3 minutos de leitura

Falamos ontem sobre como configurar o celular do seu filho em um manual super completo e fácil de entender. Mas muitos pais preferem que seus filhos usem tablets, pelo tamanho da tela, diversidade de jogos ou qualquer outro motivo. Então nesse artigo vamos ensinar, também com a ajuda dos especialistas da Kaspersky Lab, como configurar […]

Falamos ontem sobre como configurar o celular do seu filho em um manual super completo e fácil de entender. Mas muitos pais preferem que seus filhos usem tablets, pelo tamanho da tela, diversidade de jogos ou qualquer outro motivo. Então nesse artigo vamos ensinar, também com a ajuda dos especialistas da Kaspersky Lab, como configurar um iPad de diversas formas, pra que você possa deixá-lo totalmente bloqueado, caso seu filho seja um bebê, ou liberar alguns recursos, se julgar que isso não afetará sua segurança.

Sem internet, sem problemas

 

Você pode eliminar completamente a possibilidade de que o dispositivo se conecte acidentalmente à Internet. Isso é altamente recomendável pois seu filho pode executar o navegador web e ver conteúdo impróprio para a sua idade.

Para resolver isso, basta ir até as configurações; “Restrições” e desativar o acesso ao Safari. Infelizmente esta opção só funciona com o navegador padrão, portanto se você tem outro navegador, a melhor opção é desinstalá-lo.

Como configurar o iPad do seu filho corretamente - Manual completo - Papo de Pai

Como configurar o iPad do seu filho corretamente - Manual completo - Papo de Pai

Você pode também instalar um bom navegador, capaz de filtrar o conteúdo. Atualmente existem vários disponíveis na App Store, como o Kaspersky Safe Browser, por exemplo.

Bloqueando sua carteira 

 

Não há nada grátis neste mundo. Os desenvolvedores dos apps gratuitos, como qualquer um de nós, buscam ganhar a vida com o seu trabalho. Portanto, os chamados “jogos gratuitos” sempre incluirão a possibilidade de realizar compras dentro do aplicativo. O que fazer para evitar possíveis compras indesejadas? Outra vez, nas “Restrições”, a Apple incluiu uma função de grande utilidade:

Como configurar o iPad do seu filho corretamente - Manual completo - Papo de Pai

Bloqueio total

 

Caso você queira deixar o iPad super seguro e não correr qualquer risco pode nessa tela bloquear tudo: instalação/desinstalação app, iTunes, FaceTime, câmera e o acesso ao Siri. E posteriormente, se precisar de algo desse conjunto de ferramentas, basta ativá-lo temporariamente.

Acesso guiado

 

Há uma outra maneira elegante de controlar as crianças que são mais curiosas do que o normal: se chama “Acesso Guiado” (Configurações -> Geral -> Acessibilidade -> Acesso Guiado). Ele está projetado para manter um usuário focado em uma determinada tarefa, completamente livre de distrações, além de limitar o uso de um aplicativo por vez, ele também desabilita a opção de abrir outros aplicativos ao mesmo tempo.

Como configurar o iPad do seu filho corretamente - Manual completo - Papo de Pai

O “Acesso Guiado” tem uma série de características úteis. Por exemplo, você pode desativar a entrada tátil, o botão ‘Home’, a auto-rotação, o controle de volume, o teclado virtual, e até mesmo escolher partes ativas da tela como áreas selecionadas desenhadas para ícones de aplicativos, que não são seguras para as crianças.

Como configurar o iPad do seu filho corretamente - Manual completo - Papo de Pai

Dando um descanso para o iPad

 

Agora, uma das tarefas mais complicadas, é como limitar o tempo que seu filho passa com o iPad de uma forma elegante, sem gerar um ataque de birra para continuar com a diversão. O iOS 8 tem essa capacidade integrada no “Acesso Guiado”. Com a função “Time limit” você pode estabelecer o tempo de uso do tablet para as crianças. Como funciona? A tela se apaga assim que o tempo terminar. É como se o iPad quisesse dormir um pouco!

Como configurar o iPad do seu filho corretamente - Manual completo - Papo de Pai

Faltou algo nesse manual? Se achar que alguma outra dica deveria ser incluída envie pra gente usando o campo de comentários abaixo. 😉

 

Esse conteúdo é patrocinado pela Kaspersky Lab. Clique no banner abaixo e saiba mais sobre a empresa. São parcerias como essa que financiam o Papo de Pai

[adinserter block=”2″]

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros