3 minutos de leitura

Conheça a técnica do sapo, uma meditação para crianças aprenderem a equilibrar as emoções. É fácil de aplicá-la e melhora o dia a dia delas!

Guia de Pai

Ter controle absoluto das próprias emoções e impulsos é algo simplesmente maravilhoso em qualquer fase da vida. É benéfico para adultos, crianças, familiares e todos que com eles convivem.

Para isso, uma saída é apostar na técnica do sapo, uma espécie de meditação guiada que facilita o desenvolvimento de um termômetro interno capaz de regular a qualidade de nossas ações durante a realização de tarefas e monitorar o desempenho de cada uma delas.

A capacidade de gerir emoções em qualquer tipo de situação e ambiente não nasce conosco. O autocontrole deve ser aprendido e desenvolvido ao longo da vida, desde a primeira infância, mas não é algo que se conquista da noite para o dia. É essencial investir tempo e paciência para se adquirir.

Em geral, especialistas apontam que o autocontrole deve ser desenvolvido a partir de três premissas: a habilidade de reconhecer emoções, a identificação de gatilhos que despertam a impulsividade e o exercício constante de autocontrole.

Eline Snel é uma das principais referências quando o assunto é autocontrole. Ela é fundadora e proprietária da Academy for Mindful Teaching (AMT) na Holanda,  terapeuta desde 1980 e, há mais de 20 anos, desenvolve programas de meditação e mindfulness (atenção plena, em inglês).

Descubra a técnica do sapo: Meditação para crianças aprenderem a equilibrar suas emoções

Em seu livro, “Quietinho feito um sapo”, a autora propõe uma introdução à técnica de meditação, por meio de jogos e brincadeiras que podem ser feitos em família e contribuem para fortalecer os vínculos entre pais e filhos.

Eline explica o conceito de “atenção plena” como um processo para sentir, aceitar e viver cada momento exatamente como ele é. Ela mostra que essa prática – que pode ser desenvolvida em crianças por meio de meditação como a técnica do sapo – tem se tornado cada vez mais popular e pode ajudar as crianças a serem menos agitadas e mais focadas, a dormirem melhor, a aliviarem preocupações e sentimentos de raiva, além de se sentirem mais pacientes e conscientes.

Como aplicar a técnica do sapo?

Descubra a técnica do sapo: Meditação para crianças aprenderem a equilibrar suas emoções

De maneira geral, a técnica do sapo se destaca como um exercício para o autocontrole infantil, por meio da qual uma criança pode aprender a se comunicar com outras crianças, respeitar suas decisões e entender as regras de comportamento em cada situação específica. 

Para colocar a técnica em prática, as crianças precisam sentar no chão com as costas totalmente retas, deixar os braços esticados e relaxados em paralelo ao corpo e cruzar as pernas à frente. A partir daí a criança deve ser incentivada a controlar a respiração, puxando o ar pelo nariz e expulsando-o pela boca.

Consiste em um método simples de relaxamento, muito aplicado por praticantes de meditação e que pode ser realizado por crianças a partir dos 5 anos de idade. É um excelente recurso para fazer com que crianças aprendam a refletir sobre suas emoções, as situações vividas durante o dia e os sentimentos que foram despertados.

Obviamente manter crianças em silêncio durante uma meditação e focadas em controlar a própria respiração pode não ser uma missão fácil. Às vezes, pode ser necessário inserir a atividade em meio a brincadeiras e outros contextos lúdicos. Para estimular esse aprendizado, pode ser interessante que um adulto também participe do exercício de autocontrole.

Quando a técnica do sapo é repetida periodicamente, a mente se aquieta e se torna mais viável reconhecer emoções e sentimentos e, assim, promover a comunicação assertiva de sentimentos.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros