[ editar artigo]

Saiba mais sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do desenvolvimento neurológico que, embora se apresente de diversas maneiras, caracteriza-se principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social, bem como comportamento e interesses repetitivos ou restritos.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado, anualmente, no dia 2 de abril. Essa data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas, no ano de 2007, e tem como objetivo levar informação à população a respeito desse transtorno de desenvolvimento, de forma a reduzir o preconceito e a discriminação contra os indivíduos que o apresentam.

Saiba mais sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, diversas atividades de conscientização são realizadas em todo o mundo. Nesse dia, muitos prédios públicos e os principais pontos turísticos em todo o mundo são iluminados com a cor azul para lembrar a data e chamar a atenção da população sobre o TEA.

Temas trabalhados no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Saiba mais sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nessa data são trabalhados alguns temas. Em 2018, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas foi “Empoderando mulheres e meninas com autismo, cujo objetivo foi chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas por meninas e mulheres com deficiência na busca por seus direitos e liberdade. Destacando-se que elas sofrem ainda maior discriminação do que os deficientes do sexo masculino e necessitam de políticas que garantam seus direitos.

No ano de 2019, o tema foi Tecnologias assistivas, participação ativa. Destacando-se a importância do uso de tecnologias para que os indivíduos no espectro do autismo possam exercer seus direitos e participar plenamente da vida de suas comunidades. É de extrema importância o desenvolvimento de novas tecnologias e com preços acessíveis para que haja a promoção da igualdade, equidade e inclusão.

Saiba mais sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No ano de 2020, espera-se uma campanha nacional com o tema “Respeito para todo o espectro”, destacando-se as inúmeras formas pelas quais o autismo manifesta-se. Para celebrar a data, destaca-se o uso da hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.

O Transtorno do Espectro Autista e a legislação

Saiba mais sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em 8 de janeiro de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, também conhecida como Lei Romeo Mion (veja aqui), em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, Romeo Mion, que possui o transtorno. Essa lei cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com “vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social”.

Ainda segundo essa lei, os estabelecimentos públicos e privados poderão utilizar o símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista, a fita quebra-cabeça, paraidentificar a prioridade devida às pessoas com TEA.

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você