2 minutos de leitura

COMPARTILHE ESTE POST

Tem gente que acha que brincar é um momento de relaxar e entrar no mundo paralelo da criança. Por outro lado, tem adultos que acreditam que a arte de brincar seja apenas perca de tempo, já que as crianças por si só brincam por o dia inteiro. Mas e agora, a hora de brincar é […]

Tem gente que acha que brincar é um momento de relaxar e entrar no mundo paralelo da criança. Por outro lado, tem adultos que acreditam que a arte de brincar seja apenas perca de tempo, já que as crianças por si só brincam por o dia inteiro. Mas e agora, a hora de brincar é luxo ou necessidade?

Sabemos que a taxa de pais que muitas vezes focam mais no trabalho do que no próprio dia-a-dia da criança, tem crescido muito. Cerca de 83% das crianças se sentem trocadas pelo celular, segundo uma pesquisa realizada AVG Technologies.

Mas, você ter uma rotina agitada, não significa que você deva deixar seu filho de lado. Muito pelo contrário, dar pausas durante o trabalho (caso você trabalhe home-office) para brincar com o seu filho podem trazer diversos benefícios.

Ou, se você trabalha intensamente durante a semana, que tal, pelo menos, conversar durante o jantar ou na hora de dormir como foi o dia do pequeno? Pode ser gestos pequenos, mas com certeza fazem toda a diferença no crescimento do seu filho.

Por que brincar é uma necessidade?

Hora de brincar não é luxo, é uma necessidade de qualquer criança - Papo de Pai

Além de dar a sensação de relaxamento, a arte de brincar está vinculada a imaginação e aprendizagem. Uma criança que não brinca, tem grandes chances de ter problemas psicológicos ou falta de criatividade.

Além disto, uma criança que é sempre focada em ter afazeres que os pais impões, pode ter sérios problemas de socialização (aqui não estamos nos referindo a crianças tímidas ou extremamente tímidas, mas sim crianças que só fazem que os pais pedem, sem liberdade de poder expressar vontades ou desejos).

Além disto, aquele ditado que nossos avôs diziam ‘criança com saúde é criança que bagunça’ é 100% verdadeira! São as brincadeiras que validam como está o bem-estar tanto físico, quanto psicológico das crianças. Por isto, volto a reforçar: é muito importante que você, pai que está lendo este texto, tenha um tempo com o seu filho – até mesmo para entendê-lo.

Se ainda não está bom, vou te mostrar alguns benefícios para deixar as crianças brincarem. Confira abaixo:

  • Melhora a comunicação familiar
  • Cria laços afetivos
  • Aumenta o conhecimento mútuo de pai e filho
  • Ajuda a liberar o estresse e tensão
  • Estimula as habilidades sociais
Tags

Um comentário

  1. Sidnéa Selles disse:

    Brincar com as crianças o elo ficam fortalecidos, isso é verdadeiro…

Deixe um comentário

Nossos Parceiros