4 minutos de leitura

Nós do Papo de Pai sempre ouvimos perguntas de leitores a respeito daquela famosa conversa sobre sexo com seus filhos. Com que idade os pais devem falar sobre sexo com seus filhos ou com que idade eles precisam saber sobre o assunto, são perguntas frequentes.  Então babão, quando você deve começar, qual momento é adequado? […]

Nós do Papo de Pai sempre ouvimos perguntas de leitores a respeito daquela famosa conversa sobre sexo com seus filhos. Com que idade os pais devem falar sobre sexo com seus filhos ou com que idade eles precisam saber sobre o assunto, são perguntas frequentes. 

Então babão, quando você deve começar, qual momento é adequado? E o que os pais precisam saber para navegar com êxito nesta discussão? Aqui está um breve guia para ajudar você a começar:

Inicie a conversa cedo e continue

Quando e como conversar com seus filhos sobre sexo - Papo de Pai

Muitos pais esperam que a hora “certa” apareça para a conversa, apenas para descobrir que isso nunca acontece. Então, eles não têm a conversa ou isso só acontece depois que o filho já se tornou sexualmente ativo, o que é obviamente tarde demais. Ao começar quando eles são jovens, você tem a chance de entender as coisas e garantir que seu filho tenha as informações de que precisa.

Por exemplo, na infância, o foco pode ser aprender os nomes anatômicos corretos para todas as partes do corpo, reconhecer que pessoas diferentes têm corpos diferentes e entender o toque apropriado versus o inapropriado. À medida que envelhecem, você pode falar sobre como os bebês são criados e as mudanças corporais que acontecem durante a puberdade. Mais tarde, você pode abordar práticas de sexo seguro, consentimento sexual e como navegar nos relacionamentos.

Quando e como conversar com seus filhos sobre sexo - Papo de Pai

Novamente, o objetivo é tornar essa idade apropriada e pensar nela como uma discussão contínua que evolui em resposta ao que seu filho precisa saber. Esse processo pode facilitar para você como pai. No lugar de deixar o constrangimento continuar aumentando, atrasando-o, você começa a abrir as linhas de comunicação mais cedo e a todos acostumados a falar sobre sexo e corpo humano, o que facilitará muito as conversas subsequentes sobre assuntos mais complexos.

Resumindo, pare de pensar em “a conversa” como algo único. Em vez disso, pense nisso como uma série de palestras que avançam gradualmente com base no que seu filho precisa saber no momento.

Saiba o que é discutido na escola e não tenha vergonha das perguntas

Quando e como conversar com seus filhos sobre sexo - Papo de Pai

Descubra o que seus filhos estão aprendendo sobre sexo na escola, esteja preparado para preencher as lacunas. Considere participar do programa de educação sexual a que seus filhos serão expostos (se isso for uma opção) ou converse com o professor de seu filho sobre o que exatamente será abordado no curso. Não presuma que seus filhos estão obtendo todo o conhecimento de que precisam na escola. Você precisa saber quais informações a escola está fornecendo para poder complementá-las conforme necessário, além de corrigir informações erradas (não presuma que tudo o que está sendo ensinado é correto!) E estar preparado para responder às perguntas de seu filho.

Reconheça que a incerteza e o embaraço são reações comuns, mas não deixe que isso o impeça. Muitos de nós nunca conversamos sobre sexo com nossos próprios pais, o que dificulta ainda mais o processo de conversar com nossos filhos porque não temos um modelo de como as coisas devem correr. Não deixe que essa incerteza o retenha.

A verdade é que não existe uma maneira “correta” de ensinar seus filhos sobre sexo e você pode traçar seu próprio caminho. Também é bom se você se sentir um pouco envergonhado às vezes, essa é uma reação muito comum. As crianças sempre embaraçam os pais com perguntas peculiares enquanto tentam entender o mundo, de modo que ter uma conversa sobre sexo dificilmente é fácil nesse sentido. Se você tem medo de não ter as palavras certas ou de não conseguir descrever muito bem as coisas, traga alguns livros para ajudar. 

Quando e como conversar com seus filhos sobre sexo - Papo de Pai

Não deixe de lado todos os problemas importantes, utilizando os botões de atalho. A sexualidade humana é complicada e é muito mais do que uma relação sexual entre pênis e vagina. Seu filho quer, e precisa, saber mais do que simplesmente como os bebês são criados, como evitar DSTs e uma gravidez indesejada. Por exemplo, tópicos como orientação sexual, masturbação, sexo oral e agressão sexual também precisam ser abordados.

Lembre-se de que nem todas as crianças são heterossexuais. Dependendo da identidade de gênero e orientação sexual do seu filho, ele pode precisar conhecer informações diferentes quando se trata de navegar nos relacionamentos e manter a si, e seus parceiros, seguros. “Sexo” não significa necessariamente a mesma coisa para alguém todos. 

Fonte: Psychology Today

 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros