3 minutos de leitura

Sabemos bem que a felicidade não está nos meios materiais e que devemos procurar outros tipos de satisfação. Quando isso se aplica ao cuidado que devemos ter com nossos filhos entendemos que o caminho é trazer valores diferentes aos pequenos. Estudos recentes afirmam que o exagero nos presentes, fornecer muitos brinquedos, além do que podem […]

Sabemos bem que a felicidade não está nos meios materiais e que devemos procurar outros tipos de satisfação. Quando isso se aplica ao cuidado que devemos ter com nossos filhos entendemos que o caminho é trazer valores diferentes aos pequenos. Estudos recentes afirmam que o exagero nos presentes, fornecer muitos brinquedos, além do que podem utilizar, afeta negativamente no desenvolvimento de nossas crianças.

Dê aos seus filhos experiências e tempo em vez de brinquedos - Papo de Pai

De acordo com Clair Lerner, pesquisadora em desenvolvimento infantil, quando os pais banham seus filhos em brinquedos e jogos, eles começam a brincar menos. Porque eles se sentem sobrecarregados e não conseguem se concentrar na atividade.

Encher seus filhos de brinquedos não é a saída para fazer deles pessoas melhores, isso provavelmente irá trazer mais atrasos do que desenvolvimento intelectual.

Essa conclusão encontra espelho nos estudos do professor de Educação Infantil da Universidade de Cincinatti, Michael Malone. A pesquisa realizada pelo professor concluem que uma quantidade menor de brinquedos beneficia a cooperação e desenvolvimento durante a brincadeira.

Dê aos seus filhos experiências e tempo em vez de brinquedos - Papo de Pai

Por outro lado, brinquedos em excesso fazem com que os pequenos fiquem em um jogo mais solitário já que uma sobrecarga improdutiva é despejada sobre eles. Isso acarreta em um desenvolvimento problemático.

Enquanto o excesso de brinquedos faz as crianças tenderem a participar de um jogo mais solitário devido a uma sobrecarga improdutiva, o que afeta negativamente o seu desenvolvimento.

A interação social ligada ao desenvolvimento

Dê aos seus filhos experiências e tempo em vez de brinquedos - Papo de Pai

Em um estudo promovido pela Universidade de Oxford, constatou-se que o sucesso acadêmico das crianças está ligado diretamente à participação com seu ambiente.

A pesquisa contou com 3.000 crianças, com maior influência e interação com os pais do que com os eletrônicos ou brinquedos que possuíam.

Os filhos que tiveram mais tempo de diversão com os pais obtiveram melhor desempenho não somente escolar mas emocional e social. Isso em comparação com crianças que tiveram à disposição muitos brinquedos e dispositivos como telefones, videogames, entre outros.

Dê aos seus filhos experiências e tempo em vez de brinquedos - Papo de Pai

Portanto, a interação dos pais com os filhos é de vital importância para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos. Como os benefícios que esse link gera, eles não podem ser substituídos pela aquisição do brinquedo mais caro ou do dispositivo mais avançado.

Thomas Gilovich, professor de psicologia da Universidade Cornel, disse que a felicidade vem de experiências e não de objetos materiais. Por isso, é aconselhável que seu filho tenha experiências significativas e não todos os brinquedos que o dinheiro puder comprar.

Ao receber a experiência, as crianças terão mais gratidão e generosidade com as questões da vida. Por conta disso, tenha a certeza babão, isso tem mais importância na vida dos seus pequenos.

Dê aos seus filhos experiências e tempo em vez de brinquedos - Papo de Pai

Os dons físicos costumam trazer um sorriso para o rosto de seus filhos, porém compartilhar com eles, rir, conversar e passar tempo com suas histórias são ações que são armazenadas em sua memória e coração.

Não se preocupe, e se estresse, em comprar os brinquedos mais novos toda vez que uma oportunidade dessas aparece. Concentre-se em ser aquela pessoa que orienta quando é preciso e o faz por estar presente. Quando eles enfrentarem os desafios da vida, saberão que você estará lá, ao lado deles. Você e não o boneco do Ben10.

Fonte: Educadores 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros