Como é ser filha de um filósofo e assessor de artistas
Gabriela Riccobene Rodrigues é filha de Fabiano de Abreu, filósofo e escritor, com livros lançados no Brasil, Espanha, Angola e Portugal. Aos 8 anos...

Gabriela Riccobene Rodrigues é filha de Fabiano de Abreu, filósofo e escritor, com livros lançados no Brasil, Espanha, Angola e Portugal. Aos 8 anos de idade lançou seu primeiro livro com o titulo ‘Uma História Criada por Gabriela’, e conta que não fez o livro por influência do pai, mas ele deu sim aquele “empurrãozinho”. Mas afinal, como é para uma criança compreender essas coisas e saber realmente o que seu pai faz?

“Sei que o papai trabalha com algumas pessoas que cantam e modelos, mas não entendo muito. Gosto das histórias que ele me conta e sei que ele trabalha muito. Está sempre digitando. O livro é uma história parecida com as que ele me conta antes de dormir. Ele não me disse que eu tinha que escrever um livro, mas quando surgiu a oportunidade na escola, ele disse que eu deveria escrever algo.” Disse Gabriela.

Perguntamos a Fabiano sobre a influência que o ramo artístico e a filosofia tem na criação da sua filha

 

Como é ser filha de um filósofo e assessor de artistas - Papo de Pai

“Sou separado da mãe dela desde que minha filha tinha menos de um ano de idade. Passava sempre todos os finais de semana, férias e feriados com ela. Algumas vezes eu a levava para algumas gravações. Eu trabalho mais no escritório e não saiu tanto, mas é engraçado como mesmo tendo esse contato com os artistas, justamente a minha filha não liga para eles como as demais crianças.

Certa vez eu estava em um ensaio com a Anitta e ela não a conhecia, mas já tinha escutado suas músicas. Acanhada, ganhou um abraço e uma foto da cantora, mas nem mostrou às coleguinhas. Teve também a Anna Layza que é celebridade do YouTube para o público infantil. Todas as amiguinhas dela enlouquecem quando eu digo que sou assessor da Anna, mas minha filha mesmo não me pede nada.

Até o Felipe Neto que participei de uma gravação com ele, falei com minha filha para ir junto e ela disse que tinha aula no dia seguinte. Não é a toa que o livro dela é de uma menininha que adorava estudar”, diz Fabiano com um sorriso.

Como é ser filha de um filósofo e assessor de artistas - Papo de Pai
Seu pai afirma que Gabriela não gosta muito de celular e não fica no YouTube como outras crianças de sua idade. Perguntamos a Fabiano se isso foi uma ‘doutrina filosófica’ criada por ele na educação de sua filha:

“Eu uso muito o telefone no trabalho, já fora dele não o uso. Então quando minha filha está comigo a atenção é para ela e não para o celular. Acho que isso contribuiu pra que ela não visse o celular como uma alternativa comum.

A filosofia que uso na vida dela é de conversa, histórias e explicações. É a idade das dúvidas e dos porquês, portanto, tenho que lhe dar respostas dentro do raciocínio da sua idade. Não digo falar que nem criança e sim, falar como se ela fosse um adulto mas não usar de palavras difíceis de entender e ser criativo na explicação para que não tenha dúvidas.” conta-nos.

Como é ser filha de um filósofo e assessor de artistas - Papo de Pai

Fabiano de Abreu recentemente foi aprovado para fazer parte da Mensa, associação das pessoas de maior QI no mundo. Atualmente, Fabiano é o membro que tem o maior QI registrado no Brasil e um dos maiores do mundo (dados baseados em registros oficiais). Sabendo que o QI também é genético, perguntamos a Fabiano se a Gabriela seria também superdotada, como funciona o teste de QI para uma criança e como educar uma criança super dotada:

“Para saber se ela tem o QI alto só com um teste com uma neuropsicóloga. Não sei te dizer se ela tem o QI alto, mas ela tem algumas coisas que eu tinha quando pequeno. Só presta atenção no que ela quer (risos). Assimila muito rápido as coisas e é bastante observadora.

Crianças superdotadas tem algumas características incomuns, mas nem todas. Não podemos criar um estereótipo de uma criança como superdotada apenas com informações que pesquisamos na internet. Se a pessoa sentir que o filho é diferente dos demais então tem que fazer os testes, levar ao neuropsicólogo e ter uma avaliação. Isso pode ser importante para o futuro da criança e já traçar para quais profissões poderia ter maior habilidade.”

Bom, se o assessor de imprensa criou tantos nomes para a imprensa, o que ele me diz de fazer da filha dele uma celebridade e o que pensa disso?

 

Como é ser filha de um filósofo e assessor de artistas - Papo de Pai

“Não penso em fazer da minha filha uma celebridade ou uma pessoa pública. Os caminhos traçados por ela virão com o tempo. O meu papel é educar e mostrar as direções e consequências baseados em minha experiência e conhecimento.

Conversei com ela esses dias se ela gostaria de transformar um canal de YouTube antigo que tínhamos para brincar, quando ela era pequena em um livro. Fiz esse canal YouTube para ver se ela se distraía e aproveitava sua habilidade e beleza. Mas ela não quis, não gostava e logo não insisti. A pessoa tem que fazer o que gosta em termos profissionais.

Sobre o livro ela disse que se eu a ajudar ela faria sim, com o nome: ‘Baú dos Sonhos de Gabriela Riccobene’, onde ela contava seus sonhos guardados dentro de um baú imaginário. Minha filha é bastante calada, é muito difícil ela se abrir e demonstrar suas emoções. Eu também não a forço e deixo-a bem à vontade, sempre na base da conversa e mostrando meu lado brincalhão, pois adoro lhe arrancar sorrisos.”

E para finalizar a conversa, deixamos livre para que o Fabiano dissesse o que pretende e almeja para o futuro de sua filha.

 

Como é ser filha de um filósofo e assessor de artistas - Papo de Pai

“Ela ama animais, muito mesmo. Eu brinquei com ela para que fosse veterinária, mas ela disse que não gosta de ver sangue, então a expliquei que há veterinários que não vêem tanto sangue, pois não operam, então ela se animou. Mas ela é muito pequena, ela tem que sentir a vida e suas experiências.

Meu papel de pai é sempre se mostrar presente e passar um pouco de filosofia que é enxergar a vida com olhos dentro de um raciocínio lógico e verdadeiro. Caráter, integridade, sabedoria e verdade. São alguns dos tópicos que demonstro a ela com atitudes e palavras de forma natural. Não induzir e não forçar é importante, para não criar rejeição. Meus pais me criaram com muita liberdade, portanto, nunca fui tão curioso a experimentos que não me fizesse bem.

Converso com ela do que é certo e do que é errado baseado em provas e exemplos. O mais importante nos dias de hoje é sermos presentes, amigos, mostrar para os filhos que podemos ser seus confidentes e que podem confiar em nós. Não criar barreiras que os intimidem e nos escondam as coisas por medo. SER AMIGO mais que qualquer AMIGO.”

Sobre Fabiano de Abreu

 

Como é ser filha de um filósofo e assessor de artistas - Papo de Pai

Além de filósofo e escritor, também é conhecido como o assessor de imprensa que mais criou personagens na história da imprensa nacional e internacional, título assinado por jornalistas do R7, Globo, Terra, UOL, iG, O Dia, Rádio Globo e jornais internacional como o Marca da Espanha, La Cuarta do Chile, Record de Portugal e Platina Line de Angola.

Publicado em qui, 11/04/2019
Redação Papo de Pai
Formada por Jornalistas, Publicitários e profissionais de outras áreas que colaboram direta e/ou indiretamente com o site Papo de Pai.
Veja também os artigos abaixo:

Posts mais vizualizados


© 2016 / Todos os direitos reservados.