Todos pais devem saber com quem contar na hora do perrengue ou sobreviver sem apoio.
COMPARTILHE ESTE POST
A tarefa de criar filhos não é nada fácil. Se você conta com uma rede de apoio, com pessoas ao seu redor como familiares e amigos, esse peso pode ser diminuído, porém, e quando este alívio não existe? Sabemos que os pais têm total responsabilidade sobre a criação dos seus pimpolhos, mas isso não precisa ser um fardo para ninguém.
A grande questão é: nem sempre é possível ter uma rede de apoio. Muitos casais ou pais separados, tem que se virar nos trinta para dar conta de criar um ou mais filhos, e, além disso, de organizar uma rotina para a casa, arrumar tudo, trabalhar fora (ou home office, o que aumenta ainda mais o grau de dificuldade), dar atenção e estudar com a criança, alimentar, preparar lanche, arrumar, levar e buscar na escola, e no final, ainda conseguir descansar cinco minutos. Bem vindo a vida adulta dos pais!
O filho é teu, crie você! Rede de apoio ou crítica?
Você já deve ter ouvido “quem pariu Mateus que o balance”, ou seja, a obrigação de criar é dos pais. Será? Não estamos dizendo o contrário, mas sim, o quão difícil é essa vida e que não precisa ser tão solitária.
Muitas vezes um avô, avó, tio, tia, vizinho, amigo, padrinho, madrinha, pode ser uma rede de apoio e diminuir esse ritmo todo. Obrigação ninguém tem, mas amor e empatia sim. Ninguém gosta de ver quem ama sofrendo e muitas vezes essa rotina desgastante se revela um sofrimento imenso para pais solitários, sem apoio algum e também para os filhos.
“Quem pariu Mateus, que o balance”.
Ser pai e mãe é muito cansativo. É preciso planejar muito e pensar bastante sobre ter filhos e principalmente se existirá uma rede de apoio, e, se você e o seu parceiro, darão conta. Com quem a criança vai ficar? Quem levará na escola? Com quem posso contar em caso de uma emergência?
Todas essas questões devem ser levadas em consideração. Não vá contando que seus familiares ficarão com seus filhos, até porque eles não têm essa obrigação.
Eu fico de vez em quando para você…
Não adianta ter um quebra galho, aquela avó que fica com seu filho de vez em quando para você trabalhar, por exemplo. E isso não tem a ver com gratidão, mas sim com responsabilidade e organização. É preciso saber com quem contar na hora do perrengue.
Já pensou trabalhar home office, numa quarentena, com seus filhos em cima querendo atenção e você no desespero? Te soa familiar? Acredite em quem viveu e vive isso, não é nada fácil. É preciso disciplina, resiliência e muita, mas muita paciência.
Às vezes nem tempo para o casal é possível ter, justamente por não se ter uma rede de apoio. Claro que não é responsabilidade de existir ou não esse suporte, mas como um relacionamento pode durar assim? Então você que vê os sacrifícios de quem ama na criação dos filhos, esteja por perto, pronto para acolher, abraçar, e, ajudar no que for preciso, assim como também gostaria que fosse com você, afinal, uma rede de apoio sempre ajuda a diminuir o peso da vida paternal que já é tão pesada.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.