5 minutos de leitura

Quando as crianças se comportam mal, gritar  parece uma resposta natural, principalmente se os pais estão estressados ​​e sua tolerância a bobagens diminuiu. Um pai estressado com o estado do mundo pode gritar com uma criança antes mesmo de perceber que está fazendo isso. Mas, apesar de gritar com seus filhos parecer como uma liberação, um chamariz e uma forma de disciplina, […]

Quando as crianças se comportam mal, gritar  parece uma resposta natural, principalmente se os pais estão estressados ​​e sua tolerância a bobagens diminuiu. Um pai estressado com o estado do mundo pode gritar com uma criança antes mesmo de perceber que está fazendo isso. Mas, apesar de gritar com seus filhos parecer como uma liberação, um chamariz e uma forma de disciplina, é importante entender o impacto psicológico que os gritos com as crianças podem ter. 

Por mais provocadores que alguns comportamentos possam parecer, as crianças pequenas simplesmente não têm sofisticação emocional para entender completamente a frustração de um adulto. E os efeitos psicológicos de gritar com crianças pequenas repetidamente podem ser de longo prazo, com o potencial de mudar a maneira como seus cérebros desenvolvem e processam informações. Por mais difícil que seja resistir à tentação, em última análise,  gritar com as crianças é profundamente inútil .

O que estou fazendo com meu filho quando grito? - Papo de Pai

Segundo a Dra. Laura Markham, fundadora da Aha! Ser e autora de “Pais pacíficos, crianças felizes: como parar de gritar e começar a se conectar”, gritar com crianças é uma “técnica” para os pais que não podemos fazer. Felizmente, ela tem algumas regras anti-gritos para lembrar e algumas dicas para nos ajudar a aprender e parar de gritar com nossos filhos , não importa o quão frustrados possamos nos sentir no momento.

Os adultos são assustadores quando gritam com crianças

O poder que os pais têm sobre os filhos pequenos é absoluto. Para eles, seus pais são humanos duas vezes maiores que fornecem tudo o que precisam para viver: comida, abrigo, amor. Quando a pessoa em quem confia mais os assusta, isso abala sua sensação de segurança . “Eles fizeram estudos em que as pessoas foram filmadas gritando. Quando a filmagem foi reproduzida para os adultos, eles não podiam acreditar no quão retorcidos seus rostos ficavam ”, diz o Dr. Markham. Uma criança de 3 anos pode apertar botões e se comportar como um adulto mas ainda não tem maturidade emocional para ser tratada como uma.

Efeitos psicológicos: gritar com crianças causa brigas, fuga ou congelamento

O que estou fazendo com meu filho quando grito? - Papo de Pai

Markham diz que, embora os pais que gritam com os filhos não estejam arruinando o cérebro deles, eles estão mudando seu funcionamento. Os efeitos psicológicos de gritar com crianças, especialmente os mais jovens, são reais. “Digamos que, durante uma experiência relaxante, os neurotransmissores do cérebro respondem enviando bioquímicos calmantes que estamos seguros. É quando uma criança está construindo caminhos neurais para se acalmar. ”

Quando os pais gritam com o bebê, que tem um córtex pré-frontal subdesenvolvido e não está na função executiva, acontece o contrário. “O garoto libera compostos bioquímicos que dizem lutar, fugir ou congelar. Eles podem bater em você, fugir ou simplesmente congelar. Nada disso é bom para a formação do cérebro ”, diz ela. Se essa ação acontece repetidamente, o comportamento se torna arraigado. Portanto, se você está gritando com seu filho todos os dias, não está exatamente preparando-o para habilidades de comunicação saudáveis.

Não se trata de “deixá-los desobedientes”

O que estou fazendo com meu filho quando grito? - Papo de Pai

Os pais podem sentir que estão colocando o pé no chão e estabelecendo alguma disciplina quando gritam com os filhos. O que eles estão realmente fazendo é exacerbar o problema. Assustar uma criança pode levá-la a parar o que está fazendo mas também está corroendo a confiança no relacionamento. Aprender a desacelerar sua reação e parar de gritar com seus filhos não é fácil mas vale a pena.

Existe um método alternativo que é mais eficaz e não tão rígido: o humor. “Se os pais respondem com senso de humor, você ainda mantém sua autoridade e mantém-os conectados a você”, diz o Dr. Markham. O riso parece ser um resultado mais bem-vindo do que pode parecer.

Pais que gritam com crianças treinam crianças para gritar

O que estou fazendo com meu filho quando grito? - Papo de Pai

“Normalizar” é uma palavra que é usada muito hoje em dia, mas também é aplicável ao ambiente de uma criança. Os pais que gritam constantemente tornam esse comportamento normal para uma criança e, eventualmente, eles se adaptam a ele. O Dr. Markham observa que, se uma criança não olha para os olhos quando está sendo repreendida, há muita repreensão acontecendo . Em vez disso, os pais precisam antes de tudo ser modelos de auto-regulação. Em essência, para realmente fazer uma criança se comportar, os adultos precisam primeiro dar o exemplo.

Quando é bom gritar com crianças

Enquanto a maior parte do tempo gritando não é prescritiva, “há momentos em que é ótimo aumentar a sua voz”, diz o Dr. Markham. “Quando você tem filhos se batendo, como irmãos, ou existe um perigo real.” Nesses casos, chocá-los funciona, mas ela ressalta que, quando você chamar a atenção de uma criança, module sua voz. Basicamente, grite para avisar, mas fale para explicar.

Ninguém vai sufocar os filhos o tempo todo, nem deveria. Não é assim que é se educa uma pessoa. Mas deixar de fazê-lo diariamente é provavelmente uma estratégia parental menos produtiva a longo prazo.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros