[ editar artigo]

Pai viraliza na web pela maneira como lidou com a primeira menstruação da filha

Pai resolveu descrever sua experiência ao descobrir a primeira menstruação da filha

Meninas que passam pela transformação da primeira menstruação acabam com seu lado emocional alterado, já que se trata de uma mudança muito significativa e simbólica.

Além disso, elas não são as únicas a passar por mudanças emocionais, os pais muitas vezes não estão preparados para a chegada da puberdade.

Pai viraliza na web pela maneira como lidou com a primeira menstruação da filha - Papo de Pai

Porém, um pai no estado do Texas (EUA) demonstrou como lidar com essa nova fase na vida de Avi, que vai fazer 12 anos em janeiro, de maneira sensível e espirituosa.

Através de um post que viralizou no Facebook, intitulado “Diário de um pai e uma filha”, Maverick Austin conta sua história inicialmente  confusa mas que depois se revelou até cômica.

Pai viraliza na web pela maneira como lidou com a primeira menstruação da filha - Papo de Pai

Austin conta que estava em uma teleconferência de trabalho quando sua filha telefonou dizendo que havia feito ‘cocô na calça’ na escola e que precisava urgentemente de uma roupa nova.

O pai então fez o trajeto, levou as roupas, voltou para casa, jogou a calça suja no lixo e continuou seu trabalho. Algumas horas depois, Austin recebeu um novo telefonema da filha, dizendo: “aconteceu de novo”.

Pai viraliza na web pela maneira como lidou com a primeira menstruação da filha - Papo de Pai

“Fiquei confuso e muito aborrecido porque estava super ocupado. Então eu disse para ela: ‘Limpe seu bumbum, coloque bastante papel higiênico na parte de trás da calça, e daqui uma hora eu te ligo para resolvermos. E desliguei a ligação”, escreveu o pai de Avi.

Após a ligação, durante uma teleconferência, Austin teve um estalo. Correu até o lixo da cozinha e levou um susto ao abrir a calça. O que ele encontrou foi sangue e não cocô. Então a ficha caiu, sua filha havia menstruado pela primeira vez e precisava da sua ajuda.

Primeira menstruação

Em seu relato no Facebook ele se culpa dizendo que havia “deixado a filha morrer no campo de batalha”.  Então, às pressas, Austin abandonou a ligação e correu até a escola de Avi com calças novas e um absorvente.

“Quando cheguei na escola e nos encontramos, Avi olhou pra mim calmamente e disse: Papai, eu oficialmente menstruei pela primeira vez. Eu a interrompi e disse: Eu já sei Avi, caiu a ficha alguns minutos atrás, depois de ter desligado a ligação na sua cara", conta Austin.

Pai viraliza na web pela maneira como lidou com a primeira menstruação da filha - Papo de Pai

Após se desculpar com a filha, Austin preparou uma surpresa para quando ela chegasse em casa, recebendo Avi com alguns doces, um cartão e um buquê de flores. “Brinquei com ela dizendo que a ‘Fada do período’ havia deixado uns presentes para ela”.

A história de Austin e Avi fez muito sucesso nas redes sociais, acumulando mais de 200 mil reações e 129 mil compartilhamentos no Facebook.

Pai viraliza na web pela maneira como lidou com a primeira menstruação da filha - Papo de Pai

O desafio de criar um filho sozinho

Em uma entrevista posterior ao site SheKnows, o pai disse que a grande repercussão do seu relato pegou a família de surpresa. No entanto, ele assegurou que a filha não está nem um pouco incomodada com isso.

Austin aproveitou a conversa para trazer uma reflexão sobre como as famílias monoparentais, quando apenas um dos pais é responsável pela criação do filho, são tratadas socialmente.

Pai viraliza na web pela maneira como lidou com a primeira menstruação da filha - Papo de Pai Rocha cria sozinho a filha Eveline de de Bebê

“Embora o post tornar-se viral não tenha sido planejado, a parte mais importante disso tudo, dessa repercussão que o post provocou, é o fato de tantas pessoas ficarem surpresas com pais, sozinhos, criando suas filhas. Milhões de mães criam seus filhos homens sem nenhuma ajuda e não recebem crédito por isso”, ressaltou.

Ser um pai solo é um trabalho desafiador e, as vezes, ingrato. Apesar disso, Austin se esforçou para garantir que a filha se sentisse segura e amada. O fato dela se sentir à vontade para ligar, conversar sobre sua primeira menstruação, demonstra que ele criou um ambiente seguro para ela se expressar.

Pai viraliza na web pela maneira como lidou com a primeira menstruação da filha - Papo de Pai

A normalização desse tipo de conversa e a abertura do diálogo sobre menstruação ajuda a eliminar o estigma e o tabu que rodeia o assunto, além de preparar as meninas para um momento que inevitavelmente virá.

O incrível relato de Austin, a enorme quantidade de pessoas que foram alcançadas por sua história, certamente irá incentivar mais pais a se sentirem confortáveis ​​em apoiar suas filhas e conscientizá-las quando chegar a hora.

 

Ler matéria completa
Indicados para você