3 minutos de leitura

Tudo começou na Itália, há mais ou menos 100 anos, quando a médica Maria Montessori criou um sistema de ensino auto-educativo. E surge a dúvida: auto-educativo? Uma escola sem professores?! Mais ou menos por aí! O papel dos professores na Escola Montessoriana é de, apenas, supervisionar os alunos. O verdadeiro educador é o espaço da […]

Tudo começou na Itália, há mais ou menos 100 anos, quando a médica Maria Montessori criou um sistema de ensino auto-educativo. E surge a dúvida: auto-educativo? Uma escola sem professores?! Mais ou menos por aí! O papel dos professores na Escola Montessoriana é de, apenas, supervisionar os alunos. O verdadeiro educador é o espaço da sala de aula.

Você consegue imaginar como seria essa sala? É um lugar parecido com a imagem abaixo. Um ambiente cheio de instalações, brinquedos e alguns materiais didáticos que proporcionam uma diversidade de atividades motoras e sensoriais.

Quarto Montessoriano: saiba quais são os benefícios e como montar um pro seu filho

O intuito da metodologia Montessoriana é facilitar o aprendizado, incentivando a independência e o auto-conhecimento. Para entender melhor os princípios do espaço, seguem alguns pontos importantes:

Tudo ao alcance dos pequenos: quadrinhos devem estar a altura dos olhos da criança. Organizadores de brinquedos e prateleiras, a altura dos bracinhos;

Organização: a criança deve aprender a brincar e a guardar. Cada item deve ter o seu lugar;

Segurança: use o piso protegido, crianças se desequilibram e gostam de brincar no chão. O carpete ou tapete, fofinhos, são bons aliados nesses momentos. Detalhe importante: cuidado com as quinas! É necessário protegê-las ou evitá-las, por precaução.

Quarto Montessoriano: saiba quais são os benefícios e como montar um pro seu filho

O sucesso desse modelo pedagógico foi tamanho que, além de perpetuar pelas escolas infantis de todo o mundo, virou um estilo de decoração para quartos de criança. Veja o projeto do quarto Montessoriano da Valentina feito por nós, da Boutique Lab Arquitetura.

Quarto Montessoriano: saiba quais são os benefícios e como montar um pro seu filho

A Valentina está deixando o berço e seus pais queriam que seu quarto estivesse adaptado às suas novas atividades. Ela já está andando, está muito ativa e precisava de um pouco de liberdade para se exercitar, sem  risco de machucar.

No novo quarto tudo está ao seu alcance. Há espaço para ela brincar, desenhar, descansar e se descobrir.  Usamos tons de azul nas paredes para acalmar e trazer tranquilidade e cores quentes, nos móveis e acessórios, para equilibrar a paleta de cores.

Fiz uma seleção de itens adequados para quartos Montessorianos. Confira, abaixo, a importância de alguns móveis, brinquedos e objetos de decoração:

A cama baixa possibilita que a criança suba e desça sozinha, com segurança. O espelho  ajuda no auto-conhecimento e nos cuidados com a beleza. O espaço para colorir,  rabiscar e interagir com os livros ajuda a desenvolver o intelecto. Móbiles, brinquedos coloridos e formas geométricas contribuem para ativar a criatividade e são muito recomendados. No enxoval, lençóis, colcha e almofadinhas de algodão são ótimas escolhas para manter a cama confortável e arrumada.  Para  fechar com chave de ouro e criar o clima perfeito, um belo papel de parede e o tapete lavável completam a decoração com charme e praticidade. O espaço que nos cerca é importante para nós, mesmo enquanto pequenos. Ele guarda nossas memórias, nos acolhe, ensina e representa um pouco do que nós somos.

 Os links acima são patrocinados. Comprando através deles você ajuda a financiar o Papo de Pai.

***

Cuide bem do cantinho do seu filho e se precisar de ajuda para montar um quartinho especial, preencha o formulário abaixo e entrarei em contato. Caso tenha dúvidas deixe um comentário e eu responderei.

[adinserter block=”1″]

[adinserter block=”3″]

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros