[ editar artigo]

Queremos saber: Nossos filhos precisam mesmo usar máscara em público?

Queremos saber: Nossos filhos precisam mesmo usar máscara em público?

Se aprendemos alguma coisa nas últimas semanas, é melhor nos acostumarmos com as coisas serem diferentes . E isso inclui o que nós e nossos filhos vestimos em nossos rostos, agora que as autoridades de saúde do Canadá e dos Estados Unidos aconselharam que usar máscaras de pano poderia ajudar a impedir a propagação do COVID-19. (As máscaras cirúrgicas e N95 devem ser deixadas para os profissionais médicos.) 

Mas isso significa que nossos filhos precisam usar máscaras? E se eles recusarem?

Qual o sentido de usar máscaras? É para proteger os outros, ou proteger a nós mesmos?

Queremos saber: Nossos filhos precisam mesmo usar máscara em público? - Papo de Pai

De acordo com Scott Needle, pediatra em Sacramento e membro do Conselho Consultivo de Preparação para Desastres da Academia Americana de Pediatria (AAP), quando os membros do público usam máscaras, é principalmente para impedir a propagação do vírus , reduzindo o spray de gotículas respiratórias. 

Em outras palavras: o objetivo é impedir que você entregue o vírus a outra pessoa.

"Usar uma máscara de pano pode impedir que você pegue o coronavírus, mas eles não são muito eficazes", diz Needle. O problema, diz ele, é que muitos são soltos demais. 

Observe que as máscaras de pano que os Centros de Controle de Doenças e a Agência de Saúde Pública do Canadá estão recomendando são bem diferentes das máscaras N95 que os profissionais de saúde usam ao lidar com pacientes com coronavírus. 

"Esses são um ajuste muito apertado", diz ele. "Eles não são confortáveis ​​e são difíceis de respirar."

Então, se meu filho não está doente, isso significa que eles não precisam usar uma máscara?

Queremos saber: Nossos filhos precisam mesmo usar máscara em público? - Papo de Pai

Na verdade não. “Agora sabemos que as pessoas podem transmitir a infecção nas 48 horas antes de apresentarem sintomas ou quando apresentam a infecção e não apresentam sintomas”, explica Jason Brophy, médico de doenças infecciosas do CHEO, um hospital pediátrico e centro de pesquisa em Ottawa. 

É por isso que as autoridades agora dizem que usar uma máscara em público é um passo razoável para impedir a propagação. "As crianças são mais propensas a ter infecção leve ou assintomática em comparação com os adultos mais velhos, por isso pode ser uma boa ideia usar máscaras em público". 

Mesmo que seu filho pratique distanciamento físico , ainda há uma chance remota de pegar o vírus, diz Brophy. “ Eles ainda podem ter tocado uma superfície quando estavam fora de casa, que estavam contaminados e que poderiam ter causado a infecção. 

Essa pandemia continuará por um tempo, por isso é bom nos acostumarmos com práticas que nos protegerão o tempo todo. ”

As crianças devem usar uma máscara o tempo todo ao ar livre?

Queremos saber: Nossos filhos precisam mesmo usar máscara em público? - Papo de Pai

As máscaras são recomendadas quando não é possível ficar longe de outras pessoas. Portanto, se seu filho está brincando no quintal, ou mesmo em uma caminhada pelo bairro , ele não precisa usar uma máscara para evitar as pessoas fazendo coisas como dar um passo para o lado ou atravessar a rua. 

No entanto, nos casos em que as crianças não podem facilmente ficar longe de outras pessoas - como em um supermercado ou em transporte público, uma máscara é uma maneira útil de impedir a propagação do COVID-19. “Espero que você possa deixá-los em casa nessas situações.

Mas para pais solteiros com filhos mais novos, por exemplo, eles não serão capazes ”, diz Needle. 

É importante observar que crianças com menos de 2 anos de idade não devem usar máscaras por causa do risco de estrangulamento. Se o seu filho estiver com dificuldades em respirar com a máscara ou não puder decolar sem assistência, ele também não deve estar usando um. 

Não tem como meu filho usar uma máscara. E agora?

Queremos saber: Nossos filhos precisam mesmo usar máscara em público? - Papo de Pai

Nesse momento, usar uma máscara é voluntário e você não deve forçar uma criança a fazê-lo. As crianças pequenas podem ter problemas em manter uma máscara no rosto. “O objetivo é reduzir o risco de transmitir suas secreções; portanto, se a máscara os levar a tocar o rosto mais do que normalmente, não alcançará o objetivo”, diz Brophy. 

No entanto, você pode ajudar as crianças mais velhas a se acostumarem com a idéia de usar uma máscara, conversando com elas sobre como elas podem ajudar a impedir a propagação do vírus e fazendo com que experimentem em casa antes de usá-las em público. 

Queremos saber: Nossos filhos precisam mesmo usar máscara em público? - Papo de Pai

Você também pode obter adesão, permitindo que seu filho decore a máscara com marcadores ou, se possível, deixe-os escolher ou criar um design divertido. "Há muitas recomendações on-line para fazer as suas próprias", diz Needle. "Quanto mais as crianças são participantes ativas, ao contrário de alguém dizer que precisam fazer, mais dispostas estarão." 

Os pais também podem normalizar o uso de máscaras usando um deles e mostrando fotos de outras crianças usando máscaras. 

Como lidamos e limpamos a máscara?

Queremos saber: Nossos filhos precisam mesmo usar máscara em público? - Papo de Pai

Brophy diz que as crianças devem lavar as mãos antes de colocá-las e depois de removê-las e evitar tocar na máscara enquanto a usam. Se tocarem na máscara, devem lavar as mãos depois. 

Ele acrescenta que as máscaras devem ser lavadas diariamente em água quente e também quando ficam sujas (por exemplo, de um espirro). Você deve sempre assumir que a máscara está contaminada depois de desgastada, o que significa ter cuidado para não tocar na parte do pano (segure-a pelas alças) e lavar as mãos depois de manusear. 

É realmente importante lembrar que usar uma máscara não substitui outras coisas que estamos fazendo para impedir a disseminação do coronavírus, como ficar em casa e lavar as mãos com frequência. "Mesmo se você tiver a máscara, ainda é importante seguir essas precauções", diz Needle.

Queremos saber: Nossos filhos precisam mesmo usar máscara em público? - Papo de Pai

É impossível saber como essa pandemia se desenvolverá, mas há uma possibilidade real de que usar uma máscara se torne comum no futuro, à medida que os locais de trabalho e as escolas começarem a reabrir. 

“Embora seja difícil prever todas as maneiras pelas quais nossas vidas mudarão daqui para frente, em muitas partes do mundo, usar uma máscara quando estiver doente com tosse ou resfriado é uma prática comum para reduzir a disseminação para outras pessoas, por isso se tornar uma prática ou recomendação para nós aqui no Canadá também ”, diz Brophy. 

Ler conteúdo completo
Indicados para você