3 minutos de leitura

Rivaldo Silva, professor de uma escola do ensino fundamental em Brasília (DF), criou alguns lembretes para lembrar que edução vem de casa e acabou viralizando. Ele explicava para os pais o que deveriam ensinar em casa para que os seus filhos melhorassem o seu comportamento. Depois que Rivaldo lidou com alguns alunos que o desrespeitaram, […]

Rivaldo Silva, professor de uma escola do ensino fundamental em Brasília (DF), criou alguns lembretes para lembrar que edução vem de casa e acabou viralizando. Ele explicava para os pais o que deveriam ensinar em casa para que os seus filhos melhorassem o seu comportamento.

Professor cria lembretes para lembrar que edução vem de casa e viraliza - Papo de Pai

Depois que Rivaldo lidou com alguns alunos que o desrespeitaram, percebeu que a melhor solução seria colocar os lembretes alertando os pais. No papel ele dizia:

 “Lembramos aos Srs. Pais que é em casa que se aprende as palavras mágicas: bom dia, boa tarde, por favor, com licença, desculpe e muito obrigado. É em casa que também se aprende a ser honesto, não mentir, ser correto, ser pontual, não xingar, ser solidário, respeitar os amigos, os mais velhos e os professores. Ainda em casa é que se aprende a ser organizado, cuidar de suas próprias coisas e a não mexer nas coisas dos outros. Também em casa é que se aprende a ser limpo, não falar de boca cheia, e a não jogar lixo no chão. Aqui, na escola, ensinamos: matemática, português, história, ciências, geografia, inglês, educação física e, apenas, reforçamos a educação que deve ser adquirida em casa”.

 Educação é dever da família ou da escola?

 

Professor cria lembretes para lembrar que edução vem de casa e viraliza - Papo de Pai

O professor fez uma publicação contando sobre sua atitude e não demorou muito para isso se espalhar, já que mais de 100 mil pessoas compartilharam o relato nas redes sociais. Porém, muitos acreditam que Rivaldo realmente estava certo, mas em contrapartida outras pessoas afirmam que a escola tem a obrigação de ensinar.

Professor cria lembretes para lembrar que edução vem de casa e viraliza - Papo de Pai

No entanto Rivaldo acrescentou:

“Já houve pronunciamento pró e contra o que está escrito. Uma Mãe insistiu que tudo aquilo deve-se aprender na escola. Até concordo que na educação infantil (maternal, pré-jardim e jardim de infância) sejam abordados esses temas. Mas, no Ensino Fundamental, a criança já deve trazer essa bagagem para a escola, visto que, já não aceitam ser corrigidos quando se comportam de forma inadequada. E isso é recorrente. São situações que enfrentamos todos os dias. A parte comportamental da educação, indiscutivelmente, aprende-se em casa, independente de condição social, crença ou qualquer coisa. Nesse mister, os pais são insubstituíveis. Até porque, os professores, na maioria, são pais e já têm os seus filhos para educar.”

Professor cria lembretes para lembrar que edução vem de casa e viraliza - Papo de Pai

O dever da escola é aplicar conhecimento ao aluno. Mas alguns insistem que as instituições também devem ensinar a educação. Mas afinal quem está correto?

O Art. 205 da Constituição Federal, diz que:

A educação, que é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Com base neste artigo, podemos concluir que a escola também é responsável pela educação. Mas o problema disto é que alguns pais não educam seus filhos e esperam que a escola faça todo este processo por eles. No artigo está explicito que a educação é dever não só do Estado, mas também da família.

Como você educa seu filho?

 

Professor cria lembretes para lembrar que edução vem de casa e viraliza - Papo de Pai

Educação também vem de casa. É muito importante que você ensine o seu filho a se comportar em qualquer ambiente público. Mas o que você faz para educar o seu filho?

[adinserter block=”1″]

[adinserter block=”3″]

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros