[ editar artigo]

Saiba como escolher e limpar seu tapete de Yoga

Os praticantes de Yoga sabem como certas coisas são determinantes para a boa prática da atividade. Um bom ambiente, por exemplo, é essencial para o desenvolvimento. Algo que é todo praticante deve ter é um tapete específico de Yoga. Chamado de "mat", o tapete serve de apoio para o aluno realizar os "asanas", as posições de postura.

Saiba como escolher e limpar seu tapete de Yoga - Papo de Pai

 

Escolher o tapete ideal é importante já que seu corpo estará totalmente em contato com ele, principalmente rosto, cotovelo, joelhos e pés. O tapete de Yoga não deve ser muito fino e ter a altura aproximada do praticante. 

Modelos mais adequados

Saiba como escolher e limpar seu tapete de Yoga - Papo de Pai

 

Os valores tem uma variação de acordo com os materiais e densidades. O melhor, no geral, é optar por materiais emborrachados que dão mais segurança ao praticante e são mais fáceis de limpar.

Normalmente, os tapes de yoga usados em salas de aula são de EVA. Os usados nos gramados são preferencialmente atoalhados, que são mais práticos para limpar.

Há ainda os que são feitos com juta ou outros materiais de secagem rápida ou impermeáveis, mais recomendados para estilos vigorosos de yoga, como o Ashtanga Vinyasa.

Saiba como escolher e limpar seu tapete de Yoga - Papo de Pai

Caso seus joelhos sejam sensíveis, quanto mais espesso for o tapete, melhor. Há muitas posturas de yoga que exigem que o aluno fique de joelhos ou com os cotovelos no chão. Apesar de serem mais confortáveis, também são mais pesados por causa dessa característica.

Existem também os que praticam em casa. Se o aluno escolher o conforto do lar, o tapete poderá ser de um tamanho maior. Ele não terá o trabalho de levar o tapete para outros locais. Nesse caso, o ideal é escolher os tapetes de 2 m x 1 m.

Como higienizar o tapete de yoga

Saiba como escolher e limpar seu tapete de Yoga - Papo de Pai

É preciso sempre limpá-lo com álcool após a prática, para evitar o mau cheiro.  Uma dica é realizar a limpeza ao lar livre para aproveitar o sol.

Como o tapete está em constante contato com os pés descalços, procure sempre produtos antissépticos e antifúngicos. Dessa forma, as chances de desenvolver fungos e doenças, como uma micose, são menores.

Doenças de pele podem ser transmitidas pela falta de higienização dos tapetes, principalmente as micoses. O ambiente do tapete também é campo de cultura para vírus e bactérias responsáveis por infecções das vias aéreas.

Saiba como escolher e limpar seu tapete de Yoga - Papo de Pai

É recomendado que se faça a limpeza uma vez por semana, quando o tapete é utilizado em ambientes fechados, e logo após o uso caso tenha sido usado em ambientes externos.

Para evitar o desgaste do material, evite detergentes químicos.

 

TAGS

tapete

Yoga

Ler conteúdo completo
Indicados para você