[ editar artigo]

Saúde do homem e a importância na relação entre pai e filho

Saúde do homem e a importância na relação entre pai e filho

Como está sua saúde, pai? Nem sempre os homens costumam saber ou valorizar o cuidado com a sua saúde mental, corporal e alimentar.

Por isso, para ajudar ainda mais, trouxemos uma surpresa para você neste material! 

Manter a saúde masculina é algo urgente, começando desde a descoberta da gravidez da mãe até o desenvolvimento da vida adulta do filho.

Depois do nascimento, contudo, o bebê precisa do apoio emocional, psicológico e alimentar. Com isso, a vitalidade é ligada aos três tópicos que citamos anteriormente e, com ela, mantemos os três pilares da saúde e bem-estar alinhados. 

O que você precisa saber sobre saúde do homem 

Uma boa relação entre pai e filho é um fator fundamental para o desenvolvimento da criança, pois se torna uma forma de as crianças se sentirem apoiadas por meio do afeto.

Quando o filho sofre um tipo de carência afetiva, ele pode pensar que não é importante para o pai, fazendo com que se sinta desamparado diante dos desafios diários. 

Por isso, o bom relacionamento vocês deve ter início logo no nascimento da criança e continuar pelos próximos anos, sempre transparecendo carinho, amor, confiança e responsabilidade. 

A convivência saudável entre pai e filho, portanto, é fundamental para a segurança, confiança e autonomia no crescimento dos pequenos ao longo dos anos, pois os ajuda a ter respeito ao próximo, identificar o que realmente importa e influenciar outras pessoas para o lado positivo. 

Por isso, se você deseja estreitar ainda mais as relações com o seu filho(a), nós da Manipulaê preparamos um quiz bem interessante e divertido para você descobrir qual pai é você. Respondendo ao nosso quiz, vocês recebem um brinde exclusivo e ganham uma experiência personalizada!

Clique agora nesse link e responda:

RESPONDA AGORA O QUIZZ PAI DE A A Z 

Saúde do homem: como se alimentar bem? 

A nutrição alimentar impacta toda a vida, pois é através de uma boa alimentação que o desenvolvimento se dá de maneira adequada, sendo uma das preocupações diárias na saúde do homem.

Quando o pai tem a preocupação com uma boa nutrição, isso se torna uma forma de se conectar e criar sentimentos positivos, pois possibilita ensinar a importância dos bons alimentos e de possuir uma alimentação saudável, consumindo os nutrientes necessários. 

Os benefícios da participação do pai na alimentação de seu filho são: estimular uma alimentação rica em nutrientes e minerais, fortalecer o vínculo entre pai e filho, influenciar o consumo de alimentos naturais e frescos e aumentar a confiança no consumo de coisas novas. 

Existem alguns alimentos que são essenciais em cada etapa da vida para contribuir na saúde do homem, tais como: 

  • No período da infância, o leite materno. Na fase do desmame, os pais começam a introduzir alimentos como cereais, carnes, legumes, frutas, verduras e alguns grãos. 

  • No período da adolescência, os principais alimentos consumidos são proteínas derivadas do leite, carnes, carboidratos como pão, macarrão, batata e cereais, legumes, verduras e frutas. Sempre tentando incluir fontes de vitaminas como: vitamina A, E, B6, ácido fólico, cálcio, ferro e zinco. 

  • Na fase adulta e terceira idade, os principais alimentos consumidos são proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras, fazendo um combo de nutrientes e mineiras para manter e aumentar a imunidade e saúde com a correria no dia a dia. 

Saúde do homem: como isso impacta em dificuldades hereditárias 

Se manter saudável não está ligado somente a alimentação e nutrição, mas também a cuidar de você mesmo, fazendo exames todos os meses e transmitindo práticas saudáveis para os seus filhos. 

Evitar maus hábitos em casa também é uma parte do aprendizado de pai para filho, evitando cigarros, bebidas alcoólicas em excesso e alimentos gordurosos. Falar sobre isso pode ser uma boa forma de conscientizar seus filhos sobre os efeitos ruins que existem nessas práticas. 

Também é necessário falar sobre a necessidade de prezar pela saúde intima e manter exames em dia. De acordo com o Dr. João Brunhara, Urologista e conselheiro da plataforma Omens “Para cada idade, existe uma indicação para realizar exames periódicos que podem indicar precocemente possíveis problemas de saúde.” 

O Dr João Brunhara também diz que “Para homens a partir dos 30 anos de idade, já é indicado fazer os exames de sangue", tais como: 

  • Hemograma, 

  • Glicemia de jejum, 

  • Ureia, 

  • Creatinina, 

  • TSH, 

  • Triglicérides, 

  • PCR, 

  • Ácido úrico. 

Além disso, é indicado fazer a sorologia de HIV e testes ergométricos (sendo o eletrocardiograma em esforço). 

Já a partir dos 50 anos, é indicado fazer os exames de PSA anualmente (pesquisa do câncer de próstata) e uma colonoscopia (pesquisa de tumores no intestino), sendo repetida a cada 5 a 10 anos ou antes, dependendo do resultado do exame.

É urgente sempre visitar um médico especialista, como um urologista, para ter a certeza que está totalmente saudável, pois é de extrema importância mostrar e explicar para o seu filho como se manter saudável em todas as fases da vida por meio do seu próprio exemplo.

Outros fatores que impactam a educação e desenvolvimento dos filhos são: 

  • Mostrar como cuidar do planeta e ter uma consciência coletiva. 

  • Manter uma relação afetiva, ter empatia pelo próximo e senso social.

Ter um pai como referência de como ser uma pessoa melhor para si e para o mundo muda totalmente a perspectiva de desenvolvimento dos seus filhos.  

Saúde mental também é saúde do homem 

O respeito e o diálogo devem estar sempre presentes entre o pai e o filho.

Por isso, incentivar conversas saudáveis e demonstrar real interesse é a base da construção do amor e da confiança, o que também contribui muito para a saúde emocional.

É fundamental manter o cuidado diário, e, para te ajudar, trouxemos alguns lembretes importantes:

  • Conversar bastante com o seu filho 

  • Dividir uma paixão ou hobbies 

  • Estar sempre presente nas conquistas importantes

  • Criar um tempo livre 

  • Elogiar 

  • Ensinar o que sabe 

  • Transparecer amor e carinho 

  • Dar liberdade e confiança 

  • Faça críticas construtivas 

  • Auxiliar o processo de aprendizagem 

  • Ser um bom modelo 

  • Auxiliar nas dificuldades diárias 

  • Ser a rede de apoio sempre 

Vale lembrar que ser pai é fazer parte diariamente da vida de seu filho, desde o desenvolvimento até a sua fase adulta. Ser um exemplo é muito importante para o crescimento da criança, ter amor e carinho, mesmo nos momentos difíceis, é fundamental para que a criança desenvolver o emocional, mental e corporal. 

Qual pai é você? Descubra. 

Sabemos que, hoje em dia, com tanta correria, preocupações e facilidades, os pais também têm desenvolvido hábitos para fugir da rotina para conseguir se organizar e manter uma vida saudável. É muito importante encontrar momentos de tranquilidade mesmo com muito trabalho e dedicação, pois isso te manterá saudável na área corporal, nutricional e emocional. 

Por isso, a Mani preparou um teste para saber qual pai é você e como isso pode influenciar na saúde do homem. 

Não esqueça de participar da campanha para descobrir qual Pai de A a Z você é! Lembrando que ao participar você GANHA brindes incríveis exclusivamente para você e seu filho. Clique aqui para responder o Quizz de pai de A a Z. 

TAGS

ENTER

Papo de Pai
Manu, da Manipulaê
Manu, da Manipulaê Seguir

Sou a Manuela, a assistente da Manipulaê. Estou aqui para auxiliar todos com suas dúvidas sobre os medicamentos e assuntos voltados para a saúde e bem-estar no dia a dia de cada pessoas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você