8 minutos de leitura

Alalaô ôôôôô! Confetes, serpentinas, fantasias, cores e diversão fazem a alegria dos pequenos no Carnaval. E, mesmo que você queira descansar um pouco longe da agitação, seu filho ainda pode aproveitar a folia.

Vamos te mostrar que um Carnaval sem muito agito também pode ser divertido. Praias, cachoeiras, montanhas, trilhas são excelentes destinos para fugir das multidões.

No entanto, quando se viaja com crianças, as preocupações quanto ao destino, assim como o trajeto, aumentam.

É preciso considerar que o local seja seguro para receber os pequenos, assim como o transporte e o roteiro estejam adequados para todas as necessidades e os imprevistos.

Para te ajudar aproveitar o feriado prolongado e por o pé na estrada com as crianças, reunimos 10 destinos para passar o Carnaval longe da folia, mas bem perto da natureza. Acompanhe! 

1 – Campos do Jordão (São Paulo)

Imagens com drone para os vídeos do festival. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Campos do Jordão é umas primeiras alternativas de lugares para fugir do Carnaval em São Paulo. A 90 km da capital paulista, a cidade oferece ótima infraestrutura para receber famílias com filhos. 

Super charmosa, Campos é conhecida como a “Suíça Brasileira”, e leva este título por ser um dos municípios mais altos do país. Sua arquitetura é típica europeia e a cidade está cercada pela exuberante Serra da Mantiqueira.

Ao contrário do que muitos pensam, o roteiro não é para curtir apenas no inverno, a cidade também oferece muitas opções de passeios para curtir o ano todo.

2 – Socorro (São Paulo) 

Foto: Divulgação

Conhecida como “Cidade da Aventura”, Socorro é um dos principais destinos para os amantes de aventura no Brasil. Localizada no Circuito das Águas Paulista, a cidade turística está a 135 km de São Paulo.

Socorro é um destino referência em ecoturismo e oferece atividades na terra, ar e água, perfeitas para toda a família.

As opções de programas agradam tanto aos que gostam de atividades mais emocionantes quanto aos que preferem curtir a tranquilidade da cidade interiorana. 

Onde se aventurar com as crianças?

Passeio de Quadriciclo – O passeio passa por bonitos cenários e estradas de terra. Os visitantes recebem um treinamento prévio em uma pista interna e o condutor acompanha todo o percurso. A idade mínima para pilotar é de 18 anos. Crianças a partir de 7 anos podem ir à garupa.

Circuito de Arvorismo – O percurso tem 500 metros de extensão, 16 etapas diferentes e termina em uma tirolesa de 80 metros. A atividade tem duração aproximada de 45 minutos. Altura e peso mínimos permitidos: 1,35m e 35 quilos.

Cavalgada – Muitas empresas da cidade oferecem cavalgadas em meio à natureza – que farão você se sentir em perfeita harmonia com o meio natural. Os passeios são acompanhados por condutores treinados.

Atividades recreativas – Muitos hotéis oferecem opções recreativas para todas as crianças. Há jogos, pescaria, piscinas, oficinas, como: pintura facial, teatro de fantoches e máscaras, ping-pong, futebol, videokê e muito mais.

Rafting – Os percursos oferecidos são de 4km ou 7km. O passeio é indicado para crianças a partir de 5 anos no trecho de 4 km. O uso de colete e capacete é obrigatório. Uma embarcação menor segue na frente para fazer a segurança na descida do rio. Dependendo do nível do rio, o passeio pode ser suspenso ou cancelado. 

>> Essas são apenas algumas das inúmeras atividades. 

3 – São Roque (São Paulo) 

Foto: Divulgação

Localizada a 70 km de São Paulo, São Roque é o local escolhido tanto por casais quanto por famílias com crianças pequenas. A cidade é um verdadeiro paraíso para quem ama esportes radicais, contato com a natureza e os animais e muito vinho.

É em São Roque que fica o Ski Park, parque que une esportes radicais e atividades ao ar livre, com toda infra necessária para atender a família. O local oferece aos visitantes uma linda vista panorâmica da cidade.

O parque está localizado em uma das belas montanhas do município, a 1.200m acima do nível do mar, sendo que a parte dos 320mil/m² é de mata atlântica nativa.

O local oferece atrações, como: pista de esqui e snowboard, pista de patinação, arvorismo, paintball, playground, tobogã, teleférico, trilha ecológica e muito mais.

4 – Rio Quente (Goiás)

Foto: Divulgação

A cidade de Rio Quente, no interior de Goiás, proporciona uma natureza exuberante, com parques aquáticos, toboáguas, esportes radicas, piscinas naturais e uma quantidade generosa de água quente, com temperatura média de 37,5°C.

E não para por aí, é no bairro da Esplanada onde fica o complexo turístico da região: o Hot Park, um parque aquático com muitas atrações, e o Rio Quente Resorts, que conta com oito piscinas alimentadas por águas termais.

A água quente disponível é resultado de um fenômeno natural conhecido como geotermia, que produz uma impressionante quantidade de 6,5 milhões de litros por hora. 

Esse processo ocorre quando a chuva se infiltra no solo e penetra nas rochas. A cada 30 metros que avança, a água é aquecida em 1º C grau devido à proximidade com o calor da Terra, adquirindo pressão para ressurgir na superfície. Esse espetáculo natural é um deleite para os visitantes.

5 – Maragogi (Alagoas)

Foto: Salinas Maragogi/Divulgação

Situado no norte de Alagoas, Maragogi é um destino perfeito para viagens em família com crianças. Com sua água calma e transparente, abundante em piscinas naturais e um cenário de tirar o fôlego que parece tirado de um cartão postal.

Maragogi faz parte da chamada Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental que se estende por cerca de 120 km ao longo da costa.

O município é conhecido como o Caribe Brasileiro graças às suas águas cristalinas. Os pequenos vão se divertir nas piscinas repletas de peixinhos coloridos.

Além disso, a temperatura na casa dos 30 graus durante todo o ano faz com que Maragogi seja um destino legal para conhecer com as crianças em qualquer época. 

Resorts, hotéis e pousadas estão por toda a cidade e, já que o local tem sua economia baseada no turismo, não faltam boas atrações para quem o visita. Vale a pena conhecer!

6 – Santa Catarina

Foto: Divulgação

Localizado na região sul do Brasil, Santa Catarina é um estado com uma extensa costa banhada pelo Oceano Atlântico, além de possuir diversas ilhas, praias e montanhas. 

A capital, Florianópolis, é famosa por seu mercado público, que oferece bares, restaurantes e barracas de comida típica, bem como por seu museu histórico instalado em um antigo palácio colonial do século 19.

Florianópolis

A capital de Santa Catarina oferece diversas praias que agradam a todos os tipos de visitantes. Aqueles que buscam águas quentes e boa infraestrutura encontrarão praias ideais no norte da Ilha, como Jurerê e Daniela. 

Para quem prefere uma atmosfera mais simples e relaxante, o sul da Ilha é uma excelente opção, com praias de águas calmas no bairro do Ribeirão da Ilha – um dos locais mais tradicionais de Florianópolis – perfeito para quem viaja com crianças. 

Além disso, há ótimos hotéis, restaurantes, opções de compras, shoppings e uma variedade de atrações em toda a ilha, adequados para todas as faixas etárias.

Balneário Camboriú

BC é uma cidade que oferece uma ampla gama de atrações, tanto urbanas quanto costeiras, tornando-a um excelente local para visitar com crianças.

Além das praias, há muitas outras opções para se divertir durante alguns dias na cidade. É possível fazer um passeio de barco pirata, visitar o parque temático Beto Carrero, explorar os parques naturais da região, passear de bondinho até a praia de Laranjeiras e muito mais.

7 – Monte Verde (Minas Gerais)

Foto: Site Live More, Travel More

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, em Minas Gerais. Essa cidade tem o acolhedor DNA mineiro, sendo um destino perfeito para relaxar e se conectar diretamente com a natureza, aproveitando a estadia nos melhores hotéis fazenda da região.

Há uma ampla variedade de atividades disponíveis, desde trilhas e cachoeiras até passeios de quadriciclo, permitindo que você escolha diferentes opções para cada dia e atenda às preferências de todos os membros da família.

Esta é uma excelente oportunidade para desconectar pais e filhos da tecnologia e mergulhar em belas paisagens e atividades ao ar livre.

Monte Verde conta com muitas atividades para as crianças: patinação no gelo, passeios de quadriciclo, arvorismo, diversas trilhas deslumbrantes, cachoeira e muito mais.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros