3 minutos de leitura

Outro dia, quando deixei minha filha na creche , me senti como uma pai terrível . Minha esposa trabalhava maluca no set nas últimas três semanas e, depois de um longo fim de semana de trabalho de três dias, senti que não tinha tido um segundo para pensar.  Tudo estava relacionado aos pais e às tarefas, e eu não estava fazendo um ótimo […]

Outro dia, quando deixei minha filha na creche , me senti como uma pai terrível .

Minha esposa trabalhava maluca no set nas últimas três semanas e, depois de um longo fim de semana de trabalho de três dias, senti que não tinha tido um segundo para pensar. 

Tudo estava relacionado aos pais e às tarefas, e eu não estava fazendo um ótimo trabalho no fim de semana, porque, francamente, eu estava exausto. Então, fiquei encantado por deixar minha filha na creche naquela manhã e ter alguns minutos de carro para reaciocinar em silêncio em sua creche. Mas me senti culpado por isso.

Como eu aprendi a não ser culpado por ter momentos para mim - Papo de Pai

Ser pai é um paradoxo: você deve levar tudo um dia de cada vez, mas, às vezes, se é tudo o que vê, é difícil ver a luz no fim do túnel. As coisas vêm em ondas e você tem que encontrar o equilíbrio certo de tempo e o tempo livre . Tempo envolvido e tempo desengatado. 

Se há algo que ser pai me ensinou é tentar ir mais além. Mas certamente me senti culpado às vezes por não focar 100% na paternidade, a cada momento.

Eu me considero um grande e amoroso pai. Mas, em alguns dias em que estou exausto, é difícil manter meu comportamento calmo e amoroso. Uma coisa que ninguém realmente diz sobre ser adulto é o quão exaustivo pode ser.

Como eu aprendi a não ser culpado por ter momentos para mim - Papo de Pai Como, à medida que envelhecemos, o sono é provavelmente o seu recurso mais vital. E talvez silêncio e tempo para pensar fora disso. 

Essas coisas são cada vez mais difíceis e, em grande medida, você precisa fazer um esforço para que elas aconteçam. Os esforços criativos não são mais ditados quando a inspiração chega, mas você precisa esculpir as coisas nos poucos minutos que chega aqui e ali. Se nada mais, isso o torna muito mais eficiente.

E você aprende a equilibrar tudo isso com ser um pai amoroso. Você pode se dedicar a outras atividades, mas sempre há aquela âncora para voltar, as coisas necessárias que precisam ser feitas diariamente e semanalmente para garantir um ser responsável e produtivo para todos da família. As tarefas tornam-se um tipo de mantra.

Como eu aprendi a não ser culpado por ter momentos para mim - Papo de Pai

Quando eu era jovem, eu odiava esse ciclo. Eu gostava de coisas que tinham um começo e um fim definidos, e encontrei frustração na natureza cíclica dos pratos, da lavanderia e do trabalho em geral. 

Gostei de um processo criativo em que você começou algo, trabalhou nele, depois terminou e você o enviou ao mundo. Mas não percebi que, quando você termina algo, no dia seguinte você começa novamente e o processo renasce. Toda a vida é cíclica. Poucas coisas são totalmente lineares.

Como eu aprendi a não ser culpado por ter momentos para mim - Papo de Pai

Percebi nos últimos anos que, se você está em um lugar bom e realizador, repetir o mesmo dia feliz é o melhor que você pode desejar. Às vezes, uma chave de macaco é jogada nessa equação. Mas você faz o possível para ajustar e redefinir em momentos diferentes. Falha em um único dia não é falha a longo prazo.

Então, eu percebi no outro dia, depois de deixá-lo na escolinha, que não preciso me sentir culpado pelos momentos que estou “livre”. Afinal, é uma maratona e não uma corrida. Estou nisso a longo prazo. Esse é o mantra que repito, e esse é o consolo que repito no mesmo dia várias vezes.

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros