[ editar artigo]

Pai cientista se destaca nas redes sociais ao ensinar para filha como é importante lavar as mãos

Em tempos de ceticismo em relação a ciência e aos fatos, o cientista baiano Daniel Filho resolveu começar uma corrente nas redes sociais para mostrar que o gosto pelo científico e o desenvolvimento do pensamento crítico começam no  incentivo dentro de casa. Algo primordial para o futuro de aprendizado.

Daniel postou um desafio no Facebook onde ele desafia seus amigos a fazer um experimento científico com seus filhos ou parentes e analisar os resultados.

Pai cientista se destaca nas redes sociais ao ensinar a filha a importância de lavar as mãos - Papo de Pai

No final do ano passado, no dia 25 de Dezembro, o cientista fez um experimento com a filha Maya. O objetivo? Mostrar para ela a importância de lavar as mãos. Os resultados ficaram bem visíveis. “Maya não para de perguntar o nível de sujeira das coisas agora”, brincou o papai coruja.

O pão integral e a mãos sujas

Pai cientista se destaca nas redes sociais ao ensinar a filha a importância de lavar as mãos - Papo de Pai

Para realizar a experiência estilo "Mundo de Beakman", Daniel separou quatro fatias de pão integral e quatro sacos com vedação ziplock. Durante o dia, Maya fez diversas ações, pegou em diversos lápis de cor, brincou no chão, além de se alimentar, sem lavar as mãos uma única vez. O experimento durou duas horas. Após todo o processo, ela tocou em uma fatia de pão.

Quando Maya lavou as mãos, a direita com água e sabão e a esquerda com álcool em gel, ela tocou em uma fatia de pão diferente com cada uma das mãos. Para finalizar, a quarta e última fatia, denominada como "Controle", não foi tocada por ninguém.

Pai cientista se destaca nas redes sociais ao ensinar a filha a importância de lavar as mãos - Papo de Pai

Após dezoito dias, em 12 de Janeiro, foram colhidos os primeiros resultados. A fatia "mão suja" continha uma enorme colônia de micro-organismos criando residência. As outras fatias permaneceram intactas.

“Próximo passo: esperar chegar um microscópio que pedimos pra ver o que cresceu no pão”, comentou Daniel no post.

“Eis a diversão da ciência. E uma de suas maiores premissas é a replicação. […] #CiênciaComeçaEmCasa”, concluiu.

Ler conteúdo completo
Indicados para você