2 minutos de leitura

Os tempos não estão mudando, eles mudaram há muito tempo. Desde as grandes guerras mundiais em que as mulheres deixaram de ser apenas as “rainhas do lar” para sumirem trabalhos em fábricas e indústrias, elas cada vez mais ocupam o mercado de trabalho. Como consequência disso, gradativamente as pessoas vão tomando consciência de que não […]

Os tempos não estão mudando, eles mudaram há muito tempo. Desde as grandes guerras mundiais em que as mulheres deixaram de ser apenas as “rainhas do lar” para sumirem trabalhos em fábricas e indústrias, elas cada vez mais ocupam o mercado de trabalho.

Como consequência disso, gradativamente as pessoas vão tomando consciência de que não há uma divisão entre tarefas de homens e tarefas de mulheres. Somo todos iguais e isso se vale também na hora de fazer as tarefas domésticas. Lavar, passar e cozinhar deve ser uma responsabilidade de todos que moram em uma casa, não importando o gênero da pessoa.

Reconhecendo que, independentemente do avança da discussão, ainda há quem acredite que cuidar da casa é responsabilidade apenas das mulheres, o Colégio Montecastelo, em Vigo, na Espanha, decidiu implementar o curso “Competências Domésticas” como uma atividade extracurricular. No curso, exclusivamente para meninos, se ensina a cozinhar, passar a ferro e diversas outras atividades domésticas.

O objetivo da oficina é fazer com que os jovens tenham uma ideia do serviço doméstico baseado na igualdade de gênero, onde não seja precisamente relevante se você é homem ou mulher para cuidar disso.

“Pareceu muito útil para os nossos alunos aprenderem a realizar essas tarefas para que, quando um dia formarem uma família, se envolvam desde o início e saibam que uma casa é responsabilidade dos dois. Isso vai permitir que eles se conscientizem e saibam se comportar em casa”, disse Gabriel Bravo, coordenador da escola.

As aulas têm professores e pais como relatores. Juntos, constroem uma noção diferente de cuidado com o lar. E embora no início tenha sido difícil, eles garantem que os resultados têm sido positivos. Pais e alunos valorizam o assunto e estão satisfeitos.

“Eles tiveram alguma relutância, mas aceitaram com uma atitude positiva. Foi divertido e instrutivo ao mesmo tempo. Estamos bastante surpresos e os pais estão muito felizes”, finalizou Bravo.

 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros