[ editar artigo]

Talheres para os pequenos: quando e como começar a usar?

Talheres para os pequenos: quando e como começar a usar?

Participar do crescimento dos nossos filhos é, antes de tudo, testemunhar cada uma de suas conquistas, desde as maiores, como os primeiros passos, até as mais simples, como começar a usar os talheres em uma refeição.

Por isso, ainda que pareça natural aprender os detalhes da rotina, é comum termos dúvidas sobre como os processos acontecem. Afinal, você lembra quando foi exatamente que começou a usar um talher? Provavelmente não e está tudo bem.

Por isso, para nos ajudar a entender como essas pequenas conquistas acontecem, hoje o assunto é justamente esse: como e quando eu ensino a criança a usar talheres?

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que o talher é associado naturalmente pelas crianças como um objeto parte da rotina de alimentação. Isso acontece simplesmente pela observação, pois, ainda que possam comer com as mãos, eles veem os pais usando colheres, garfos e facas.

E essa é a primeira e mais importante dica: use seu exemplo. Deixe que a criança te observe manuseando os talheres e mostre como são segurados e movimentados de forma segura.

Saiba que, ainda que crianças possam usar colheres e até garfos pequenos de acordo com o método de introdução alimentar escolhido pela família, a partir de 1 ano o garfo (com pontas arredondadas) pode ser introduzido e de 1 a 3 anos seu filho estará mais seguro para usar uma faca sem corte, por exemplo, ainda que seja apenas para acompanhar a refeição e separar os alimentos em seu prato.

Sobre o material, prefira os talheres de metal e aço inoxidável. Para ajudar seu pequeno a treinar corte, deixe que ele pique uma banana em rodelas, por exemplo, usando uma faca sem corte. Após, peça que ele use um garfo sem ponta para levar o alimento até a boca e acredite: crianças amam desenvolver autonomia!

Você também pode aproveitar talheres para treinar o uso com massinha de modelar, por exemplo. Lembre sempre de auxiliar seu filho a compreender a forma de utilizar as mãos com firmeza e segurança e, pouco a pouco, o aprendizado se fortalece.

E na sua casa? Como funciona o uso de talheres? Compartilhe sua experiência e envie esse texto para outros pais!

Esse texto faz parte da série sobre nutrição infantil criada em parceria com Aptanutri 3, fórmula infantil da Danone Nutricia especialmente pensada para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Sabemos como desenvolver bons hábitos alimentares nesta fase é uma preocupação de todo o pai, por isso, Aptanutri 3 e Papo de Pai se uniram para trazer informações e pesquisas relevantes sobre esse assunto. Para ler todos os posts sobre o tema, siga a tag nutrição.

Papo de Pai
Tomás Dotti
Tomás Dotti Seguir

Trabalhando diariamente pra me tornar o grande homem que minhas filhas acreditam que eu sou e inspirando outros homens a fazerem o mesmo. Fundador e Community Manager do Papo de Pai.

Ler conteúdo completo
Indicados para você