4 minutos de leitura

Conciliar trabalho, casa, filhos e tarefas domésticas é um grande desafio que os pais enfrentam, não é mesmo? Segundo pesquisa americana, um pai ou uma mãe tem em média apenas 32 minutos do dia dedicados a eles mesmos. É isso mesmo!

O estudo foi realizado pela Munchery, uma rede de delivery de comida, que analisou 2 mil pais americanos. Entre eles, 76% trabalham integralmente e 32% afirmaram que ficam no serviço até às 20 horas. Pare estes, são aproximadamente 18 horas por semana totalmente dedicadas aos filhos. Já os que não trabalham o dia todo gastam 30 horas semanais com as crianças.

Eles também afirmaram ir ao supermercado cinco vezes por semana e lidar com ataques de birra das crianças o mesmo número de vezes. Realmente não é nada fácil!

Você que passa por um desafio desse por semana, não se sinta sozinho(a). A rotina, aliada aos cuidados com os pequenos acaba tirando instantes necessários para cuidarmos de nós mesmos. Tente criar uma rede de apoio para suprir essa necessidade. Faz bem para sua saúde e para a relação com seu filho.

Você precisa de um tempo para você!

É importante encontrar algum tempo para cuidar de si mesmo e da própria saúde, tanto física quanto mental, a fim de manter um equilíbrio saudável na vida. Para te ajudar, reunimos alguns conselhos que podem te ajudar.

Programe-se

Programar a sua rotina é importante porque ajuda a estabelecer uma estrutura para o seu dia a dia e a garantir que você tenha tempo suficiente para cuidar das suas responsabilidades pessoais e profissionais, além de cuidar da sua saúde e do seu bem-estar.

Além disso, ter uma rotina estabelecida pode ajudar a aumentar a produtividade, pois permite que você aloque o tempo de maneira mais eficiente. Ter uma rotina também pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, pois permite que você tenha um senso de controle sobre sua vida e seus compromissos.

Priorize suas tarefas

Priorizar as tarefas é importante porque ajuda a garantir que você alcance seus objetivos, reduza o estresse, trabalhe de forma mais eficiente e melhore sua saúde mental e emocional.

É importante lembrar de ser realista sobre o que você pode concluir em um dia e de ser flexível com sua lista de tarefas, caso sejam necessárias mudanças.

Busque uma rede de apoio

Para garantir que tudo fique bem e nada se perca no caminho, é importante ter um grupo de pessoas em quem você possa confiar e que possa oferecer suporte em momentos de dificuldade. Uma rede de apoio pode incluir amigos, familiares, grupos de pais ou até mesmo profissionais de saúde mental.

Ter pessoas em quem você possa confiar e que possam oferecer um ombro amigo, conselhos práticos ou apenas uma escuta atenciosa pode ser extremamente útil na jornada da paternidade. Além disso, uma rede de apoio também pode fornecer uma fonte de suporte emocional e ajudar a combater a solidão e o isolamento que muitos pais podem experimentar.

Cuide da sua saúde e do seu bem-estar

É preciso cuidar mais de você! Hábitos e atitudes saudáveis que melhoram a saúde, o bem-estar e a autoestima são essenciais para uma boa qualidade de vida.

Praticar atividade física regularmente, fazer meditação, cuidar da alimentação, visitar o médico periodicamente, diminuir o estresse, manter bons hábitos sociais e familiares, incluindo hobbys e atividades de lazer são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar.

Tenha um tempo para o lazer!

A sua saúde mental agradece! Uma atividade de lazer pode ajudar a reduzir os níveis de estresse do dia a dia. Quando praticamos uma atividade prazerosa, tendencialmente iremos distrair a mente, deixando de lado alguns problemas e desconfortos cotidianos.

Além disso, o hobby costuma ser bastante relaxante, o que promove uma sensação agradável de bem-estar, tornando o dia a dia mais leve.


Lei também: Trabalhe menos! Seus filhos precisam mais do seu amor, do que do seu dinheiro

A falácia sobre o tempo de qualidade com os filhos

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros