[ editar artigo]

Seu filho não para um minuto? TDHA pode ser a causa

Seu filho não para um minuto? TDHA pode ser a causa

 

Primeiro vamos a descrição mais direta. Oque é TDAH?

Trata-se de um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A suspeita do diagnóstico de TDAH pode ser levantada em crianças com sintomas de hiperatividade, falta de atenção e/ou impulsividade que estão presentes desde a infância e, com o conhecimento de sua existência, pode vir a ser considerada pelos próprios pais antes mesmo que a criança atinja idade escolar.

Apesar do diagnóstico só ser aplicado com segurança e eficácia a partir dos 6 anos, alguns pais já notaram comportamentos em crianças muito pequenas.

Dificuldade em manter-se parada no mesmo lugar, como por exemplo, de  assistir um filme na TV, sem virar cambalhotas no sofá, mudar de posição várias vezes, chegando a ficar de ponta cabeça.

Ou então chegar aos 3 ou 4 anos sem nunca ter assistido Frozen, Moana, Rei Leão, ou qualquer outra animação, do início ao fim por pura falta de interesse ou atenção. É como se nada fosse interessante o suficiente para prender o interesse por longos períodos, suficientes para que queira ver o final daquela história ou até mesmo a cena seguinte.

Mesmo que seu filho não se enquadre em nenhum desses comportamentos, fique atento à mãos, pés e boca. Movimentos praticamente involuntários e inconscientes como balançar os pés, ficar manuseando algum objeto ou enrolar o cabelo com os dedos ou movimentos com a boca durante uma aparente "sossegada" devem ser considerados também.

É importante que a suspeita do tdah seja a mais precoce possível, já que seu diagnóstico não é tão simples e rápido e deixa-lo para a fase escolar pode comprometer fases cruciais da educação como a alfabetização, por exemplo.

Crianças com tdah não diagnosticado, e sem acompanhamento devido por profissionais e pela escola, são normalmente donas dos menores rendimentos das suas salas de aula e infelizmente uma boa parte dos diagnósticos só é feito após, e por conta, de um episódio desse.

Com muita sorte, a criança com tdah tem a suspeita ou até mesmo o comportamento notado e descoberto por um professor que, se diga aqui, teve quase que a benção divina de estudar e adquirir habilidade para isso.

Leia, pesquise, estude, se informe e não deixe fora do seu radar de pai toda e qualquer dúvida em relação a qualquer comportamento do seu pequeno(a). Ao mínimo da falta de entendimento sobre algum comportamento, pesquise sobre aquilo.

O TDAH é uma das coisas mais importantes que não podemos deixar passar batido pela infância, pois um adulto sem diagnostico e com TDAH terá grandes possibilidades de ter colecionado a vida toda até então de insucessos em todas as áreas da sua vida, e aos trinta pode já ter se convencido de que não é capaz de realizar, conquistar, socializar por ser inexplicavelmente diferente de todo mundo.

Papo de Pai
Riccardo Velasco
Riccardo Velasco Seguir

Me interessei sobre paternidade da maneira mais comum: Tive uma filha! A Manu. Sou pai desde a raiz à flor da pele. Do exato momento da concepção, até quando meus olhos fecharem definitivamente. Mas nesse intervalo, farei o melhor como pai.

Ler conteúdo completo
Indicados para você