[ editar artigo]

Tudo o que você nunca quis saber sobre os genitais do seu bebê

Tudo o que você nunca quis saber sobre os genitais do seu bebê

 A hesitação que temos em falar sobre órgãos reprodutivos pode causar estragos em novos pais. Embora você possa estar aí totalmente confortável em adivinhar o que seria um padrão normal para mãos, pés, rosto e membros, há uma boa chance de você abrir uma fralda apenas para recuar horrorizado, exclamando “Querido Deus! Isso é normal?”

Mas calma, babão. Curiosamente sim, muitas vezes é totalmente normal. Mas eu sei, você não dormirá tranquilo até saber mais sobre coisas que te deixam incomodado . Então prepare-se para se sentir desconfortável.

Chame pelo nome, por que não?

Primeiro, faça um favor a você e ao seu filho e comprometa-se agora a chamar seus órgãos genitais do que eles realmente são. Diga alto e orgulhoso: Pênis! Vulva!

Usar apelidos como “pee-wee” ou “sua alteza ” (sim, tem gente que chama de "pee wee',vai entender) dá um toque negativo às partes do corpo. A mensagem que você está enviando é que eles não podem chamar os órgãos genitais do que são porque essas partes são de alguma forma sujas e vergonhosas.

Dizer as palavras também indica para as crianças que essas partes do corpo são algo que você pode discutir com os adultos quando necessário. Ele permite que seu filho se comunique sobre problemas médicos que possa estar tendo ou fale claramente sobre abuso sexual nas circunstâncias mais terríveis.

Isso é empoderador para o seu filho. Usar essas palavras não significa que você não pode continuar reforçando que seu pênis ou vulva devem ser mantidos em sigilo.

O novo pênis

O pênis do seu filho é afetado por hormônios no útero. Por causa disso, pode surgir com uma aparência estranhamente inchada. Ficar alarmado (ou excessivamente orgulhoso) dos testículos super grandes do seu filho é desnecessário.

No outro extremo, não se assuste com o tamanho do pênis do seu filho. Você deve se preocupar principalmente se está fazendo seu trabalho, especificamente lançando fluxos de urina surpresa durante as trocas de fraldas.

Existem situações totalmente normais, por exemplo, quando uma camada de gordura de bebê adorável pode enterrar o pênis do seu recém-nascido. E o nome disso é justamente “pênis enterrado”. A magreza do seu filho ao crescer resolverá o problema. Mas saiba que um pênis enterrado acaba com a circuncisão por um tempo.

Finalmente, não deixe que as ereções o surpreendam. É normal e vai acontecer com bastante frequência. Aconteceu até no útero. 


Cuidados com o pênis

Felizmente, um pênis é muito fácil de cuidar. Basta lavá-lo com água morna. Não há necessidade de puxar o prepúcio se estiver lá. A água vai subir lá e fazer o que deveria durante um banho padrão. Além disso, tenha cuidado com qualquer cura relacionada à circuncisão.

A Nova Vulva

Novamente, agora no caso das meninas, a vulva da sua filha pode parecer estranhamente inchada fora do útero, graças aos hormônios do seu parceiro. Isso é normal e vai diminuir.

Esses hormônios também são a razão para outra normalidade surpreendente: corrimento e sangue. À medida que o corpo do seu filho desce da enxurrada de hormônios maternos, o útero pode expelir um pouco de sangue e muco claro e pegajoso. Sim,babão, isso mesmo. Não surte.

Também é provável que você veja uma substância cerosa branca dentro e ao redor dos lábios. Esta substância é chamada de vernix e uma vez protegeu sua pele do ambiente do útero. Resista ao desejo de limpá-la. O corpo acabará por absorver essas coisas.

Cuidados com a Vulva

Lave suavemente com água da frente para trás. Você pode abrir os lábios levemente e suavemente, mas não há necessidade de realmente entrar lá. Ele foi construído para ser bastante protegido e limpo, desde que você saiba como limpar. Não há necessidade de gastar uma tonelada de tempo na área.


Problemas de pênis e vulva

Há um punhado de vezes em que o pênis do seu filho pode estar agindo de forma anormal. E existem alguns possíveis problemas de vulva com os quais você pode se deparar. Apenas tenha certeza de que você pode lidar com essas coisas. Aqui estão algumas coisas a serem observadas:

Infecção do Trato Urinário (ITU)
Geralmente devido a bactérias, as ITUs podem evoluir para infecções renais se não forem tratadas em tempo hábil. Uma ITU geralmente será acompanhada de choro inconsolável, falta de apetite e febre em casos extremos. Urina com cheiro desagradável e partes do corpo também farão parte da equação.

Testículos que não desceram
Até 5% dos meninos podem ter um ou dois testículos que não desceram. Geralmente isso se resolve sozinho.

Aderências labiais
É quando a pele dos lábios se funde. De forma alguma você deve tentar separar a adesão. Muitas vezes, resolve na puberdade, se não antes. A única vez que pode exigir intervenção é se estiver levando ao aumento de ITUs ou interferindo na micção. Seu médico deve ser capaz de aconselhar.

Ufa,quanta coisa né, babão? E aqui está você, ainda vivendo e respirando, apesar de se sentir desconfortável nas últimas centenas de palavras. Só o que precisamos é menos tabus e mais informação e troca de experiências.

Ler conteúdo completo
Indicados para você