2 minutos de leitura

Sabe quando você pede pro seu filho te ajudar com alguma tarefa doméstica como arrumar o quarto ou lavar a louça? Pois vários estudos tem comprovado que isso pode ajudá-las em vários fatores, inclusive no seu sucesso futuramente. Um professor da Universidade de Minnesota, Marty Rossman, é quem lidera uma investigação sobre o tema e […]

Sabe quando você pede pro seu filho te ajudar com alguma tarefa doméstica como arrumar o quarto ou lavar a louça? Pois vários estudos tem comprovado que isso pode ajudá-las em vários fatores, inclusive no seu sucesso futuramente.

Um professor da Universidade de Minnesota, Marty Rossman, é quem lidera uma investigação sobre o tema e aponta que as crianças que se envolvem nas tarefas domésticas tem mais facilidade para aprender sobre responsabilidade, além de ganhar experiência e auto estima, fazendo com que lidem melhor com as frustrações do cotidiano.

Crianças que ajudam nas tarefas do lar serão adultos de sucesso - Papo de Pai

Esse tipo de atitude vai contribuir em vários aspectos como, por exemplo, seu desempenho escolar. É o que pensa a professora Julie Lythcott-Haims, da Universidade de Stanford, pontuando que ajudar em casa torna os pequenos mais independentes, com capacidade de organização, resolução de problemas, trabalho em grupo, entre outros benefícios.

Crianças que ajudam nas tarefas do lar serão adultos de sucesso - Papo de Pai

“Ao desempenhar certas tarefas domésticas, as crianças aprendem valores como o esforço e melhoram a paciência e tolerância. Contudo, nem sempre é fácil conseguir que participem ativamente da lida da casa, e o segredo está na forma de os persuadir”.

Como conseguir que seus filhos ajudem em casa?

Crianças que ajudam nas tarefas do lar serão adultos de sucesso - Papo de Pai

É claro que se você babão olhar pro seu filho e disser: “Vai varrer seu quarto!”, com aquele ar de imponência,  não vai dar muito certo. O segredo está em saber como envolve-los na situação de um jeito interessante para eles.

As tarefas do lar podem ser transformadas em desafios ou jogos divertidos para que eles não sintam que estão fazendo algo chato. É importante que isso seja feito o quanto antes para que eles absorvam essa responsabilidade com mais facilidade. 

Crianças que ajudam nas tarefas do lar serão adultos de sucesso - Papo de Pai

Você vai perceber babão, eles vão gostar de ajudar os pais e parecer que já são “grandes”. Tudo depende do incentivo. Seja por mimar ou querer resolver tudo mais rápido, temos a tendência a fazer por eles, o que é preciso resistir. Tenha essa perseverança e verá como isso vai ajudar na evolução dos seus pequenos.

 

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando no Papo de Pai? Então conheça a nossa mentoria, faça parte do nosso grupo e siga a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube | Twitter

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros