Lendo Agora
Saiba mais sobre a Yoga e seus diferentes estilos
Saiba mais sobre a Yoga e seus diferentes estilos - Papo de Pai

A Yoga é, ainda hoje, envolta em muito preconceito por parte de muitos homens que enxergam a prática como algo pouco masculino ou que pode torná-los menos homens. A realidade é que a cada dia a Yoga ganha mais adeptos e em grande parte do sexo masculino. Um sinal disso são os vários canais no Youtube onde professores ensinam através da internet.

Existente em vários estilos, a Yoga é uma prática e filosofia de vida que busca a saúde de mente e corpo através dos Asanas (as posições) e da meditação. Além disso, envolve toda uma cultura que tem sempre como objetivo o equilíbrio.

Saiba mais sobre a Yoga e seus diferentes estilos - Papo de Pai

 

Apesar das diferenças, todas as linhas de Yoga seguem oito orientações que são característicos dos ensinamentos.

Yamas: viver seguindo um padrão ético de vida

Nyama: autodisciplina

Ásanas: posturas físicas

Pranayamas: controle da respiração

Pratyahara: observação consciente, sem envolvimento dos sentidos

Dharana: estado de concentração

Dhyana: meditação

Samady: a consciência plena, a libertação final

Os mais difundidos e populares tipo de Yoga são:

Hatha Yoga

Saiba mais sobre a Yoga e seus diferentes estilos - Papo de Pai

Considerado como yoga clássico, o Hatha Yoga se tornou um dos tipos mais populares do ocidente porque a prática é focada no condicionamento físico, no fortalecimento do corpo e no aumento da flexibilidade. Durante as aulas, não são realizadas tantas posturas e elas não são tão intensas. É indicado para aquelas pessoas que pretendem começar a se aventurar no yoga e a conhecer melhor a prática e seus benefícios.

Ashtanga Yoga

Saiba mais sobre a Yoga e seus diferentes estilos - Papo de Pai

O Ashtanga é uma ramificação que foi desenvolvida a partir do Hatha. As práticas de Ashtanga envolvem seis séries de posturas fixas que vão sendo desenvolvidas pelo praticante ao longo do tempo e de acordo com a capacidade do corpo de executar cada uma das posições. Não existe um tempo certo para o praticante avançar para a série seguinte, isso varia de acordo com cada um e cada série se torna mais desafiadora. O Ashtanga é uma prática para aqueles que buscam atividades físicas mais estimulantes e mais intensas e seus principais benefícios estão associados ao ganho de força, à flexibilidade, ao equilíbrio, à consciência corporal e ao alinhamento.

Vinyasa Yoga

Saiba mais sobre a Yoga e seus diferentes estilos - Papo de Pai

Também derivado do Hatha, é um dos chamados estilos contemporâneos. O Vinyasa Yoga é um dos tipos de yoga mais graciosos de todos. Isso porque a sua prática se baseia na execução de posturas em flow, ou seja, seguindo uma sequência de movimentos que se juntam quase como em uma coreografia, estabelecendo um fluxo contínuo de posições. A execução das posturas é sincronizada com a respiração. O que garante mais consciência corporal, redução do estresse, alinhamento adequado e maior equilíbrio entre corpo e mente.

Kundalini Yoga

O Kundalini é um tipo de yoga mais voltado para o trabalho espiritual e para a conexão entre corpo, mente e espírito através da realização de atividades físicas. É um estilo mais contemplativo, reflexivo e individual de yoga. A respiração é um elemento fundamental na prática de Kundalini Yoga porque acredita-se que, unindo as posturas e os exercícios de respiração, é possível equilibrar os chacras que vão desde a base da coluna até o topo da cabeça. A liberação de energia proveniente dos chacras é responsável pelo aumento da consciência, do bem-estar e da plenitude.

 

Raja Yoga ou Yoga Real

Essa é uma linha que tem como objetivo o desenvolvimento espiritual e não é focada em esforço físico. O Raja Yoga trabalha as ondas mentais e, por ser mais profundo, costuma ser procurado por quem já tem o hábito de meditar. A prática consiste em quatro partes (ou angas):

Pratyáhára: que é a abstração dos sentidos;

VEJA TAMBÉM

Dháraná: quando o yogue consegue fixar sua atenção em um só ponto e está em total estado de concentração mental;

Dhyána: é o estado de meditação, que é quando o yogue consegue não pensar;

Samádhi: É um estado de auto realização e hiper consciência de natureza iluminadora.

Outras quatro partes foram acrescentadas, em torno do século três antes de Cristo, o que codificou o Yoga Clássico:

Yama: É abster-se de uma vida de excessos em todos os sentidos da vida, seja em relação ao consumo, à alimentação, ao sexo, ao trabalho, à família;

Niyama: É o processo de purificação e entrega a Deus;

Asana: São as posturas corporais da Yoga, que devem ser estáveis e agradáveis. O yogue deve conseguir se manter firme e confortável nas posições, sem qualquer tipo de agitação corporal;

Pranayama: É o controle da energia vital (chamada prana) por meio do domínio da respiração.

Iyengar Yoga

Saiba mais sobre a Yoga e seus diferentes estilos - Papo de Pai

 

O Iyengar é focado na permanência durante a execução das posturas e no alinhamento de cada um dos movimentos. Esse foco faz com que as aulas tenham um ritmo mais lento e mais pessoal. Já que o praticante passa a se concentrar mais em si mesmo e na sua prática. Além disso, acredita-se que o alinhamento é responsável por despertar sensações e emoções no praticante, o que ajuda a purificar o corpo e aumentar a consciência individual. É uma prática muito indicada para pessoas que possuem alguma limitação de movimentos e para quem procura corrigir a postura.

Saiba mais sobre a Yoga e seus diferentes estilos - Papo de Pai

Viu só babão como existem vários tipos de yoga que podem se adequar ao seu perfil? E que não é bem o que você pensava? É importante saber por onde começar para poder absorver todos os benefícios de cada uma das práticas e entender melhor como o yoga pode ser uma atividade extremamente benéfica e necessária para aumentar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Gostou do post? Então não deixe de conhecer nossas aulas online de yoga. No Namu, você encontra diversos tipos de yoga para fazer online, quando e onde quiser.

Conteúdo sob licença Creative Commons by nc-sa 2.5 br

Rolar para topo