[ editar artigo]

Um pequeno guia pra quem quer começar a meditar

Um pequeno guia pra quem quer começar a meditar

Como disse no vídeo que publiquei essa semana, a imagem que eu tinha do que é meditar era totalmente distorcida. E isso me afastou da meditação por muito tempo, até que acabei meditando por acaso, vendo um vídeo da Tania Mujica.

Eu percebi na hora que aquilo me fez muito bem, embora só tenha conseguido me concentrar por alguns breves instantes. E decidi que iria tentar outras vezes pra poder entender melhor de que forma aqueles poucos minutos em silêncio me causaram um bem estar tão grande. 

Mais de um ano se passou e eu não consegui encaixar a meditação na minha rotina. Tentei antes e depois do trabalho, na hora de dormir e tive pouca frequência. Mas durante esse tempo acabei vendo várias notícias e estudos comprovando diversos impactos positivos da meditação pra nossa saúde, inclusive alterações cerebrais. O que me deixou ainda mais motivado a adquirir esse hábito. 

Tudo mudou quando eu li um livro chamado "O Milagre Da Manhã", do Hal Elrod, que sugere um ritual matinal com atividades de desenvolvimento pessoal e, entre elas, a meditação.

Clique aqui pra comprar o Box com "O Milagre Da Manhã" + caneca e chaveiro do Papo de Pai

O autor diz que apenas 5% da população vive uma vida plena, explorando todo o seu potencial, enquanto o restante desperdiça quase toda a sua capacidade. E que nosso nível de sucesso sempre será um paralelo com nosso desenvolvimento pessoal. Pois nosso mundo exterior sempre será um reflexo do nosso mundo interior. 

Depois de ler esse livro, há mais de 3 anos, eu consegui transformar em hábito a meditação e outras atividades de desenvolvimento pessoal como yoga, afirmações positivas e gratidão.

Até aquele momento eu acreditava que precisaria transformar o meu mundo exterior (conseguindo um emprego melhor e um bom pratimônio) pra me sentir feliz e realizado. Mas desde então, embora meus desafios pessoais e profissionais tenham sofrido poucas alterações, a forma como enxergo e reajo aos acontecimentos externos foi totalmente transformada, pra melhor.

Atualmente reservo um tempo pra yoga e meditação após meus treinos de musculação ou corrida. Sinto que a endorfina liberada com a atividade física intensa me ajuda na concentração e despertar da gratidão. 

Por onde começar

Eu comecei a meditar com a ajuda de vídeos do YouTube, existem vários canais especializados nesse tipo de conteúdo. Também é possível recorrer a aplicativos pra celular, cujas opções também são muitas. Então vou listar abaixo algumas sugestões que eu já testei e recomendo.

Dê preferências para meditações do tipo mindfulness, que é a prática de estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade. Aqui tem uma que eu já fiz inúmeras vezes e tem apenas 13 minutos de duração. 

Também gosto muito das meditações do Fábio Lima, Tania Mujica e Yoga Mudra, com quem aprendi a fazer e me apaixonei pelo yoga. 

Se quiser optar por um aplicativo, sugiro o medite.se (versão para Android | versão para iOS) e lojong (versão para Android | versão para iOS). Ambos são gratuitos e oferecem uma grande quantidade de meditações guiadas. 

Como encaixar a meditação na minha rotina

Estudos apontam que as ações precisam ser repetidas entre 20 e 30 vezes pra se tornarem hábitos. Então encontrar um espaço na sua rotina pra meditar e ter frequência é fundamental pra se transformar em algo natural, parte da sua vida. 

Se precisar de um incentivo leia "O Milagre Da Manhã". A lista de pessoas que tiveram suas vidas transformadas depois dele é bem extensa e inclui muitos famosos. 

Clique aqui pra comprar o Box com "O Milagre Da Manhã" + caneca e chaveiro do Papo de Pai

Também recomendo fortemente "O Poder Do Agora" (Eckhart Tolle), "Comunicação Não Violenta" (Marshal) e "A Coragem De Ser Imperfeito" (Brené Brown). 

Volte aqui pra contar sobre seu progresso e percepções depois começar a meditar, tá?!

Papo de Pai
Tomás Dotti
Tomás Dotti Seguir

Trabalhando diariamente pra me tornar o grande homem que minhas filhas acreditam que eu sou e inspirando outros homens a fazerem o mesmo. Fundador e Community Manager do Papo de Pai.

Ler conteúdo completo
Indicados para você