4 minutos de leitura

A idade correta para uma criança iniciar o jardim de infância depende de uma série de fatores complicados, o que pode dificultar os pais que tentam decidir quando seus filhos devem começar. A maioria dos diretórios escolares tem diretrizes sobre a idade mais precoce do jardim de infância mas isso não significa que a idade […]

A idade correta para uma criança iniciar o jardim de infância depende de uma série de fatores complicados, o que pode dificultar os pais que tentam decidir quando seus filhos devem começar. A maioria dos diretórios escolares tem diretrizes sobre a idade mais precoce do jardim de infância mas isso não significa que a idade sugerida seja necessariamente a hora certa para qualquer criança iniciar o processo pedagógico. Na idade do jardim de infância, as crianças variam muito em seu desenvolvimento. Muitas têm as habilidades acadêmicas sociais, físicas e rudimentares necessárias para iniciar a vida escolar aos 5 ou 6, mas as crianças que nascem logo antes da data limite (tornando-as as crianças mais novas da classe) ou que estão passando por uma leve demora, pode ser melhor esperar um ano. As habilidades necessárias não são apenas acadêmicas, independente de como a criança leia ou conte. É mais sobre atingir um certo nível de auto-suficiência.

Como determinar a melhor idade para começar o jardim de infância - Papo de Pai

Essa decisão de adiar o início da vida escolar cresceu em popularidade, mas isso não significa que é a melhor escolha para todas as crianças, diz a Dra. Kathryn Garforth, Ph.D. em Educação Especial e consultora educacional que realiza Avaliações de Prontidão no Jardim de Infância em seu consultório particular. “ A primeira pergunta que recomendo que os pais se questionem é: ‘O que meu filho fará ao invés do jardim de infância?’ Diz Garforth. “Se a criança tiver necessidades adicionais que serão atendidas melhor fora do ambiente escolar por meio de outros serviços de apoio, adiar o jardim de infância pode ser a escolha certa. Se a criança continuar fazendo o que fez antes, sem apoio adicional para ajudá-la a preparar-se para o jardim de infância, atrasar a entrada provavelmente não é a opção certa”. 

Como determinar a melhor idade para começar o jardim de infância - Papo de Pai

“Quando as crianças entram no jardim de infância, elas devem ser capazes de realizar atividades de autocuidado, como alimentar-se, ir ao banheiro e vestir suas roupas e sapatos de forma independente”, diz Garforth. “Essas habilidades devem ser praticadas desde a tenra idade, e roupas apropriadas devem ser selecionadas para a escola, para que elas possam usar o banheiro e vestir uma jaqueta”, ressalta.

Habilidades motoras e independência são determinantes

Como determinar a melhor idade para começar o jardim de infância - Papo de Pai

As habilidades no banheiro são critérios óbvios para ser maduro o suficiente para o jardim de infância, mesmo que as crianças não sejam necessariamente limpas . E roupas apropriadas fazem sentido para uma criança que ainda luta por amarrar os cadarços ou fechar o paletó. Isso porque um professor de jardim de infância não pode ajudar 22 crianças a se prepararem para o recreio, de modo que sapatos escorregadios ou sem gravata fazem sentido. As habilidades motoras não são as únicas que uma criança precisa ter para o jardim de infância. Há muitas habilidades sociais que também são necessárias.

“Emocionalmente, as crianças devem ser capazes de se separar dos pais, saber se revezar, compartilhar e brincar com outras pessoas”, explica Garforth. Pais e filhos podem ter problemas com a separação, mas essas habilidades podem ser desenvolvidas antes do jardim de infância. “Os pais podem apoiar essas habilidades fazendo com que seus filhos brinquem com outras crianças”, diz Garforth. “Matriculando-os em programas em centros comunitários e na prática, deixando-os com familiares ou amigos de confiança por longos períodos”.

Como determinar a melhor idade para começar o jardim de infância - Papo de Pai

Socialização apropriada pode ser difícil de julgar; os pais precisam observar como o filho se comporta entre os colegas e quão bem eles obedecem às regras fora de casa, como na biblioteca ou na casa de um amigo. As crianças também precisam ser capazes de se defender, porque uma criança que não pode pedir ajuda passa por um momento difícil.

“Se o seu filho sofre de ansiedade, atrasar a entrada no jardim de infância pode causar mais danos do que benefícios”, explica Garforth. “Conversar com um especialista em ansiedade pode fornecer estratégias apropriadas para usar com seu filho e ajudar a prepará-lo para a escola.”

Como determinar a melhor idade para começar o jardim de infância - Papo de Pai

Uma criança pode se comportar adequadamente no parque, em uma brincadeira ou em casa, mas ainda pode não estar preparada emocionalmente para a grande mudança no jardim de infância. “Mesmo as crianças que no papel parecem estar prontas para o jardim de infância podem lutar com a transição”, diz Garforth. Ainda assim, se uma criança está nervosa com a escola, desviá-la de vermelho pode não ser a melhor opção, afinal.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros