ponderar sua solicitação contra seus próprios desejos e comunicar suas intenções. 

Ainda assim, é bom não ter que viver com um baixinho desafiador o tempo todo. E seu filho de dois anos também deve seguir as instruções. Eles devem ser capazes de apontar para objetos familiares quando são nomeados e devem ser capazes de imitar palavras e participar de brincadeiras. 

Saiba quais os únicos marcos de dois anos que um pai deve saber - Papo de Pai

Bandeiras vermelhas: crianças de dois anos de idade devem poder usar sentenças de duas palavras, mas se uma criança estiver se comunicando facilmente de outras maneiras que não falar, isso pode ser uma preocupação. Se você sente que a falta de linguagem está afetando excessivamente a vida de seu filho, converse com um pediatra. E os pais não devem confundir independência com total desrespeito. Uma criança que não se conecta com os pais, não os imita ou se envolve com eles, pode ser afetada por atrasos cognitivos. 

O que você não deve se preocupar: O desafio de dois anos faz parte do jogo dos pais e vai continuar por um tempo. Isso não significa que seu filho está com problemas. Isso significa que eles estão descobrindo seu lugar no mundo. Não há necessidade de disciplinar o desafio de seu filho de 2 anos de idade.

 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros