8 minutos de leitura

Existem diversas formas pelas quais as crianças podem aprender, tais como por meio da audição, da visão ou da prática. No entanto, o modo como seu filho aprende com mais facilidade é chamado estilo de aprendizagem.

Quando as crianças estão em processo de aprendizagem, é possível observar que elas absorvem melhor o conhecimento quando se engajam em seu estilo de aprendizado.

Nesse sentido, é importante que os pais estejam conscientes do estilo de aprendizagem de seus filhos, para identificar por que eles eventualmente podem ter dificuldades em determinadas áreas.

Por exemplo, pode ser que a criança apresente dificuldades em seguir instruções orais, mas compreenda melhor por meio de lembretes visuais. Ou ainda, é possível que a criança necessite de uma abordagem mais prática para aprender, em vez de somente ler um livro didático.

Para compreender o estilo de aprendizagem de seu filho, é possível analisar como ele se comporta ao aprender algo novo e quais atividades prefere realizar em seu tempo livre. Além disso, é importante observar as áreas nas quais ele apresenta mais dificuldades.

A partir dessas informações, é possível identificar o estilo de aprendizagem de seu filho e utilizá-lo para auxiliá-lo em seu processo de aprendizado. A seguir, abordaremos como aplicar esse conhecimento para oferecer um suporte adequado às crianças. “Bora lá?”.

O que é estilo de aprendizagem?

O estilo de aprendizagem se refere à forma como seu filho processa e retém as informações de maneira mais efetiva.

Segundo Theresa Bertuzzi, professora primária certificada com especialização em educação infantil e diretora de desenvolvimento de programas e cofundadora da Tiny Hoppers, “os estilos de aprendizagem estão associados aos nossos sentidos e à maneira como nos engajamos com o conteúdo para compreender e reter as informações”.

No entanto, existem quatro estilos principais de aprendizagem: auditivo, cinestésico, tátil e visual.

Vamos detalhar um pouco mais cada um dos quatro estilos de aprendizagem. Acompanhe!

Leia também: 50 perguntas divertidas para estimular a criatividade das crianças

5 atividades educativas (nada chatas) que você deve fazer com seus filhos

Auditivo

Descubra o estilo de aprendizagem do seu filho: um guia para pais | AUDITIVO

Os auditivos aprendem de maneira mais efetiva ao ouvir. Eles têm facilidade para seguir instruções orais e podem apreciar histórias narradas em voz alta, seja por alguém ou em formato de audiolivro. Quando estão lendo sozinhos, é possível que prefiram pronunciar as palavras em voz alta.

Pessoas com preferência pelo aprendizado auditivo conseguem perceber mudanças sutis no tom de voz de outras pessoas e, frequentemente, têm uma boa sensibilidade para ritmo e tom. É comum que haja demonstração de interesse pela música desde cedo em pessoas com esse estilo de aprendizagem.

Cinestésico

Descubra o estilo de aprendizagem do seu filho: um guia para pais | CINESTÉSICO

Pessoas com estilo de aprendizagem cinestésico são mais eficientes quando estão em movimento e praticando. Ao invés de apenas receberem instruções de como executar um passo de dança, os alunos com esse estilo de aprendizagem precisam se levantar e realmente executar a ação.

Alyssa Draper, professora da primeira série no Tennessee e coordenadora de professores da Connections Academy, explica que esse aluno utiliza os cinco sentidos – visão, tato, paladar, olfato e audição. Eles gostam de utilizar todo o corpo e frequentemente estão em movimento ou participando de atividades práticas.”

Caso seu filho apresente facilidade em atividades motoras, como esportes ou dança, e consiga reproduzir movimentos corporais com facilidade, é provável que ele tenha o estilo de aprendizagem cinestésico. Esse tipo de aluno costuma ter um desempenho excepcional em atividades físicas, incluindo esportes.

Tátil

Descubra o estilo de aprendizagem do seu filho: um guia para pais | TÁTIL

Os alunos com estilo de aprendizagem tátil aprendem de forma mais efetiva quando estão manuseando e manipulando objetos. Para compreender completamente um conceito, eles precisam tocá-lo.

Essas pessoas geralmente preferem mover ou desenhar objetos para obter uma melhor compreensão. É comum que essas crianças encontrem dificuldades em ouvir a aula caso não possam colocar as mãos em algo.

Alunos táteis podem ser artistas talentosos e gostam de trabalhar com argila ou construir estruturas complexas com blocos. Eles também podem desfrutar de experimentos científicos ou atividades de artesanato, como tecer ou cortar flocos de neve de papel. 

As crianças que tendem a gravitar em torno de seus conjuntos de Lego ou sempre querem tocar o que veem são provavelmente aprendizes táteis. 

Visual

Descubra o estilo de aprendizagem do seu filho: um guia para pais | VISUAL

Com o estilo de aprendizagem visual, os alunos aprendem melhor com imagens visuais e leitura. É mais fácil para eles entender as instruções escritas do que as orais.

Vídeos com instruções também podem ser úteis para reforçar o aprendizado, e eles tendem a precisar de dicas ou lembretes visuais para não esquecerem as instruções.

Alunos com estilo de aprendizagem visual geralmente têm um bom senso de espaço e são habilidosos em representar informações ou conceitos de forma visual. Segundo especialistas, eles costumam tomar notas, reescrever palavras, sublinhar e utilizar cores e marcadores diferentes para auxiliar na compreensão do conteúdo.

Alunos visuais podem gostar de leitura e arte. Eles podem gostar de livros lindamente ilustrados, ficar fascinados por diagramas ou mapas. 

Veja também: Para criar uma criança de alto desempenho, siga esses 5 conselhos!

Estudo de 45 anos revelou como transformar seu filho em um gênio

Identificando o estilo de aprendizagem do seu filho

Descubra o estilo de aprendizagem do seu filho: um guia para pais | Identificando o estilo de aprendizagem do seu filho

Para descobrir qual estilo de aprendizagem se adéqua melhor ao seu filho, é importante observá-lo com atenção. É preciso analisar como ele interage com o mundo e como gosta de brincar. Observar quando ele tem liberdade para escolher o que quer fazer e como quer fazer, é fundamental.

Além disso, é importante observar as áreas em que seu filho pode estar enfrentando dificuldades. Identificar onde ele pode estar atrasado no desenvolvimento ou quais tipos de tarefas são desafiadoras para ele pode ajudá-lo a determinar seu estilo de aprendizado.

Por exemplo, uma criança com dificuldade em seguir instruções orais pode ser um aprendiz visual, enquanto uma criança com dificuldade em ficar quieta na sala de aula pode ser um aprendiz cinestésico.

Lembre-se de que todas as crianças podem aprender por meios diferentes, mas a maneira como elas preferem aprender é seu estilo de aprendizado principal.

Apoie o estilo de aprendizagem do seu filho

Descubra o estilo de aprendizagem do seu filho: um guia para pais | Apoie o estilo de aprendizagem do seu filho

Uma das maneiras de promover o sucesso acadêmico do seu filho é saber qual estilo de aprendizado se adapta melhor a ele.

Para os alunos auditivos, há algumas estratégias que podem ser úteis, tais como:

  • Envolver-se em discussões sobre o que estão aprendendo
  • Ouvir explicações verbais
  • Ler e repetir informações em voz alta 
  • Usando dispositivos mnemônicos ao estudar

Alunos cinestésicos podem se beneficiar de:

  • Atuar ou interpretar novas informações 
  • Indo em viagens de campo
  • Ter liberdade de movimento sempre que possível
  • Usando o movimento para estudar (por exemplo, ao ensinar o ciclo da água, um professor pode orientar uma classe de alunos por meio de uma dança com movimentos que se alinham com cada etapa do ciclo da água)

Pessoas táteis podem se beneficiar de:

  • Criar arte ou fazer artesanato
  • Experimentando com laboratórios de ciências
  • Ter acesso a materiais práticos que eles podem mover e manipular, como contadores de matemática
  • Trabalhando em projetos de construção

Estudantes visuais podem se beneficiar de:

  • Extraindo informações
  • Criação de organizadores gráficos, como fluxogramas 
  • Ver recursos visuais, como diagramas, tabelas, gráficos e vídeos
  • Usando técnicas de organização visual, como codificação de cores, enquanto estuda

Dicas para os pais

Descubra o estilo de aprendizagem do seu filho: um guia para pais | Dicas para os pais

Entender o estilo de aprendizagem do seu filho é fundamental para ajudá-lo a ter sucesso. É importante ter em mente algumas coisas ao identificar o estilo de aprendizagem dele e apoiar suas necessidades de aprendizagem.

Em primeiro lugar, os estilos de aprendizagem não são exclusivos. É absolutamente possível que seu filho se encaixe em mais de um estilo. 

Por exemplo, eles podem ter um ou dois estilos de aprendizagem primários e podem ter um estilo de aprendizagem que é sua maior fraqueza. Muitas vezes as crianças conseguem aprender de diversas formas.

É importante lembrar que os estilos de aprendizagem podem mudar ao longo do tempo. Durante a primeira infância, a maioria das crianças tende a ser aprendizes táteis, já que essa é a fase em que estão desenvolvendo suas habilidades motoras.

Conforme crescem, podem mudar para um estilo de aprendizagem mais visual ou auditivo. No entanto, alguns indivíduos ainda podem preferir uma abordagem prática ao longo da vida.

Tenha em mente que o estilo de aprendizagem do seu filho não é a única forma de aprendizado. Saber qual é seu estilo de aprendizado principal é uma ferramenta valiosa, mas é importante que ele seja exposto a diversas formas de aprendizagem.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros