2 minutos de leitura

Muitos homens, antes de se tornarem Pais, podem até achar exagerado o título dessa matéria. Mas quem já tem em casa uma ou mais crianças certamente não ficou surpreso com a descoberta desse estudo. O experimento foi conduzido pela Universidade Católica de Lovanio, na Bélgica. E segundo ele, cuidar dos filhos pode esgotar mais do que […]

Muitos homens, antes de se tornarem Pais, podem até achar exagerado o título dessa matéria. Mas quem já tem em casa uma ou mais crianças certamente não ficou surpreso com a descoberta desse estudo. O experimento foi conduzido pela Universidade Católica de Lovanio, na Bélgica. E segundo ele, cuidar dos filhos pode esgotar mais do que trabalhar fora.

A pesquisa foi realizada com 2 mil Pais. Os resultados apontaram que o desgaste físico e emocional de cuidar de um filho atinge um a cada 10 Pais; 13% dos entrevistados sofriam todos os sintomas típicos do esgotamento, ou burnout parental, com abatimento, incompetência e cansaço. A porcentagem varia de 12,9% para as mães e 11,6% para os Pais.

Mas o que é Síndrome de Burnout Parental?

Estudo comprova - cuidar dos filhos cansa mais que trabalhar fora

Estado de exaustão emocional, mental e física causado pelo estresse excessivo e contínuo. Ela costuma ser associada a empregos e ambientes de trabalho muito tensos, que exigem demais do profissional. O estresse prolongado pode fazer com que a pessoa apresente irritabilidade e perca o interesse e a motivação em suas tarefas. Mas tudo isso já era conhecido. A novidade é que a ciência acaba de mostrar que Pais e mães também podem sofrer desse mal, justamente pelos cuidados que os filhos demandam – é o que tem sido chamado de “burnout parental”.

[adinserter block=”8″]

“A síndrome de burnout está associada ao estresse e ao esgotamento ligados ao trabalho. Mas criar um filho e cuidar dele também dá trabalho”, explica Marilena Bigoto, Psicóloga especialista em desenvolvimento humano e diretora do Espaço Elaborado para o Desenvolvimento e Essência do Ser (SP). “Não acho que a criança sozinha traga esse esgotamento, mas os cuidados com os filhos somados ao ritmo que os Pais têm atualmente nas grandes cidades pode levar à síndrome de burnout”, pondera a psicóloga. Ela afirma que, no passado, as famílias tinham muitos filhos, mas viviam no campo, em um ambiente que demandava menos dos Pais.

“A vida hoje tem muita informação. A primeira coisa a ser feita é estabelecer prioridades. Os Pais precisam ter condições físicas e emocionais para cuidar do filho”, diz Marilena. A ajuda de familiares e de um psicólogo é sempre bem-vinda nessas situações.

Fonte: NCBI   |   Tradução e adaptação: Redação Papo de Pai

[adinserter block=”1″]

[adinserter block=”3″]

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros