[ editar artigo]

Para educar seus filhos é necessário saber dizer Não!

Acredito que você babão já tenha visto essa cena: Uma criança estirada no chão, na praça de alimentação do shopping, berrando como se não houvesse amanhã. E aquela criança chorando copiosamente porque o pai não comprou algo desejado? Quem não passou por isso certamente conhece alguém que já teve essa experiência.

Muitos argumentam que isso é parte do "ser criança" e que não devemos nos preocupar. Não é bem assim. As crianças realmente não tem culpa, estão agindo como tal. Nós pais é que devemos nos atentar pois ceder a todas as vontades porque não aguenta ouvir o grito "estoura tímpanos" do seu filho é errado.

Para educar seus filhos é necessário saber dizer Não! - Papo de Pai

Dizer sim para tudo é extremamente prejudicial, pode acreditar babão, o efeito será o contrário. Seu filho vai passar a acreditar que pode conseguir qualquer coisa. E se ele achar que é o monge dourado das montanhas do Tibet, você estará em apuros.

É necessário entender que concordar com qualquer desejo da criança é algo que vai contra todas as tentativas de educar corretamente. Impor limites é o que vai criar em seus pequenos  humildade e paciência. Vai ensiná-los o valor de cada presente.

Como agir em situações de birra?

Para educar seus filhos é necessário saber dizer Não! - Papo de Pai

Para começar, não tem outro caminho que não envolva o diálogo. Porém, será inútil tentar argumentar com seu filho quando ele estiver se transformando em Super Sayajin. Espere, ele vai se acalmar e aí será o momento adequado.

A calma é um grande aliado nesse momento. Tente explicar como essas atitudes são erradas, que dessa maneira nenhum amigo vai querer brincar com ele. Não confunda dizendo que o problema é ela porque não é, o problema está no comportamento, são coisas diferentes.

Para educar seus filhos é necessário saber dizer Não! - Papo de Pai

É claro que qualquer tipo de expressão, seja verbal ou física, é um meio de manifestação emocional. O que temos que pensar é em como faze-los entender que é importante saber canalizar as sensações, mostrando que existe outras maneiras de se expressar que vão além de gritar e chorar.

Uma saída pode ser ensinar as crianças a ter mais disciplina através das tarefas domésticas, adequadas a sua idade. Elas irão se sentir úteis e responsáveis.

Para educar seus filhos é necessário saber dizer Não! - Papo de Pai

 

O primordial é nunca esquecer que não podemos exigir demais delas. Cada momento de confronto deve ser bem equilibrado com momentos de descontração, só assim elas poderão processar aquilo que estamos tentando ensinar.

Ler matéria completa
Indicados para você