[ editar artigo]

Por que Felipe Neto incomoda os pais de família?

A notícia publicada aqui no site sobre a licença maternidade e paternidade ilimitada, dada por Felipe Neto aos seus funcionários, gerou uma repercussão além do imaginado. Nossa intenção era focar na boa iniciativa, independente de quem foi o autor. O que notamos foi um grande número de pessoas criticando o conteúdo por "odiar" o youtuber. Assim como a reação contrária também aconteceu. 

Por que Felipe Neto incomoda os pais de família? - Papo de Pai

Então nos perguntamos, por que Felipe Neto gera tantas reações inflamadas pró e contra o seu trabalho? Talvez elas estejam além do que o carioca de 31 anos faz como profissional.  Atualmente, são 34 milhões de assinantes no Youtube e cerca de 10 milhões de seguidores no Twitter, isso ao longo de nove anos de carreira. Ele possui o poder de fogo de um empresário de grande porte. Apesar disso, o foco das críticas não vem tanto pelo conteúdo (que na realidade, bem merecia uma reflexão) e sim pelas posições políticas.

Como aqui no Papo de Pai estamos preocupados principalmente com a criação dos nossos filhos, vamos olhar mais de perto esse enfrentamento.

Conteúdo x posicionamento

Por que Felipe Neto incomoda os pais de família? - Papo de Pai

Felipe Neto passou a ser citado por um grande número de pessoas, atingindo até os que não acompanham o universo dos influencers, quando decidiu se posicionar contra Bolsonaro e família, assim como fez com o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella. Declaradamente antipetista, o youtuber já disse não ser “Lula livre”, e que não acredita em “absoluta inocência” do ex-presidente, porque “estava cercado por corruptos de todos os lados”. Sobre Bolsonaro e seus ministros, é direto e sem meias palavras: “É impossível dar nota para o governo Bolsonaro porque não há governo, há apenas um circo infestado de palhaços sem a mínima graça”. Para Neto, “com Bolsonaro, o Brasil virou piada mundial”.

Para Felipe, tanto as pautas de esquerda quanto de direita são válidas e tem pontos positivos. Pois então de onde deveria vir a verdadeira crítica ao seu trabalho? Para o redator que vos escreve ela deveria ser debruçada sobre o conteúdo de seu trabalho e como isso atinge seus filhos.

Incentivo ao consumismo  

Por que Felipe Neto incomoda os pais de família? - Papo de Pai

O conteúdo trabalhado por Felipe é voltado a crianças e jovens em geral. Sendo um influenciador direto para muitos de nossos pequenos. Mas analisemos atentamente. Felipe empurra, a cada cinco minutos, em gravações que duram entre 15 e 20 minutos, algum produto à audiência. Ingressos para as apresentações que realiza, o livro que escreveu, vendas casadas, tudo é motivo de publicidade. Vira e mexe, come algo cheio de açúcar e corantes, e diz aos fãs o quanto é bom.

Esse conjunto expõe jovens à publicidade infantil. Uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) sugere a proibição da exposição de menores de 12 anos a comunicação mercadológica, amparada na Constituição Federal, no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Por que Felipe Neto incomoda os pais de família? - Papo de Pai

Porém, um dos  vídeos mais acessados de Felipe, intitulado  “O que eu comprei na Disney com 18 mil reais”, é um hiper-estímulo ao consumismo e não leva em consideração que grande parte do público que o acompanha nem imagina o que é ter em mãos tal quantia em dinheiro para gastar numa aventura de um só dia. Talvez, nem em um ano. Ou em dez.

Um evento para a Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) teve Neto como palestrante e o tema foi: "Lugar de criança é no supermercado". Nela, o youtuber falou a empresários sobre estratégias de aproximação com o público infantil. 

As críticas a todo esse conteúdo já existiam mas por que ele só tornou-se uma figura de ódio para muitos quando resolveu falar de política?

Por que Felipe Neto incomoda os pais de família? - Papo de Pai

Correu o mundo a sua ação de comprar e distribuir de graça, na Bienal Internacional do Livro, 14 mil livros com a temática LGBT, quando o prefeito, no ato de censura, reuniu Quadrinhos que tinham um beijo gay entre super-heróis. “Ele foi oportunista. O Crivella precisava desesperadamente de algo para ilustrar manchetes como herói dos reacionários”, diz Felipe Neto. Uma atitude, portanto, positiva mas que não teve a análise devida como teve suas declarações contra o governo dissecadas como se o autor das frases fosse o Che Guevara. 

A ideologia que nos cega

Por que Felipe Neto incomoda os pais de família? - Papo de Pai

Será esse o caso? Enquanto deveríamos assistir e criticar a maneira como manipula jovens ao consumismo exacerbado, e elogiar sua ações aparentemente mais maduras como a postura com seus funcionários ou a distribuição de livros na Bienal, estamos preocupados com sua opinião contra ou a favor de candidato A ou B. Mesmo ele não apresentando nenhuma crítica aprofundada sobre o assunto. Aos que criticam, caberia ter a consciência de que ele se posiciona assim como qualquer outra personalidade famosa. Os que elogiam quase que como enfrentamento aos conservadores, cabe a reflexão de que Felipe Neto não está sendo exatamente um progressista incentivando crianças ao consumo, entre outras coisas.

Nosso foco é a paternidade e por isso vamos elogiar ações que visam proteger os pais diante da chegada do filho assim como criticar as mensagens negativas que muitos tentam empurrar de maneira indireta aos nossos filhos. 

 

TAGS

Artigo

Ler conteúdo completo
Indicados para você