Crianças que não sabem esperar, podem ter hábitos ruins como a impulsividade diária. Saber controlar as emoções e as vontades também faz parte do amadurecimento da criança e até mesmo dos próprios pais.
COMPARTILHE ESTE POST
Como ensinar os filhos a esperar? Segundo o dicionário, (…) esperar é ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa ou provável; aguardar (…)”.
Para nós adultos, pode até ser um pouco mais fácil colocar em prática. Contudo, já pensou que para as crianças de hoje pode ser uma tarefa bem mais difícil?
E isto tem uma razão. Uma pesquisa realizada com 510 crianças entre 6 e 9 anos pela Globosat, em parceria com o Instituto Play, mostrou que 81% delas se informam por meio de sites de canais infantis e 83% pela TV por assinatura. Além disto, 61% acessam o YouTube, 42% o Facebook e 40% até navegam em sites de compra online.
Enquanto outro estudo realizado pelos psicólogos Jean Twenge (Universidade Estadual de San Diego – EUA) e Keith Campbell (Universidade da Geórgia – EUA), associou o uso de telas por pequenos a partir dos 2 anos à ampliação dos níveis de ansiedade e maior ocorrência de diagnósticos.
Outro dado importante é que entre as crianças de até 4 anos, aquelas que eram mais expostas às telas apresentaram o dobro de chances de perder a paciência e, pouco menos da metade delas, 46%, apresentaram menor probabilidade de se acalmar em situações de excitação ou estresse.
Mas não é apenas a tecnologia que faz as crianças ficarem estressadas e impacientes. Conviver em ambientes estressantes com brigas frequentes, e pais que não escutam os filhos podem criar diversos problemas mentais e físicos nos pequenos, inclusive a falta de paciência.
Por isto, separei algumas razões para você se atentar e a ensinar seus filhos o ato de esperar. Confira:
Diminui a impulsividade

Crianças que não sabem esperar, podem ter hábitos ruins como a impulsividade diária. Saber controlar as emoções e as vontades também faz parte do amadurecimento da criança e até mesmo dos próprios pais. Uma dica legal, é educar os pequenos de maneira flexível e adaptável. Assim, eles geram resiliência e aprendem que tudo tem um tempo certo para acontecer.
Sem recompensas por esperar

Muitos pais ainda utilizam a tática de recompensar as crianças por elas esperarem por alguma coisa. Seja com doces ou brinquedos. A questão é: você quer que seu filho (a) entenda a importância de esperar ou quer torná-los adultos que fazem as coisas em troca dos seus interesses?
É muito importante desde cedo ensinar os pequenos tarefas simples como tarefas domésticas, estudar sozinhos, levar o prato até a cozinha etc., assim, logo de pequenos eles já entendem a importância de serem responsáveis.
Mas lembre-se: sem pressão psicológica ou uma enxurrada de falatório sem parar. As crianças precisam de tempo para assimilar e compreender o que é cada coisa.
Ao invés de trocar a espera por doces ou brinquedos, que tal elogiá-los? Além de melhorar a comunicação entre pai e filho, induz a confiança.
Esperar é divertido!

Você está com o seu filho esperando o metrô ou ônibus chegar. Quando de repente você descobre que o transporte vai demorar mais do que o esperado para passar. Dar o celular para ele, com certeza, não é a melhor opção. Que tal explicar para ele o real motivo da espera?
Será uma tarefa um pouco mais complexa, eu sei. Mas além de tirá-lo do tédio e reclamar ao ter que esperar, vai deixar tanto ele, quanto você entretidos. Sabemos que as crianças quando se interessam pelo assunto, fazem 1001 perguntas (e ainda sim, não é respondido). Por isto, é importante conhecer seu filho (a), seus pensamentos e maneira de viver a vida.
Conta para mim: como você faz seu filho (a) ter paciência e saber esperar?
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.