Os avós podem ser uma importante fonte de inspiração para seus netos. Mas, assim como acontece com os pais, o papel dos avós não vem com uma cartilha ou manual de instruções. Da mesma maneira que eles, você, que antes de tudo é pai, pode se sentir inseguro quanto ao seu papel na família. Assim como toda […]
COMPARTILHE ESTE POST
Os avós podem ser uma importante fonte de inspiração para seus netos. Mas, assim como acontece com os pais, o papel dos avós não vem com uma cartilha ou manual de instruções. Da mesma maneira que eles, você, que antes de tudo é pai, pode se sentir inseguro quanto ao seu papel na família.
Assim como toda família é diferente, o papel do avós também pode variar. O seu vai depender do seu estilo pessoal e das dinâmicas e circunstâncias únicas de sua família, bem como das necessidades do momento.
Você pode morar nas proximidades, permitindo que o contato seja fisicamente ativo na vida de seu neto, ajudando a cuidar deles quando solicitado. Ou pode estar separado deles mas ainda fornecer amor e apoio incondicional, emprestando um ouvido empático em momentos de necessidade.
Independente das circunstâncias, você pode encontrar maneiras de ser uma força positiva na vida de seu neto e um recurso útil para os pais. Essas dicas podem ajudá-lo a encontrar seu lugar e a se adaptar aos desafios inevitáveis que surgirão.
O que as crianças podem receber de seus relacionamentos com os avós?
Um relacionamento próximo beneficia a saúde e o bem-estar dos avós e netos. Para os pequenos, o maior presente desse vínculo tão importante é o suprimento infinito de amor, aceitação, paciência e apoio inabalável que os avós têm a oferecer, com a típica exclusividade.
Em relacionamentos saudáveis, os netos podem encontrar em seus avós um porto seguro, alguém em quem confiar e ter sempre ao seu lado. Essa camada extra de apoio pode ter efeitos positivos e duradouros no bem estar emocional da criança.
O que os avós recebem de relacionamentos saudáveis com os netos?
Tornar-se avô pode mudar a vida de uma pessoa e ser uma injeção de adrenalina que restaura sua energia, otimismo, juventude e senso de propósito. Estudos recentes mostram que a proximidade emocional entre avós e netos pode proteger contra a depressão, aumentar a função cerebral e ajudar à levar a uma vida mais longa.
Como você e seu neto podem colher todos os maravilhosos benefícios de seu relacionamento especial? Como avô, você tem muitos presentes para compartilhar e pode ser uma influência positiva de várias maneiras. Aqui estão alguns dos papéis que os avós desempenham:
Como anciãos, os avós possuem a chave da história da família e podem oferecer aos netos uma visão de sua herança, algo que fornece um sentimento de pertencimento.
Conte histórias sobre você, parentes, eventos e tradições familiares. Compartilhe fotos, receitas antigas da família e clipes de jornais. Planeje uma viagem de história da família. Crie uma árvore genealógica com fotos.
Os avós proporcionam um porto seguro para seus netos, ajudando-os a se sentirem amados e seguros, o que pode ser especialmente benéfico em momentos de dificuldade ou estresse. Sua total aceitação e apoio amoroso serão presentes que seus netos sempre apreciarão.
O Papel dos avós como Guias Espirituais
Esse é um papel poderoso que pode ter um efeito profundo e duradouro na vida de seu neto. Ensine os pequenos a apreciar as qualidades da compaixão, tolerância, bondade, gentileza e amor, e demonstre essas qualidades em sua própria ação e fala.
Passem algum tempo juntos na natureza. Participem de atividades de caridade. Ouça as idéias de seus netos sobre o significado da vida.
Porém, é bom definir limites com base no que, e quanto, deseja fazer. Você pode ter a oportunidade de cuidar de seus netos e fazer sacrifícios felizes de vez em quando. No entanto, não desista de outros aspectos agradáveis da sua vida.
Se você realmente não quer ser babá, ou se comprometer com cuidados infantis contínuos, diga-o. Se você acabar pagando as despesas, considere sua própria segurança financeira e solicite reembolso, se necessário. Estabelecer limites claros e praticar uma comunicação saudável ajudará você e os pais a se entenderem e impedirão o ressentimento.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.