[ editar artigo]

Psicólogos afirmam: Mães deveriam tirar férias sozinhas de vez em quando

Apesar dos tempos modernos mostrarem uma dinâmica familiar mais diversificada do que em outros tempos, o trabalho de ser mãe ainda é uma das tarefas mais difíceis que existem. Cuidar de afazeres domésticos, arrumar e acompanhar as crianças, cuidar da educação, o que não falta são tarefas. 

Toda mulher deve tirar férias do seu papel de mãe - Papo de Pai

Mesmo em um cenário onde os pais trabalham fora, a maioria dessas obrigações permanecem com a mulher. De qualquer maneira, é consenso geral entre psicólogos que as mulheres precisam de férias de vez em quando.

Um intervalo nessa rotina é algo benéfico não só para as mães mas toda a família. Uma quebra na rotina vai resultar em uma melhor mãe e esposa, menos estressada e com a cabeça limpa dos vícios de pensamento, tão comuns para quem acaba se submetendo a ciclos diários de esgotamento.

Toda mulher deve tirar férias do seu papel de mãe - Papo de Pai

Claro que nem todos tem essa possibilidade, seja por falta de recursos ou de um tempo mais longo. Porém, existem maneiras de amenizar esse estresse.

Alternativas para recarregar as baterias

Toda mulher deve tirar férias do seu papel de mãe - Papo de Pai

Existem algumas opções que podem amenizar o cansaço ou iniciar um processo que que pode se desdobrar em um tempo mais extenso no futuro. 

Se o desejo é sair de férias, calma, não é tão difícil assim. O grande segredo é organizar tudo com antecedência, organizando e priorizando a sua agenda, guardando um valor já estabelecido todo mês, ainda que seja pouco.

Toda mulher deve tirar férias do seu papel de mãe - Papo de Pai

As tarefas domésticas podem e devem ser alternadas, o mundo não vai desabar se a louça ou a roupa não for lavada todo dia. Se possível, divida com o marido cada tarefa, senão, dedique dias para descansar. Sua saúde psicofísica agradecerá.

Reservar uma manhã livre por semana, não deixe que os fins de semana fiquem como uma lembrança empoeirada no fundo da sua mente. Se não é possível, uma manhã por semana pode ser feito, para fazer compras, um curso, ler, assistir um filme, entre outras escolhas.

Toda mulher deve tirar férias do seu papel de mãe - Papo de Pai

Um dia totalmente livre também é algo essencial e pode ser combinado com o parceiro. Um dia do fim de semana de preferência.

Para concluir, nenhuma mãe deve se anular e negligenciar seu bem estar, reivindique nem que seja com ajuda de avós ou outros parentes. Isso será, inclusive, positivo para seus filhos.

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você