3 minutos de leitura

Vanessa dos Santos, de 18 anos, acabou de se formar em Informática em um curso profissionalizante. A estudante de Quixadá, cidade do interior do Ceará, resolveu utilizar seu ensaio fotográfico de final de curso na faculdade de uma maneira bem diferente. A jovem resolveu homenagear seus pais e utilizou o local de trabalho deles como […]

Vanessa dos Santos, de 18 anos, acabou de se formar em Informática em um curso profissionalizante. A estudante de Quixadá, cidade do interior do Ceará, resolveu utilizar seu ensaio fotográfico de final de curso na faculdade de uma maneira bem diferente. A jovem resolveu homenagear seus pais e utilizou o local de trabalho deles como cenário para as fotos. Ela se formou em mês na Escola Maria Cavalcante Costa.

Filha de garis homenageia pais em ensaio fotográfico de formatura em Quixadá, sertão do Ceará  - Papo de Pai

A rotina de Vanessa para pode estudar não era nada fácil, andava 2 horas a pé de sua casa em Bairro Monte Alegre, onde vive com sua família, até o centro da cidade. Seus pais, Iracilda, 36 anos, e Moisés dos Santos, de 45, interromperam seus estudos entre o 3° e o 4° ano do ensino fundamental. Por essa razão, sempre fizeram todo esforço possível para que as filhas pudessem estudar. Eles tem, além de Vanessa, uma outra menina de 20 anos que também concluiu o ensino médio.

Filha de garis homenageia pais em ensaio fotográfico de formatura em Quixadá, sertão do Ceará  - Papo de Pai

Vanessa conta que seus pais, Moisés é gari há mais de 20 anos e Iracilda há poucas semanas, trabalham sempre juntos. “Quando eu fazia o fundamental, meus colegas de turma me chamavam de filha do lixeiro. Me sentia mais forte ainda. Nunca fiquei triste por estarem falando assim comigo. O erro não estava em mim, e sim neles”, relata.

Mesmo com dificuldades, Vanessa quer mais

Filha de garis homenageia pais em ensaio fotográfico de formatura em Quixadá, sertão do Ceará  - Papo de Pai

O fotógrafo da cerimonia, Cleyton de Paula, foi quem teve a ideia de fotografar a estudante no local onde seus pais trabalham. No início, Vanessa comentou com Cleyton que não tinha o dinheiro para pagar pelas fotos. Mesmo assim, o fotógrafo não deixou que ela ficasse sem o ensaio. “Que a Vanessa seja inspiração para muitos. Eu dei o pacote de presente e já recebi a recompensa!”, comenta.

Moisés lembra que passou dificuldades durante o processo de criação dos filhos, chegando a passar dois anos morando em Fortaleza enquanto sua família sobrevivia com menos de 300 reais. Nas redes sociais, o ensaio gerou comentários emocionados.

Filha de garis homenageia pais em ensaio fotográfico de formatura em Quixadá, sertão do Ceará  - Papo de Pai

Vanessa não pretende parar de estudar, quer ingressar no curso de licenciatura em história na Universidade Estadual do Ceará, o que a faria a primeira de sua família com ensino superior. Ela aguarda agora o resultado do Enem para saber o que poderá fazer. 

Vanessa garante que, caso passe, seus pais serão inspiração nesta nova jornada de estudos. “Sempre tive orgulho dos pais guerreiros que Deus me deu. Sempre admirei a atitude deles, nunca abaixaram a cabeça pra ninguém por que eles sabiam que tinha alguém pra cuidar, ressalta a quixadense.

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando no Papo de Pai? Então conheça a nossa mentoria, faça parte do nosso grupo e siga a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube | Twitter

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros