Especialista revela os poderes secretos dos filhos do meio
A escritora Katrin Schumann lançou recentemente um livro chamado “O Poder Secreto dos Filhos do Meio” onde revela dados super interessantes de pesquisas sobre...

A escritora Katrin Schumann lançou recentemente um livro chamado “O Poder Secreto dos Filhos do Meio” onde revela dados super interessantes de pesquisas sobre essas crianças.

As informações que ela trás são tão relevantes que o site Psychology Today a chamou para um entrevista e o resultado foi esse conteúdo riquíssimo que você pode conferir abaixo. Tenho certeza de que depois de ler esse artigo você mudará sua forma de enxergar os filhos do meio, assim como aconteceu com os pais que leram nossa matéria sobre as 5 vantagens de ser filho único.

 

Quais são alguns estereótipos comuns sobre os filhos do meio?

 

Especialista revela os poderes secretos dos filhos do meio - Papo de Pai

Eles são considerados negligenciados, ressentidos, sem motivação, dizem que têm uma visão negativa e sentem que não pertencem à família. Algumas pessoas acreditam que eles sofram do que chamam “síndrome do filho do meio”. Um estudo da Universidade de Stanford mostrou que os filhos do meio são considerados os mais invejosos, menos ousados ​​e menos falantes de todas as ordens de nascimento.

Você desmascara algum desses mitos?

 

Especialista revela os poderes secretos dos filhos do meio - Papo de Pai

Sim! Filhos do meio são seres sociáveis e muito bons para trabalhos em equipe. Se os meios são tão ressentidos e amargos, por que eles são mais cooperativos e confiam em suas amizades? E por que eles são líderes tão bem sucedidos? 52% dos presidentes americanos foram filhos do meio. Martin Luther King Jr., Abraham Lincoln e Madonna – todos são filhos do meio visionários e com fortes qualidades de liderança.

Embora os filhos do meio sejam negligenciados, tanto pelos pais quanto pelos pesquisadores, eles realmente se beneficiam disso a longo prazo. Eles se tornam mais independentes, pensam fora da caixa, sentem menos pressão para se conformar e são mais empáticos. Isso lhes dá grandes habilidades como funcionários e também os torna excelentes jogadores e parceiros.

Os filhos do meio são mais especiais do que pensamos. A maioria das pessoas vê o primogênito como motivador e ambicioso, mas os filhos do meio também são direcionados para outros lugares. Eles são mais orientados para princípios e conceitos, como a justiça, o poder aquisitivo ou o prestígio, como a sufragista Susan B. Anthony e o lutador da liberdade polonês Lech Walesa. Os filhos do meio geralmente são motivados por causas sociais. E quando eles entram em um negócio mais tradicional, eles são grandes inovadores e líderes de equipe, como Bill Gates.

Quais são algumas das características especiais dos filhos do meio?

 

Especialista revela os poderes secretos dos filhos do meio - Papo de Pai

Eles são excelentes negociadores, como Anwar Sadat e Michael Gerstner (o CEO da Nabisco). Os filhos do meio estão acostumados a não seguir seu próprio caminho e, assim, tornam-se manipuladores experientes e habilidosos. Eles podem ver todos os lados de uma questão e são empáticos, julgam bem as reações. Eles estão mais dispostos a se comprometer, e assim eles podem argumentar com sucesso. Como muitas vezes precisam esperar enquanto crianças, elas são mais pacientes.

São pioneiros, como Charles Darwin e William Dell. Os filhos do meio são mais propensos a gerar mudança do que primogênitos e filhos caçulas. Isso ocorre porque sua combinação de assumir riscos e abertura para a experiência levam a uma disposição para tentar coisas novas. Um estudo, por exemplo, mostrou que 85% dos filhos do meio estavam abertos a novas ideias, como a fusão a frio, em comparação com apenas 50% dos filhos mais velhos.

E os filhos do meio são buscadores da justiça, como Nelson Mandela e Susan B. Anthony. Eles estão focados na justiça; eles percebem a injustiça em sua família e estão sintonizados com as necessidades dos outros à medida que crescem.

Quais são as desvantagens ou desafios que os filhos do meio enfrentam?

 

Especialista revela os poderes secretos dos filhos do meio - Papo de Pai

Eles precisam trabalhar mais para superar as noções preconcebidas negativas que as pessoas têm deles. Se você acha que os filhos do meio não são tão orientados, carismáticos ou inteligentes, quais são as chances de contratar um?

Os filhos do meio têm uma auto-estima mais baixa do que filhos mais velhos ou mais novos, devido à sua falta de exclusividade e atenção em casa, mas isso pode ser realmente positivo, já que eles não têm grandes egos.

Além disso, a auto-estima não é tão crítica quanto a nossa sociedade acredita. Ter uma noção precisa da sua auto-estima é mais importante do que ter uma alta auto-estima. Surpreendentemente, novos estudos mostram que a alta autoestima não se correlaciona com melhores notas na escola ou maior sucesso na vida. Na verdade ela pode realmente levar a uma falta de perseverança em face da dificuldade.

É importante lembrar, também, que a auto-estima oscila dependendo dos sucessos e fracassos – os filhos do meio mais antigos acabarão tendo uma auto-estima mais alta do que a relatada pelos filhos do meio mais jovens.

Finalmente, os filhos do meio não gostam de conflito. Isso pode causar problemas, porque eles podem evitar resolver problemas no casamento ou no trabalho. Os filhos do meio podem ser aproveitados por amigos ou colegas de trabalho: eles são confiantes e cooperativos e podem achar difícil dizer não.

O que você achou mais surpreendente sobre filhos do meio depois de sua pesquisa?

 

Especialista revela os poderes secretos dos filhos do meio - Papo de Pai

Um estudo conduzido mostrou que os filhos do meio são mais abertos e aventureiros em relação ao sexo, mas menos propensos a se perder quando estão em um relacionamento monogâmico do que outras ordens de nascimento. Uma pesquisa israelense sobre a felicidade conjugal mostra que os filhos do meio são os mais felizes e mais satisfeitos nos relacionamentos e que eles se associam bem a filhos mais velhos ou mais novos – mas menos aos outros filhos do meio, porque ambos podem evitar conflitos.

E em um estudo inovador sobre os pais que conduzimos para “O Poder Secreto dos Filhos do Meio”, descobrimos que eles são ainda mais permissivos do que os filhos mais novos – uma descoberta muito inesperada. Os filhos do meio querem dar estrutura e regras aos seus filhos, mas também querem que eles sejam livres para fazer escolhas. E, curiosamente, embora os filhos mais novos ​​também tendam a ser pais permissivos, sua permissividade é mais sobre não querer ser incomodado com as regras.

Como o crescimento de um filho do meio influencia a vida adulta, carreira e relacionamentos?

 

Especialista revela os poderes secretos dos filhos do meio - Papo de Pai

Sua posição familiar relaciona-se com os trabalhos para os quais você é atraído e como você interage com as pessoas no local de trabalho. Os filhos do meio são flexíveis, independentes, mas também sociáveis. Eles não precisam ser gerenciados. E estas são habilidades críticas no mundo do trabalho moderno.

Eles podem ser bons professores, atores, assistentes sociais, diplomatas – mas não serão tão bons num trabalho onde fiquem isolados (como programadores de computador), ou se tiverem uma posição de autoridade na qual tenham que gerenciar outras pessoas. A empatia pode causar estresse – eles podem ser também bons advogados de defesa, mas não bons promotores!

Suas habilidades de negociação são benéficas em relacionamentos românticos. Um estudo israelense concluiu que “os filhos do meio são como o tipo sanguíneo O”, porque eles se encaixam bem com todos.

Você tem algum conselho para filhos do meio?

 

Especialista revela os poderes secretos dos filhos do meio - Papo de Pai

  • A quantidade de atenção que você recebe de seus pais quando criança não define quão bem você se sairá na vida.
  • Às vezes você precisa ser capaz de ir embora, especialmente quando se aproveitando de você, e às vezes você precisa dar um passo à frente – como quando há um conflito que você simplesmente não pode evitar.
  • Você será mais feliz se continuar a traçar seu próprio caminho ao longo da vida e correr riscos calculados.
  • Você é moderado e equilibrado por natureza, por isso não tenha medo de agitar o barco de vez em quando.

Você tem conselhos para pais de filhos do meio?

 

Especialista revela os poderes secretos dos filhos do meio - Papo de Pai

Os filhos do meio são seres sociáveis e muitas vezes passam muito tempo com os amigos. Eles podem parecer reservados, mas são dedicados apenas às suas “famílias escolhidas”. Eles gostam de estabelecer seu próprio círculo e dependem muito de amigos – o que não deve ser confundido com uma reação negativa à vida familiar.

Esteja ciente de que os filhos do meio não choram à toa: Um estudo com adolescentes revelou que, embora os filhos do meio sejam muito menos propensos a tentar o suicídio do que outras ordens de nascimento, quando o fazem, são oito vezes mais propensos a precisar de intervenção médica.

Não se preocupe muito com a forma como você está dividindo a atenção entre seus filhos – você não está prejudicando seu filho do meio. Eles alcançam o sucesso muito por conta da maneira como são criados. Isso os faz desenvolver estratégias e habilidades que serão muito úteis quando se tornarem adultos.


Fonte: Psychology Today   |   Tradução e adaptação: Redação PdP 

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando no Papo de Pai? Então conheça a nossa Mentoria, faça parte do nosso grupo e siga a gente nas redes sociais: Facebook Instagram Youtube Twitter

Publicado em ter, 25/06/2019
Redação Papo de Pai
Formada por Jornalistas, Publicitários e profissionais de outras áreas que colaboram direta e/ou indiretamente com o site Papo de Pai.

Posts mais vizualizados


© 2016 / Todos os direitos reservados.