Linguagem do amor de seu filho: Entenda como funciona e aprenda a usá-la
Tendo sido Pai por mais de 30 anos e experimentando as personalidades individuais de nossos cinco filhos, posso dizer com alguma autoridade que, pelo...

Tendo sido Pai por mais de 30 anos e experimentando as personalidades individuais de nossos cinco filhos, posso dizer com alguma autoridade que, pelo menos em nossa família, cada um de nossos filhos tem sido um indivíduo distinto, com uma personalidade totalmente única. Uma das coisas que observei há vários anos foi que cada uma das crianças tinha que demonstrar amor de uma forma que também era muito individual – elas falam “linguagens do amor” individuais.

Por exemplo, uma de minhas filhas entendia melhor o amor quando lhe dávamos um presente muito personalizado – poderia ser uma nota, um conjunto de canetas de gel ou uma camiseta, mas ela sabia que era amada quando alguém lhe dava alguma coisa. Nosso quarto filho, que hoje está recém-casado e na faculdade, sabe que é amado quando passamos tempo com ele – acampando, tomando sorvete ou simplesmente sentando e ouvindo o que tem a dizer. Tentar usar a técnica que funcionou para uma criança com a outra teria sido inútil.

Linguagem do amor de seu filho: Entenda como funciona e aprenda a usá-la - Papo de Pai

Vários anos atrás, eu li o que para mim era um livro de mudança de vida, “As Cinco Linguagens do Amor”, de Gary Chapman. Chapman colocou em palavras os sentimentos sobre as experiências que tive meus filhos e minha parceira ao longo dos anos. Como meu próprio sentido, Chapman explicou que cada pessoa recebe a mensagem do amor através de uma das cinco linguagens do amor. A chave é tentar descobrir a linguagem do amor para cada um dos seus entes queridos e, em seguida, comunicar seu amor por eles em sua língua.

As cinco linguagens do amor, segundo Chapman, são:

 

Linguagem do amor de seu filho: Entenda como funciona e aprenda a usá-la - Papo de Pai

1 – Palavras de Afirmação: Nesta linguagem, as pessoas precisam ouvir elogios; ser “acariciado” pelas palavras dos outros.

2 – Tempo de Qualidade: As pessoas que ouvem amor por tempo de qualidade sabem que são amadas quando as pessoas passam tempo com elas – ouvindo, andando, conversando, fazendo viagens.

3 – Toque Físico: Para essas pessoas que ouvirem o amor elas precisam ser tocadas; abraçar, sentar juntos, esfregar as costas e etc. Recentemente assisti a um desfile e, ao longo da parada, vi três jovens mulheres adultas caminhando com uma placa, “Abraços Livres”. Essas pessoas certamente eram falavam a língua do toque físico.

4 – Receber Presentes: Como minha filha, as pessoas que falam essa linguagem de amor precisam receber presentes atenciosos e pessoais – não necessariamente caros, mas individuais.

5 – Prova de Devoção: Com essa linguagem de amor, as pessoas ouvem o amor através de outras pessoas dando-lhes provas de devoção – fazendo a cama, limpando o banheiro, fazendo uma tarefa da qual não gostam.

Linguagem do amor de seu filho: Entenda como funciona e aprenda a usá-la - Papo de Pai

Quando minha esposa e eu lemos o livro, concluímos muito rapidamente que recebo amor através de palavras de afirmação; ela ouve através do Tempo de Qualidade. Para nós, as conclusões foram claras e esclarecedoras. Mas as crianças provavelmente não seriam capazes de falar sobre sua linguagem de amor. Afinal, é um conceito bastante abstrato. Então, como você sabe qual linguagem amorosa funciona para seu filho e como você usa esse conhecimento para comunicar melhor o seu amor a ele?

Chapman sugere que nós tentemos todos as cinco e vejamos qual delas funciona melhor. Mas ele também recomenda que observemos como eles demonstram amor aos outros para ver que linguagem funciona para eles. Por exemplo, se seu filho está constantemente fazendo pequenas coisas para os outros, é seguro tentar usar os atos da linguagem da Prova de Devoção. Se você tem um filho que quer pular em seu colo e se aconchegar, o Toque Físico é, provavelmente, sua linguagem de amor principal. Portanto, tente ser observador e preste atenção em como eles respondem melhor.

Dadas essas linguagens de amor, quais seriam algumas coisas que funcionariam para um Pai que quer falar a linguagem de amor de seu filho?

Linguagem do amor de seu filho: Entenda como funciona e aprenda a usá-la - Papo de Pai

Se seu filho tem Palavras de Afirmação como sua principal linguagem de amor, as críticas são profundas. Se você precisar corrigi-lo, seja específico quanto ao que você quer que ele mude, mas certifique-se de incluir palavras positivas e amorosas. Elogie seu filho com frequência; encontre oportunidades para dizer coisas positivas para ele e sobre ele para os outros.

Linguagem do amor de seu filho: Entenda como funciona e aprenda a usá-la - Papo de Pai

Para as crianças que ouvem o amor através do Tempo de Qualidade, não há uma boa alternativa para passar tempo juntos. Vá em uma caminhada, para a academia ou em um passeio de carro. Quando ela pedir para você levá-la a algum lugar ou vir ver algo em que ela está trabalhando, faça o disso uma prioridade.

Linguagem do amor de seu filho: Entenda como funciona e aprenda a usá-la - Papo de Pai

As meninas que recebem amor através do Toque Físico apreciarão o tempo de carinho – talvez uma história, cantando músicas juntas, ou simplesmente sentando-se perto assistindo a um filme ou jogando um jogo. Os meninos que apreciam o Toque Físico vão gostar de um pouco de lutinha. Quando ficam um pouco mais velhos, as mesmas abordagens físicas podem não funcionar ou podem ser desconfortáveis. Mas um abraço ocasional, um toque em seu ombro ou braço, ou um tapinha nas costas será apropriado.

Linguagem do amor de seu filho: Entenda como funciona e aprenda a usá-la - Papo de Pai

Se o seu filho enxergar amor através do Recebimento de Presentes, considere um cartão ocasional ou colocando um presente na mochila da escola. Certifique-se de expressar seu amor verbalmente ou por escrito junto com o presente. Isso pode ser exagerado e, portanto, tornar-se sem sentido, mas lembrar sua linguagem de amor com presentes ocasionais e pessoais criará boas experiências amorosas.

Linguagem do amor de seu filho: Entenda como funciona e aprenda a usá-la - Papo de Pai

As crianças que têm a Prova de Devoção como uma linguagem de amor apreciarão melhor o fato de você estar fazendo pequenas coisas para elas. Se eles não gostarem de lavar a louça, levante-se e lave a louça, e diga a ela que você a ama enquanto faz isso. Se ela tiver um interesse especial, saiba mais sobre isso para poder participar com ela. Qualquer coisa que seja um sacrifício de tempo da sua parte será uma mensagem amorosa.

Encontrar e aprender a linguagem de amor de seu filho o ajudará muito a sentir que seu Pai o ama e faz dele uma prioridade em sua vida. Portanto, aprenda o que faz seu filho se sentir amado e, em seguida, observe seu relacionamento com ele crescer à medida que você pratica essa linguagem específica de amor.


Fonte: About Fatherhood   |   Tradução e adaptação: Redação Papo de Pai

Publicado em qui, 3/05/2018
Redação Papo de Pai
Formada por Jornalistas, Publicitários e profissionais de outras áreas que colaboram direta e/ou indiretamente com o site Papo de Pai.

Posts mais vizualizados

© 2016 / Todos os direitos reservados.