Como os Pais podem desenvolver um relacionamento mais próximo e positivo com suas filhas?
Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de uma forte influência masculina na vida de um menino, mas com certeza ouviu muito pouco...

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de uma forte influência masculina na vida de um menino, mas com certeza ouviu muito pouco sobre como é igualmente importante para uma menina.  Você sabia que a relação positiva entre Pai e filha tem um enorme impacto na vida de uma menina?

Neste mês, recebemos o convite do Tomás Dotti, do Papo de Pai, para escrevermos por aqui e não poderíamos ficar mais felizes do que começar nossa conversa no Dia dos Pais.

Desde que começamos, chegam inúmeros pedidos para que conversemos com meninos e Pais.  Decidimos iniciar a nossa pesquisa pelos Pais e ainda temos um caminho enorme a percorrer já que estudos que relacionam o desenvolvimento de crianças às Mães são inúmeros, mas referentes ao papel dos Pais são poucos e bem recentes.

Como os Pais podem desenvolver um relacionamento mais próximo e positivo com suas filhas?

Meninas pequenas olham para seus Pais como seres mágicos e na maioria dos casos essa conexão é praticamente imediata. Lembro na minha infância de como brincar com o meu Pai era divertido, gravávamos em fitas muitas histórias malucas e até hoje uma das coisas que mais gosto de fazer é contar, ler e ouvir histórias.

Desde muito cedo as meninas compreendem que o Pai tem um desses dois papéis: ser uma fonte de segurança e proteção ou ser uma fonte de perigo e ameaça.

Para uma menina, seu Pai é o seu embaixador do reino masculino e de acordo com o psicólogo Kevin Leman, especialista em desenvolvimento infantil, os Pais, assim como as Mães, são determinantes para que uma mulher desenvolva uma vida bem sucedida e ajudam a moldar a auto-estima, auto-imagem, confiança e como ela se relaciona com os homens.

Como manter o elo entre Pais e filhas até a vida adulta?

 

Como os Pais podem desenvolver um relacionamento mais próximo e positivo com suas filhas?

● Façam coisas juntos: pesquisas sugerem que atividades conjuntas desde cedo conectam Pais e filhas. Pratiquem esportes, assistam filmes, tenha um prato favorito em comum.

● Tire da cabeça que “isso não é coisa de menina” e convide a sua assistente para te ajudar a consertar alguma coisa, cortar a grama, trocar o pneu. Aproxime a sua menina de suas atividades, além de ajudá-la a desenvolver habilidades para a vida, vocês aprenderão como podem resolver os problemas juntos.

● Desenvolva uma relação de respeito e apoio com as mulheres da sua vida. A relação que você tem com as mulheres servirá de exemplo para as relações que a sua filha estabelecerá no futuro.

● Respeite as etapas de desenvolvimento dela, curta muito a sua filha menina, mas aprenda também a desvendar o misterioso mundo das adolescentes. Respeite seu espaço, converse de forma aberta,  dê autonomia, descubra conexões em comum e faça parte do mundo dela.

Conecte-se e ajude a sua menina a crescer mais segura e saudável. Nas próximas semanas, conversaremos mais a respeito.

Comentem compartilhando com a gente o que vocês gostam de fazer para manter o elo com a sua menina.

Publicado em ter, 8/08/2017
Déborah De Mari
Fundadora do Força Meninas, é Jornalista e pós-graduada em Marketing. Pesquisadora nas áreas de Gênero, Liderança, Habilidades do Século XXI e o Futuro da Educação. Concluiu o curso de Competências do século 21, da União Européia, e o Girls Leadership Professional Development Training (GLPDT), em Boston/EUA.

Posts mais vizualizados

© 2016 / Todos os direitos reservados.