4 minutos de leitura

À medida que as meninas adolescentes atingem a puberdade e a adolescência, muitas sofrem com as mudanças associadas em seu corpo . Isso pode levar a lutas adicionais com a imagem corporal, composta em grande parte por garotas malvadas e mensagens inúteis do Instagram e da mídia popular. Mas pais em particular podem ajudar meninas adolescentes a passar por esse momento difícil e promover uma […]

À medida que as meninas adolescentes atingem a puberdade e a adolescência, muitas sofrem com as mudanças associadas em seu corpo . Isso pode levar a lutas adicionais com a imagem corporal, composta em grande parte por garotas malvadas e mensagens inúteis do Instagram e da mídia popular. Mas pais em particular podem ajudar meninas adolescentes a passar por esse momento difícil e promover uma imagem corporal positiva. 

” O importante para os pais entenderem é que eles são realmente o modelo para as filhas em termos dos futuros relacionamentos da filha com os homens “, diz a Dra. Erika Doukas, psicóloga clínica com experiência em questões relacionadas aos pais e no tratamento de distúrbios alimentares. “Como eles interagem com suas filhas afetará como elas se sentem sobre si mesmas e como elas se sentem em relação a outros homens”.

Como um pai pode ajudar sua filha adolescente com problemas de imagem corporal - Papo de Pai

Os pais têm um papel enorme em ajudar as filhas a ter uma imagem corporal positiva. O primeiro passo, de acordo com Doukas, deve ser o foco constante nos melhores traços de sua filha. “Os pais devem ajudá-las a se sentirem valorizadas, dizendo a elas por que as amam, por sua inteligência, compaixão, ética e senso de humor , para que não recebam a mensagem de que são valorizadas por serem esbeltas ou algo do tipo ”, diz ela.

Doukas enfatiza que quanto mais os pais falam sobre a inteligência de seus filhos, mais elas sentem que seu corpo é um receptáculo para um conteúdo maior. Mas isso também significa que os pais devem considerar o próprio corpo da mesma maneira. Não faz sentido falar de maneira positiva sobre uma filha e depois diminuir sua aparência física, explica Doukas.

“Não fale sobre fazer dieta ou se exercitar para que você possa perder peso ou queimar calorias”, diz ela. “Pense na mensagem que envia aos seus filhos. Concentre-se em fazer exercícios porque ajuda você a se sentir bem, não porque ajuda a ter uma boa aparência. ”

A importância de ser honesto e focar suas filhas no mundo real

Como um pai pode ajudar sua filha adolescente com problemas de imagem corporal - Papo de Pai

Na mesma linha, os pais não devem falar sobre alimentos em termos de calorias ou teor de gordura. E essa deve sempre ser uma mensagem geral, dada o mais cedo possível, e nunca em resposta ou em relação ao peso ou tamanho de uma criança. É sobre saúde, não um número na balança. E se os pais estiverem legitimamente preocupados com o ganho de peso de sua filha durante a adolescência, devem começar a colocar comida saudável sobre a mesa silenciosamente, sem dar muita importância. Fazer o contrário apenas deixará sua filha mais desconfortável e poderá estabelecer associações prejudiciais com alimentos que podem afetá-las até na idade adulta.

Mas isso não significa que os pais não devam lidar com o desconforto de suas filhas na puberdade. Se, por exemplo, uma filha adolescente chega em casa e diz que se sente gorda ou feia ou de alguma forma menos apta do que as colegas, os pais devem ser sinceros e honestos sobre o quão difícil é esse momento para as jovens.

“Os pais devem transmitir a mensagem de que é realmente comum que as meninas, quando estão na adolescência, ganhem um pouco de peso. Vai ficar quieto. Mas o mais importante é que eles não se concentrem no peso e se concentrem em cuidar de si mesmos e fazer escolhas saudáveis ​​”, diz Doukas.

Como um pai pode ajudar sua filha adolescente com problemas de imagem corporal - Papo de Pai

Os pais também precisam ser explícitos sobre os danos da publicidade e até, nesse momento, à mídia social. Embora imagens de mulheres fotografadas em anúncios ou no Instagram não causem literalmente distúrbios alimentares ou problemas semelhantes, elas podem fazer com que as meninas se sintam inadequadas e levem a uma baixa auto-estima.

“As meninas devem saber que as modelos que elas veem estão usando uma tonelada de maquiagem ou que as imagens são retocadas”, diz Doukas. “O ponto principal é que, como mãe, você precisa ajudar sua filha a se sentir bem consigo mesma – a se sentir bem por quem ela é, não pela aparência dela.”

 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros